quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cultura e meio ambiente na sociedade global

Cultura Através da Globalização

“Nós vivemos na era da globalização e os limites vão desaparecendo”. Quem não ouviu no mínimo uma destas expressão nos últimos anos? A globalização é um chavão de nosso tempo, uma discussão que está na moda, onde opiniões fatalistas conflitam com afirmações críticas e temores de uma homogeneização. Tudo isso está no centro de debate.
O impacto cultural da globalização foi alvo de muita atenção. Imagens, ideias produtos e estilos disseminam-se hoje em dia pelo mundo inteiro e de forma muito rápida. O comércio, as novas tecnologias de informação, os meios de comunicação internacionais, a migração global, sem restrições de cultura transpõem as fronteiras das diversas nações.
Muitas pessoas defendem que vivemos ao redor de informações uma rede de comunicação mundial informações compartilhadas por uma quantidade enorme de pessoas. Se continuar essa troca de cultura o mundo pode acabar com uma só cultura tendo apenas uma só língua.

Nomes:Bruno Correia Francisco ,João Pedro Fiuza  e Fayra Garcia - 8s1
Indiara Wogt , Laraíne Araujo e Pâmela Antonetti - 8s1


Globalização Cultural             

A globalização é como um conjunto de transformações na economia, política entre outros temas os quais ampliaram o fluxo de mercadorias e integraram os países e ainda aceleraram a difusão de informações.
Uma dessas áreas da globalização é a cultura a qual vamos falar aqui.
Em 1940 foi contextualizado de que com o avanço das comunicações mundiais teria se formado uma ''cultura popular'' planetária harmoniosa. O capitalismo e a produção industrial acabou estimulando a ''indústria cultural'' onde tentam de qualquer forma criar estilos de vida consumista dentro de nossos ''padrões culturais''. 
Estamos em uma sociedade onde TV, rádio, programas, revistas e até mesmo músicas nos estimulam a sermos consumistas. Assim, sempre vamos em busca de algo ''novo'' e tornamos nossos produtos obsoletos.
A globalização não aconteceu do mesmo modo em todos os países do mundo, assim os países que controlam a produção acabam implantando certo padrão comportamental e de vida nos outros. Esta ação deu acesso a culturas diferentes, mas por outro lado acaba descaracterizando a cultura de cada país.
A principal ferramenta para essas mudança foi a telemática  (telecomunicações  + informática), que quebrou os antigos padrões de tempo e espaço facilitou o acesso a essa ''avalanche'' de outras culturas que com o tempo modificaram a nossa.
A globalização cultural fez com que tivéssemos mais acesso as outras culturas, mas assim também os donos da produção cultural implantam cada vez mais suas influências nos demais países.

Globalização e Cultura
  
Assim como em outros aspectos, a cultura sofre a interferência do acelerado processo de globalização, uma vez que disseminação da cultura não ocorre de maneira igualitária no mundo.
Na globalização, os países que controlam a produção cultural em massa acabam por instalar um padrão comportamental e produtivo e desse modo há uma imposição desigual de valores específicos, coordenada por uma pequena parcela de nações.
E o caso da hegemonia dos EUA que ao se tornar potência econômica e política passa a ditar modelos a serem seguidos pelo restante do mundo. Como exemplos destacam-se o perfil do cinema de Hollywood, hábitos alimentares como Fast food além da influência musical e do predomínio do idioma inglês.

TATIANE DO AMARANTE – 8S1.

Indústria Cultural

A indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádio, revistas e outras formas de descontração baseados na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado. 
Este cenário desencadeou a formação da indústria cultural que é o conjunto de empresas, instituições e redes de mídia que produzem,distribuem e transmitem conteúdo artístico-cultural com o objetivo de adquirir lucros.
No Brasil, a indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos e culturas estrangeiras no lugar de ensinar a incentivar o interesse sobre a história e as tradições do próprio país. Infelizmente, a triste realidade brasileira demonstra que são focados apenas objetos de compra e venda e não propriamente a cultura no qual esta se propunha. 
 A produção realizada pela indústria cultural é centralizada no interesse lucrativo,o que impõe um determinado padrão a ser mostrado que transforma o espectador numa pessoa de crítica rebaixada e de mente narcotizada.

Nomes: Cristian Alexandre Marcelo Henrique e Leonardo Agustinho - 8s3
Globalização e Meio ambiente

A globalização é a união de países pensando num bem comum, econômico e social, integrando pessoas do mundo todo. Essa foi a forma que as pessoas, as empresas e os governos encontraram de trocar ideias e aspectos culturais fazendo negócios entre si. A internet foi o que mais ajudou as pessoas a se comunicarem e fazerem negócios com pessoas do outro lado do mundo como a China por exemplo.
A globalização sempre abusou do meio ambiente. Já que as indústrias para conseguirem lucro, não se importam de passar por algumas leis, e quem sofre é o meio ambiente.
A globalização no meio ambiente é quando as pessoas acabam usando a natureza para fazer produtos e levar para outros países. Atualmente, estamos extraindo e consumindo cada vez mais recursos naturais para atender as necessidades das populações. Como por exemplo, as árvores, estamos cortando elas para fazermos cama, cadeira, mesa, na construção civil existem casas de madeiras, barcos, jangadas, o papel é obtido da celulose da madeira e etc. 
 Quanto menos árvores tivermos, mais CO2 vamos ter, e vamos ficar sem o ar puro, fazendo assim o “Efeito estufa”. O efeito estufa provoca o aquecimento global, causando elevações da temperatura do planeta, gerando sérias complicações como: furações, secas, enchentes, extinções de animais e vegetais, derretimento dos pólos e vários outros problemas que o homem e não tem condições de enfrentar ou controlar.
 Nas águas, muitas fábricas e pessoas jogam nos rios produtos químicos e lixos domésticos, causando morte em muitos peixes e não tendo assim mais água potável para beber. Especialistas acreditam que, dentro de poucos anos, umas das principais disputas entre povos e Estados será pelo controle de água potável.

Nomes: Rafael Pugliero e Henrique Costa - 8s3


Entramos no século XXI extraindo e consumindo cada vez mais recursos naturais para atender às necessidades das populações, como construção de moradia, irrigar plantações, fornecer matéria-prima para a indústria..
Uma característica marcante de inicio de século XXI é o agravamento, em âmbito global, de problemas ambientais que afetam nossas vidas, como por exemplo, a poluição do ar, o desmatamento indiscriminado, a escassez de água  potável e o aquecimento global.

A Questão da Água

Com o aumento da produção industrial e agrícola,,o abastecimento de água é um problema que coloca em risco imediato a vida na terra. Muitos países são carentes em água potável.      
Cerca de 60% da água disponível para o consumo é utilizada na irrigação agrícola,o que aumenta a oferta de alimentos, mas diminuiu muito o volume de água disponível para suprir as necessidades básicas da população cada vez mais numerosa.
O uso dos produtos químicos como fertilizantes e pesticidas, assim como o despejo de esgotos domésticos e indústrias sem tratamento por exemplo, vem contaminado nascentes e rios, no campo e na cidade, tornando as águas impróprias para o consumo.
Especialistas acreditam que,dentro de poucos anos,uma das principais disputas entre povos e estados será pelo controle de água potável.
O Brasil é um dos países mais ricos em água.Cerca de 12% de água doce superficial disponível na Terra estão aqui. Porem essa água tem uma distribuição desigual. A região norte, com 7% da população possui 68% da água do Brasil ;enquanto o nordeste com 29%  da população,possui 3% e o sudeste com 43% da população , conta com apenas 6%. Só a Amazônia tem 80% da água existente no Brasil.
Além,disso o desmatamento e a poluição dos rios tornam essa situação ainda mais série, e em consequência disso tudo, quase metade dos brasileiros (45%) não tem acesso a serviço de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário.
Com tantas coisas ruins acontecendo com o meio ambiente os governos não ficaram alheios e criaram conferencias ‘globalizadas’ para discutir sobre o que está acontecendo com o meio ambiente.
Uma delas foi a RIO+20, que foi uma conferencia realizada entre os dias 13 à 22 de junho de 2012 na cidade  do Rio de Janeiro.
Seu objetivo foi discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável do país. Nessa conferência ocorreram atividades auto-gestionadas de articulação, incluindo seminários, debates e oficinas, além de atividades culturais, espaço de mídia livre e para entender de economia solidária.
 
Direitos humanos
O que são direitos humanos? Para muitos só mais uma coisa que protege bandidos. Mas não é isso, essa é uma maneira fútil de enxergar um órgão que defende a igualdade e os direitos dos seres humanos.
Direitos humanos é um assunto difícil de se conversar, pois há várias definições para direitos humanos, como os direitos civis e políticos, que são os direitos de ser uma pessoa livre, o direito a vida e o direito de igualdade perante a lei, que ainda hoje, temos dificuldade em exercê-la, pois todos sabemos que algumas pessoas sempre serão privilegiadas , principalmente no Brasil.
 A globalização dos direitos humanos é uma coisa difícil, pois várias vezes a cultura do país interfere os direitos humanos, principalmente os dogmas religiosos, que há tempos vem atrapalhando os direitos básicos. Um exemplo são as religiões islâmicas que interfere nos direitos das mulheres, que são tratadas como submissas, tendo seus direitos oprimidos.

Nomes: Roger de Moura  e Eduardo Pereira   8s3
 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Globalização, aspectos sociais, econômicos e políticos



                                       
Globalização econômica é um processo econômico e social que acaba juntando os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Foi impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo e é um fenômeno gerado pela necessidade do capitalismo de formar umaaldeia global que permita maiores mercados para os países centrais cujos mercados internos já estão cansados.                                                                       A globalização necessita da utilização da matéria prima, e essa matéria prima é extraída da natureza. E as pessoas estão extraindo de uma forma descontrolada, onde prejudica ainda mais o meio ambiente. O aumento das fábricas, empresas etc, favorece para a poluição do meio ambiente, pode ser pela produção de gases poluentes, ou pelo lixo que as fábricas produzem. Até mesmo o consumismo pode prejudicar o meio ambiente, pois as pessoas estão querendo comprar mais produtos novos e descartando os produtos antigos no meio ambiente, em um local impróprio para despejar esses tipos de materiais.


Nomes: Larissa, Thalia e William.
Turma: 8s1




Principais blocos econômicos: As organizações econômicas regionais são formadas por países que se reúnem para estabelecer relações de comércio privilegiados entre si. As iniciativas de integração econômica e monetária fazem facilitar e ampliar o comércio entre os membros e reduzir os custos de produção e de transportes, gerando maiores lucros. Também asseguram a redução ou eliminação total das alíquotas de importação.

Em 1957, a comunidade econômica  europeia foi o primeiro bloco econômico a se definir. A maior parte dos blocos econômicos, se constituiu depois da Guerra Fria com o desaparecimento dos blocos socialistas e capitalistas. Regem estes acordos tratados econômicos que podem estipular diferentes tipos de relações econômicas.

Blocos regionais e interesses nacionais

Os blocos econômicos nem sempre representam todos os interesses de cada país que é   participante, ou mesmo os interesses de toda a população que vive nos países membros. Então assim não há garantia de que o comércio livre possa trazer avanços no desenvolvimento  e solução para certos problemas como o desemprego e desigualdade social entre os povos dos países participantes. Isso acontece pois nem sempre os blocos econômicos conseguem alcançar  as expectativas de desenvolvimento da sociedade.



Nomes: Andrielle Bonetto, Deisiele Viana e Camila da Silva, Franciele e Vinicius - 8S1



Economia - conceitos

A economia consiste na índice da produção, distribuição. E consume de bens e serviços. No sentido figurado, economia significa regra e moderação nos gastos, poupança. Economia é geralmente dividida em dois grandes ramos: A microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuas.

O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos, a economia observa o comportamento humano em decorrência da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis  para satisfazer essas necessidades.

A globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta, que causaram uma ampliação dos fluxos de mercadorias.

Vimos que cada fase da globalização é marcada por uma onda de inovações tecnológicas. Contudo, essas inovações não atinge o planeta igualmente, quer por razões econômicas.

A globalização econômica criou uma grande contradição em seu movimento de modernização das sociedades e criação de um livre comercio mundial: O aumento da produção de mercadorias sem o crescimento, na mesma proporção do numero de trabalhadores. As organizações econômicas regionais são formadas por países que se reúnem para estabelecer relações de comércios privilegiadas entre si. Todas as iniciativas de integração econômica e monetária visam facilitar e ampliar o comércio entre os membros e reduzir os custos de produção e de transportes.


Nomes:Vitor. L e Luan Diogo - 8s1                                 

 
Globalização Econômica



Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países  e as pessoas do mundo todo. Através desse processo, as pessoas, os governo e as impressas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espelham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

O conceito de Aldeia Global se encaixa nesse contexto, pois está relacionado com criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da internet, das redes de computadores dos meios de comunicação via satélite etc.

Uma outra  característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países  onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratos. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China com a matéria-prima do Brasil, e comercializando em diversos países do mundo.


Os tigres asiáticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coréia Do Sul) são países que souberam usufruir dos benefícios da Globalização. Investiram muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990. Com  o resultado, conseguiram baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.

Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram  e formam blocos econômicos, cujo o objetivo principal é aumentar  as relações comerciais entre os membro. Neste contexto surgiram a União Europeia o Mercosul começam o NAFTA, o  Pacto Andino e a APEC. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas apelações comerciais e internacionais.



NOMES: Bruno.Z , Vinicius.G , Matheus.V -  8s3

                 

GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL



O Brasil é um país integrado à economia mundial e tem sua cultura conhecida e praticado por muitas regiões do planeta.

Quando trata-se de cultura, o Brasil tem mais aspectos positivos do que negativo, com a globalização o Brasil pode ficar conectado ao mundo das artes, sabendo as novidades e se integrando cada vez mais dentro desse tão imenso planeta. A tecnologia mudou nossa cultura, criação de pontos artísticos e científicos, fazendo assim nossa cultura se tornar mais dinâmica e completa. Más nossa cultura sofre um pouco quando falamos em filmes, músicas e etc... O Estados Unidos se sobre sai muito nesses aspectos. Nossos adolescentes acabam se desanimando da tal profissão.



Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações  e Descobertas Marítimas.

A globalização econômica tem como objetivo aumentar as empresas no mundo, divulgar os produtos para que ambos possam ter acesso à eles, por exemplo, existem muitos produtos que não há em um país e em outro há abundantemente. Também tem como objetivo obter o lugar da economia, fazendo com que se espalhem igualmente pelos países. Lembrando que não será ocorrido entre as empresas, pois a que haver maior poder aquisitivo vai haver chances maiores de divulgar seus produtos por outras cidades e países.

Mas, apesar de tudo a globalização tem suas consequências, por exemplo, a integração e a interdependência econômica cada vez maior entre países, regiões e continentes. Outra consequência é o alto número de concorrência entre empresas em nível nacional e internacional.
 A globalização no geral é resumida em aproximar os países, ou seja, o mundo inteiro. Torná-los em um só em certos processos. Com a globalização as fronteiras reduziram e nações se aproximaram.


Nomes: Caroline Rigo e Monique Elias - 8S3



Globalização e organizações


As organizações regionais são formadas por países que se reúnem para estabelecer relações de comércio privilegiados entre si. Todas as iniciativas de integração econômica e monetária visam facilitar e ampliar o comércio entre os membros e dar lucros. Também asseguram a redução ou alimentação total das alíquotas de importação.
Principais blocos da atualidade:


Mercosul- Mercado Comum do Sul.

Membros: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Foi criado em 1991, o Mercosul permitia que 95% de todas as mercadorias fabricadas nos países membros circulassem sem nenhuma tarifa de importação.

Nafta- Acordo de Livre Comércio da América do Norte (North American Free Trade Agreement) em inglês.

Membros: Canadá, Estados Unidos e México.

Foi criado em 1988 entre Estados Unidos e Canadá.

Pacto Andino- Formado com objetivo de aumentar a integração econômica entre os países membros.

Membros: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.


Os blocos econômicos nem sempre representam plenamente os interesses de cada país participante, ou mesmo os interesses do conjunto da população dos países membros. Assim não há garantia que o Livre Comércio possa trazer desenvolvimento e soluções para os problemas de desemprego e desigualdade sociais entre os povos participantes desse intercâmbio. Isso ocorre porque nem sempre os blocos econômicos conseguem atender às expectativas de desenvolvimento associado a eles.

        

Principais Organizações econômicas Regionais:



União Europeia (U.E.): Alemanha, Austrália, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda,     Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, República Tcheca, Romênia e Suécia.

S.A.D.C: Comunidade para o Desenvolvimento da Africa Meridional. Membros: Angola, África do Sul, Botsuana, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.   

    

Blocos Regionais e interesses Nacionais:



Os blocos nem sempre representam plenamente os interesses de cada pais participante, ou mesmo os interesses do conjunto de população dos países membros.

Outros impasses podem dificultar as organizações e consolidação dos blocos econômicos.  Há casos em que a rejeição e as objeções, a integração de países se originam da possibilidade, vista como receio, de outros grupos étnicos e religiosos vieram a fazer parte do bloco.

Na ocasião, alegaram que o eventual ingresso da Turquia na União Europeia Intensificaria o uso de mão-de-obra imigrante mais barata, gerando desemprego, ou uma suposta “Islamização” da Europa.




A GLOBALIZAÇÃO É UM ASPECTO QUE SE BASEIA EM:

·      fatores econômicos e financeiros,

·      políticos,

·      sociais e culturais.

       Fatores políticos:

·    O fim da Guerra Fria e o consequente colapso dos regimes comunistas de tipo soviético, com a aproximação dos países do ex-bloco soviético ao modelo das economias de mercado de tipo ocidental, democracia liberal

·    Processos de democratização que se seguiram um pouco por todo o mundo: Angola, Moçambique, Indonésia...

·    A "globalização da democracia" persiste como uma tendência política à escala mundial

·  Incremento de mecanismos internacionais e regionais de governo:

·   A ONU - Organização das Nações Unidas e a União Europeia desempenham um papel fundamental na regulação dos conflitos internacionais e na manutenção da paz.


A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.


Nomes: Giulia, Julia e Jéssica - 8s3

Eduarda Dias e Eduarda Farias - 8s3




Globalização: características



A globalização pode ser entendida como conjunto de transformações recentes na economia. São características, as inovações tecnológicas e a consequente aceleração de informação.

Política:



Com a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria, a livre iniciativa e o sistema de mercado se espalharam pelos países da antiga Cortina de Ferro e pelo Extremo Oriente. A onda de liberalização econômica, entretanto, não teve o mesmo impacto na arena política. A questão de como a globalização está afetando e afetará a soberania nacional e a delimitação das fronteiras políticas dos países é polêmica, há pessoas que preveem um enfraquecimento do Estado nação, e outras que olham com desconfiança para a globalização política. Nas primeiras décadas do século XX. E. H. Carr, analisando as relações internacionais no período entre guerras, descrevia a interdependência mundial com base na explicação oferecida por pensamentos opostos: utópica e realista.

O ponto de vista utópico descrevia um mundo ideal. E o ponto de vista realista estava baseado na ideia de poder.



Direitos civis e políticos:

Os primeiros direitos a serem reconhecidos, eles consideravam a pessoa como ser livre e autônoma. Os direitos dessa primeira geração estão relacionados com a preservação da dignidade humana, direito à vida é o mais importante deles.

Outros direitos civis importantes são: direito à igualdade perante a lei, sem discriminação, a integridade física e moral, a seguir livremente a sua própria religião ou a não ter nenhuma, à liberdade de expressão, a liberdade de informação, a liberdade de circulação, direito do cidadão a participar de uma vida política, direito de eleger seus representantes ou candidatos.


Nomes: Ana Paula e Vitória - 8s3                                                                                                                                                                                                                                                                                                
Economia: definições gerais    

                                                                                    

O mundo pode ser dividido em dois grupos: O que adota o sistema capitalista e o que adota o socialismo.       

O país capitalista: quase a totalidade dos países do mundo são hoje uma economia de mercado, onde a ingerência do Estado,  se dá nos setores estratégicos , isto é, são capitalista. Antes do século atual, o centro econômico político do mundo capitalista  encontrava-se  na Europa (Inglaterra, França etc.).

Entretanto, o rápido desenvolvimento alcançado pelos Estados Unidos durante o século passado resultou na formação de outro importante centro econômico na América do norte.

Os países socialistas: o sistema socialista teve como primeiro pais a Rússia, sendo que a implantação deu-se como a revolução russa de  1917.                             

Durante e logo após a segunda guerra mundial, diversos países da Europa centro- Oriental também implanta o socialismo (Polônia, Alemanha ) vindo logo a seguir a China.



Nomes: Matheus S., Douglas D., e Marcelo W. - 8S3
            

domingo, 16 de junho de 2013

Origens da Escrita



A seguir, uma série de observações sobre a origem da Escrita, seus usos e importância no processo civilizatório humano e na História como disciplina e área de conhecimento/pensamento.
São trabalhos da turma 1Ai1, do CEEPRO Visconde de São Leopoldo.

O editor

A prática da agricultura e da criação de animais trouxe  a necessidade de obter  maneiras de registrar  e contar  os animais e vegetais pertencentes a uma comunidade.

A escrita proporcionou uma eficiência no modo de registrar os alimentos, apareceu a literatura, isso foi feito para registrar ideias, lendas e etc.
Os estudiosos do século XIX consideraram a invenção da escrita o acontecimento fundamental, a ponto de determinar a dimensão do passado humano em pré-história o período anterior ao desenvolvimento da escrita.
A escrita apenas registra ideias e pensamentos que os seres humanos  produzem e que  podem ser transmitidos e registrados.

Alunos: Diulia, Welinton, Matheus Wasem


É um sistema de representação convencional da fala por meio de símbolos. A escrita surgiu marcando muitos historiadores e a passagem da pré-história para a história. A importância da escrita é que a criação de animais trouxe a necessidade de obter maneiras de registrar e contar os animais e vegetais permanentes na comunidade.
Ela foi apenas uma entre tantas transformações que ocorreram em um pequeno espaço de tempo. Alguns estudiosos consideram a invenção da escrita um acontecimento fundamental, pois o ponto de determinar a divisão do passado humano, e ela permitiu proporcional o modo de registrar os estoques de alimentos e o aparecimento da literatura.
Dizem que quem criou a escrita foram os sumérios. O povo sumério ocupava a região da Mesopotâmia e começou a desenvolver a escrita com símbolos e desenho feitos em tabletes de argila por volta de 4.000 a .C. A criação da escrita permitiu o registros de eventos sociais e características culturais dos povos antigos para as gerações futuras. 

O povo egípcio também desenvolveu sua escrita porém um pouco depois dos sumérios, naquela época haviam duas formas de escrita no antigo Egito: a demótica e a hieroglífica. Eles usavam essas escritas para escrever sobre a vida dos Faraós nas pirâmides.
Na alta Idade Média, Alcuíno um monge inglês criou outro estilo de alfabeto ao pedido de Carlos Magno, este estilo também possuíam letras maiúsculas e minúsculas, isso aconteceu no século VIII.

Nomes: Stefanie T., Giovana S. e Luisa D. 


A escrita começou através dos povos da Mesopotâmia que inicialmente registraram símbolos através de tabletes de argila.
A adoção da escrita, além de proporcionar um eficiente modo de registrar os estoques de alimentos, permitiu o aparecimento da literatura isto é, dos registros das ideias, lendas e etc.
Os estudiosos do século XIX consideraram a invenção da escrita um acontecimento fundamental, ao ponto de determinar a divisão do passado humano em pré-história, período anterior ao desenvolvimento da escrita e história, que inicia a partir da utilização da escrita .
No entanto, ela foi apenas uma entre tantas outras transformações que ocorreram em curtíssimo espaço de tempo, permitindo o registro de eventos sociais e características culturais desses povos para as gerações futuras.


A civilização da escrita – através da criação do alfabeto - começou por volta do século X a.C. Os gregos partindo do alfabeto fenício, adaptavam estabeleceu o seu próprio sistema de escrita. Este alfabeto foi mudado por vários séculos ficando definido com 24 letras entre elas 19 consoantes e 5 vogais.
A escrita é muito importante nós seres humanos pois é através dela que nos comunicamos.
A prática da agricultura e da criação de animais trouxe a necessidade de obter maneiras de registrar e contar isso, uma das maneiras encontradas foi a escrita, apenas ideias e pensamentos que os seres humanos produzem e podem ser transmitidos e registrados por outros meios, seja em desenhos nas paredes de cavernas, pela oralidade ou pela simbologia.

Nomes: Laura Ruaro, Marcelo  Andres e Milena Koch.    




Entre as diversas maneiras de se comunicar, a escrita está entre nós desde muito tempo e é uma das mais antigas do mundo. Por muitos séculos esta tem sido a forma de mostrar ao homem do presente um passado distante. As primeiras comunicações que se tem noticias são das inscrições nas cavernas entre 8000 anos antes de Cristo.
A escrita é uma das grandes invenções até hoje, surgiu da necessidade que o homem sentiu de registrar e armazenar dados entre povos da civilização, é afirmado que vale o que está escrito, visto que causa impacto relevante de uma questão duvidosa. 


Vemos na escrita na maioria das vezes a intenção de produção de textos que futuramente serão alvo de leitura. Com tudo, é preciso tomar cuidado com a afirmação, pois justamente por causa delas, é possível que seja desencadeada por muito tempo um processo de mentira, sem que as pessoas percebam. Se queremos deixar nossas marcas para gerações futuras, assim como foi deixado por nossos antepassados, que seja conteúdo marcado pela escrita.

Nomes: Victoria, Maiara e Diego



O exemplo egípcio

Com o passar do tempo, os povos que praticavam a agricultura, passaram a aperceber que precisavam registrar de alguma forma seus bens, tendo iniciação uma comunicação através de “Pintografias” para mais tarde se transformarem em escrita.
A escrita teve sua origem a mais ou menos 8.000 a.C. Com a escrita e com o tempo, a escrita serviu como fonte de registro de bens que um grupo tinha. Logo surgiu então a literatura, a expressão de ideias, lendas e mitos através da escrita. A escrita não era para todos, muitos não tinham o conhecimento da leitura e como se escrevia.
Com o tempo a escrita foi estudada no século XIX por estudiosos, a  partir desse estudos, foi considerado que a escrita é o ponto fundamental para divisão do passado humano e a Pré-história.



A escrita não foi nada mais além do ato no qual o ser humano colocou suas ideias, seus sentimentos, registros em forma de textos, poesias, documentos, músicas em um pedaço de papel ou até em pedaço de pedra, papiro ou tablete de barro.

Entre muitas formas da escrita uma das mais importantes é a Egípcia que surgiu em volta de 3.000 a.C em forma de “Pintografia” que nada mais eram que desenhos e imagens. A escrita Egípcia era divida em três partes: Hierógrafo, Hierático e Demótico. As pessoas responsáveis em aprender a arte da escrita no Egito Antigo eram os Escribas, pessoas que eram contratadas para escrever para os outros.
Um Escriba demorava doze anos para aprender a escrever as sentenças de Hierógrafos. O aprendizado começava aos quarto anos de idade.
A escrita Demótica foi a forma cursiva popular da escrita Hierática dos Egípcios que esteve presente do século VI a.C ao V d.C, já a Hierática era o traço cursivo usado para simplificar e abreviar a escrita Hieroglífica.



Os Hierógrafos eram feitos para agradar os Deuses, os signos eras desenhados com amor e precisão.
A Hierática servia para copiar rapidamente em texto longo, já a Demótica era utilizada na vida cotidiana.
Podia-se escrever da direita para esquerda ou da esquerda para direita, de cima para baixo, mas nunca de baixo para cima. Eram vinte quatro signos,  Hieróglifos simples,depois 150 signos de consoantes múltiplas.
Mas tudo isso não possuía sentido se não soubéssemos traduzi-los. Quando um jovem general Napoleão Bonaparte conquistador do Egito em 1798 numa expedição na qual uma construção de um forte em 1799 encontraram aos redores da cidade de Roseta uma pedra preta, coberta de inscrições de escritas em três línguas diferentes, nas quais uma poderia ser facilmente traduzida logo abaixo se encontrava escrita em Grego e no meio em Herático e logo acima em Hieróglifo.
A expedição de Napoleão levou para a Europa um grande acervo de obras do Egito das quais uma delas era a Pedra da Roseta, mas o ponto de vista dos historiadores o esforço não passava de um grande livro não ilustrado cujo o texto permanecia indecifrado.

 O linguista francês Jean-François Champollion foi quem conseguiu decifrar a escrita egípcia,começando em 1815 e chegou a estabelecer uma chave em 14 de setembro de 1822 usando uma exclamação “-Matei a charada”. Ele compreendeu como traduzir por sons.
Com isso, um valor incalculável foi descoberto, só na tumba de Ramsés II foi encontrado milhões de pergaminhos com Hierógrafos. Com isso dissemos que a escrita egípcia é uma das mais formidáveis escritas da antiguidade. E com certeza uma grande revolução da época antiga.

Alunos: Brenda, Jéssica e Rafael.