domingo, 1 de dezembro de 2013

Mitologia Grega

Introdução


Para começar esse texto, os gregos eram politeístas, isto é rendiam culto a muitos deuses, a qual doze deles porem eram os principais os Deuses Olimpianos, cuja residência era o monte Olimpo; os deuses Hades, Posêidon ou Hefesto não viviam no monte Olimpo, mas era um dos doze.

Os deuses personificavam forcas da natureza, eram belos, fortes, imortais, mas vulneráveis. Vestiam-se e armavam-se como os homens tendo cada um sua historia. O Conjunto das historias dos deuses, com suas lendas e episódios constituem a mitologia.  

Como tudo começou

A mitologia grega começou com  Seu ou Urano e Geia, ou pai céu ( caus ) e a mãe terra, a qual teve três levas de filhos a qual são os Hecatonquiros, os Ciclopes e os titãs gerações de seres monstruosos.Logo ao nascerem  os Hecatonquiros e  os Ciclopes  eram lançados por seu pai a tártaro,na terceira geração de filhos de Uranus  com Geia surgiram os titãs a qual se usa titã(masculino) e titânide (feminino) Foram muito poderosos em seu tempo e considerados quando governaram  a idade de ouro dos deuses os titãs ao total são doze , seis titã e seis  titânide a qual são:

Nomes dos titãs:

-Ceo, titã da inteligência.

-Oceano, representava o rio que circunda o mundo.

-Crio, titã das manadas,do frio e inverno.

-Hipérion, titã da visão e do fogo astral.

-Lápeto, irmão de cronos.

-Cronos foi rei dos titãs  que governou o mundo durante a Idade de Ouro, senhor do tempo e da agricultura.

Nome das titânides:

-Febe, titânide da lua.

-Mnemosine, personificava a memória.

-Reia, rainha dos titãs com cronos.

-Témis, titânide das leis e costumes.

-Tétis, titânide que personificava o mar e a fertilidade das águas.

-Téia, titânide da luz e da visão.

Sendo que cronos era o caçula entre os titãs,vendo o sofrimento da mãe de ter que engolir os filhos sempre,recebe de sua mãe uma adaga de ouro e com ela castra seu pai, mas ambiciosamente, cronos após asumir o trono  se torna pior que seu pai. Tendo casado com Reia, tem com ela seis filhos Hades, Poseidon, Hera, Héstia, Deméter e Zeus o caçula.
Logo após o nascimento eles eram devorados pelo seu pai Cronos tendo como seus o ultimo para devora sua mãe Reia dando as cuidados das ninfas e as curetes para que fosse criado longe das barbas de seu pai que no seu lugar recebeu uma pedra envolta em linho e a engoliu pensando ser seu filho. Muitos anos mais tarde, Zeus retorna para vingar-se e sem se identificar,oferece de oferece de presente ao soberano uma bebida que o fez vomitar em seguida . Foi assim que Zeus libertou seus irmãos e deflagrou uma luta de dez anos contra Cronos e seus irmãos titãs da qual saiu vitorioso. Esse episódio de guerra e conhecida como Titanomaquia.
O motivo de Cronos engolir seus filhos é uma profecia que um de seus filhos iria destroná-lo.
A palavra titã em grego significa rei ou soberano e simboliza a força bruta da terra,desejos e apetites terrestres em atitude de revolta contra o espírito simbolizado por Zeus a evolução .
Com a derrota de Cronos e seus irmãos foram banidos e aprisionados em  Tártaro quando Zeus derrotou seu pai tomou o poder da imortalidade pois Cronos era senhor do tempo e com isso seus irmãos também foram presenteados com esse dom.

A era olimpiana:

Os dose olimpianos os mais poderosos entre os deuses suas características eram:

1-Zeus

É o deus principal, governante do monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens, senhor dos céus e dos raios , sua fúria era representada por tempestades sua arma era o raio se Zeus,seu símbolo mas conhecido e uma águia a qual  se transformava ,um tanto mulherengo tendo diversas esposas e casos deusas, ninfas e humanas, tendo vários filhos semi-deuses, os mais famosos Perseu e Hércules.

2-Hera

Mulher de Zeus e rainha do olimpo, deusa do matrimônio,do parto e da família. Extremamente ciumenta e vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. O pavão simbolo de Hera, a união de Hera e Zeus simbolizam a união homem e mulher.

3-Posêidon

Irmão mais velho de Zeus e Hades,deus dos mares e oceanos mora no fundo do mar, junto a sua esposa Anfitrite, com um movimento do seu tridente, causa terremotos e tsunamis, além do controle dos monstros marinhos.

4-Atena

É a deusa da sabedoria e da estratégia nas batalha, Ares não conseguiria ganhar em uma guerra ,pois enquanto este só prezava a guerra violenta e sanguinária,Atena era extremamente estrategista.
Filha de Zeus ,carrega uma lança e um escudo chamado Égide e seu símbolo é a coruja.

5-Ares

O terrível deus da guerra é outro filho de Zeus, representado como um homem forte e de caráter violento,ele tinha o prazer de apreciar a dor alheia e, no campo de batalha as pessoas só de se aproximar dele sentem raiva e ódio e começam a agredir uma as outras,ainda se tornou um dos amantes de Afrodite.

6-Deméter

Filha de cronos e Reia, deusa das plantas,e terra cultivada,colheita e das estações do ano,com seu romance trágico desfecho com Lásion, tendo um filho chamado Pluto, que posteriormente tornou-se a personificação da riqueza e da abundância, Lásion morreu por um raio inviável por Zeus,logo com uma união com seu irmão Zeus nasceu Core que, raptada por Hades, tornou-se Perséfone, a rainha dos mortos.

7-Apolo

Deus do sol, responsável por conduzir o sol com uma caro agem dourada, também era o deus da música, poesia e da arte de atirar com o arco.

8-Artêmis

Deusa da vida selvagem e da caça, deusa da noite enluarada. Como era uma caçadora desprezava a companhia de homens, prometendo ser eternamente virgem, possuía um arco e flecha como de Apolo, só que prateado,além disso a deusa é protetora dos animais.

9-Hefesto

Filho de Zeus era o arquiteto,o forjador,construtor de todas as obras do Olimpo.Foi ele que,com a ajuda dos Ciclopes ,forjou o Raio de Zeus , o Tridente de Posêidon e o Garfo de Hades, os gregos antigos acreditavam que as erupções vulcânicas eram causadas por este deus,que forjava no interior da montanha. Hefestos nasceu tão feio que foi jogado pela mãe, Hera,do alto do monte Olimpo, para viver nas montanha secas e vulcânicas da Grécia.

10-Afrodite

É a deusa do amor, da beleza e do sexo , sendo a mais bela das deusas ela nasceu quando cronos cortou os testículos de Urano e arremessou no mar da qual da espuma que surgiu na água,Afrodite sua presença causou tumulto no Olimpo, pois os deuses começaram a brigar para conquistá-la, temendo que o ciúme pusesse fim à paz que reinava entre eles ,Zeus a casou com Hefesto,o mais decidido e tranquilo dos deuses além  de como forma de agradecê-lo por ter forjado o Raio,Tridente e o Garfo.

11-Hermes

Filho de Zeus com a deusa Maia, o deus Hermes era esperto e rápido e sempre a serviço de Zeus, ele era o mensageiro dos deuses,protetor dos viajantes ,comerciantes,dos ladrões e trapaceiros,em suma tudo que requer astúcia,representado como um homem de sandálias e capacetes com asas além em uma das mãos o caduceu,uma vara com duas serpentes entrelaçadas.

12-Dionísio

Deus do vinho,das festas e da loucura,filho de Zeus e Sêmele, princesa tebana, filha de Cadmo e Harmonia. Sêmele, instigada por Hera ,rogou a Zeus que a ela se apresenta-se em todo seu esplendor.O deus a preveniu de que seria impossível a qualquer mortal resistir a tal visão. Sêmele,que se encontrava grávida na ocasião,não resistiu e caiu fulminada por raios e trovões.Zeus , com o auxílio de Hefesto,retirou-lhe o filho do ventre e o costurou à sua coxa de onde,passado o tempo de gestação,saiu Dionísio.

O deus caído:

O deus caído nada mais é do que Hades ,senhor do mundo inferior e dos mortos ,possuindo um garfo e um capacete que lé dava a capacidade da invisibilidade.Representa com a união com Perséfone,a riqueza do subsolo que fornece os minerais,e faz brotar de seu âmago as sementes (vida e morte).Hades costuma apresentar um papel secundário na mitologia, pois o fato de ser o governante do Mundo dos Mortos faz com que seu trabalho seja "dividido" entre outras divindades, tais como Tanatos, deus da morte, ou as Queres (Ker).Como o senhor implacável e invencível da morte, é Hades o deus mais odiado pelos mortais, como registrou Homero . Platão acentua que o medo de falar o seu nome fazia usarem no lugar eufemismos, como Plutão,e sua forsa almenta atraves do medo.
 Hades só teve quatro filhos a qual eram Zagreu, Macária, Erínias e Melinoe (ou Melina), embora muitos relatos deem Hades como infértil.

Rafael Rieck  - 1AI-1


Mitologia grega

Mitologia são os mitos de deuses, semideuses, criaturas e musas que surgiu na Grécia Antiga. Logo que falamos em mitologia, nos vem à cabeça a mitologia grega, porém esta não é a única, também existem outras mitologias como a romana e a egípcia, porém a grega é a mais conhecida já que a mitologia surgiu na Grécia Antiga.
O motivo do surgimento da mitologia foi para explicar os fenômenos da natureza e/ou outros fenômenos que aconteciam e não tinham explicações para tal e “inventaram” seres mitológicos como os deuses gregos para cada fenômeno que acontecia, e se contentavam com isso. Os mitos foram passando de geração em geração, alguns acreditam e seguem como religião.
O estilo de vida dos gregos era de maior número relacionado a mitologia grega, e seus deuses, eles homenageavam e adoravam seus deuses em templos, não se preocupavam com vida após a morte pois acreditavam num poder divino maior que vinha dos seus deuses mitológicos, a mitologia grega trazia para eles ensinamentos e exemplos para reflexão, com a mitologia os gregos procuravam explicar fatos que aconteciam, mistérios da natureza e sentimentos humanos.
Outra coisa interessante para falar é que os gregos consultavam Oráculo para conseguir respostas as suas duvidas e perguntas. Através dos oráculos os gregos recebiam as respostas dos deuses para suas dúvidas e perguntas que geralmente incluíam o futuro e/ou algo do tipo.
Na mitologia grega, monte Olimpo é o local onde os deuses habitavam.
Os deuses eram considerados imortais, mas tinham características de seres humanos, sendo elas físicas, e até psicológicas e sentimentais como, por exemplo, eles sentiam ciúmes, inveja, traição, amor, ira, etc. sentimentos esses que seres humanos sentem. Esses deuses muitas vezes se apaixonavam pelos humanos e com eles tinham um filho, que era considerado um semideus ou semideusa e até heróis, estes, porém não eram imortais. 

Criaturas mitológicas

Os deuses do Olimpo são os deuses mais poderosos dos vários grupos de deuses. Os deuses do Olimpo são formados pelos seguintes deuses:

Ø       Zeus - governante dos demais deuses.
Ø       Hera deusa que protegia casamentos (irmã e esposa de Zeus).
Ø       Apolo - deus da luz, poesia e da música.
Ø       Atena  - deusa da sabedoria.
Ø       Afrodite - deusa do amor e da beleza.
Ø       Ares - deus da guerra.
Ø       Poseidon - deus do mar
Ø       Hefesto - deus do fogo
Ø       Ártemis - deusa da caça
Ø       Héstia - deusa do coração e da chama sagrada
Ø       Deméter - deusa da agricultura.

A classe inferior dos deuses é formada por:

Ø       Hades - deus dos infernos (irmão de Zeus)
Ø       Dioniso - deus do vinho, em algumas regiões era tão importante quanto Zeus.
Ø       Pã - deus das florestas.

As ninfas eram consideradas as guardiãs da natureza e as musas, representavam as artes e as ciências.
Os heróis, seres mortais, alguns filhos de deuses com humanos, são muito importantes na mitologia grega. Os de maior destaque são:
Ø       Jasão
Ø       Teseu
Ø       Édipo
Ø       Agamenon
Ø       Menelau
Ø       Ulisses

O principal herói grego é Heracles, ou em romano, Hércules. Ele era filho de Zeus e Alcmena.

Carolina P. e Giovana – 1F


Relação entre deuses gregos e seres humanos

Na Grécia antiga os gregos buscavam  explicações para tudo, eles possuíam imaginação fértil e então criaram personagens e criaturas mitológicas para serem uma espécie de resposta para suas frequentes perguntas sobre a criação do universo,  se existe vida após a morte,e também para preservar a memória histórica de seu povo, entre esses personagens estavam os deuses gregos, que eram seres imortais, e que comandavam os trabalhos e relações sociais dos seres humanos. Histórias desses deuses eram passadas de gerações para gerações e algumas estão presentes até os dias atuais através da literatura oral. 
Existe uma grande relação entre os deuses gregos e os seres humanos, pois assim como nós, os deuses sentiam ciúmes,inveja, traição, eram capazes de amar e odiar, também tinham a figura humana, podiam se casar e ter filhos com seres humanos, quando desciam do topo do Monte Olimpo onde moravam e decidiam a vida dos mortais. Os filhos dos deuses com seres humanos eram denominados semideuses e alguns foram heróis como Hércules.
Apesar da relação que os deuses tinham com os seres humanos, eles também possuíam características completamente diferentes das dos seres humanos, como por exemplo: eles nasciam, mas não morriam e nem envelheciam, podiam se passar por outras pessoas assumindo sua forma física, e também ditavam o destino do mundo mortal. 
Os deuses gregos além de ditar o destino dos mortais, também podiam interferir em suas vidas, e manter contato.Eles podiam conversar constantemente e suas preocupações podiam ser comuns. 
Se um deus, ou deuses se interessasse por um mortal, é sinal de que este mortal tinha superioridade, e este interesse poderia resultar em atritos com outros deuses. 
De modo geral, fica claro a figura humana nos deuses mitológicos da Grécia antiga,não é difícil de notar que eles possuíam sentimentos, vontades, desejos e até algumas atitudes iguais aos humanos. 

Juliana Marcelino Jarotzky – 1F

Revoltas no período colonial brasileiro



Introdução

A colonização do Brasil ocorreu no ano de 1500 e seus colonizadores foram os portugueses que vieram para explorar esta terra, no Brasil passaram a colonizar o pau-brasil onde faziam trocas com os indígenas que permaneceu por muito tempo. Porém,conforme o tempo os portugueses começaram a sentir-se ameaçados em relação a terra e a seus bens por causa que o interesse de outros países cresceu.

Toda produção feita no Brasil ia depois para Portugal, pois era a metrópole e cuidava dos lucros, com isso o mercantilismo fazia com que colônias e metrópoles dependessem da ligação de produção e lucro. Por este fato foi chamado de Pacto Colonial.

Com estas práticas de exploração envolvendo colônias e metrópoles, elas tinham por objetivo conseguir o máximo possível de lucro com a produção das colônias, o principal produto na época era a cana-de-açúcar e depois venho o ouro. Mas houve um descontentamento por volta do século XVII onde ocorreu um movimento de revolta que só se estendeu no século XVIII.

Então nestas revoltas houve dois grupos os nativistas e separatistas que se originou por causa dos conflitos ocorridos entre colonos ou em defesa de interesses de membros da elite colonial. 
Os movimentos nativistas mais importantes foram: Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos Santos. Os separatistas foram Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.

NATIVISTAS

Revoltas dos Beckman: ocorreu por volta de 1684 e quem liderava na época era os irmãos Manuel e Tomas.O marco histórico que ocorreu foi que houve em Maranhão a reivindicação por melhorias na administração colonial que os portugueses não gostaram muito,reprimindo os revoltosos.
Guerra dos Emboabas: Foi uma espécie de conflito entre 1708 e 1709,ocorreu em Minas Gerais por causa dos bandeirantes paulistas que queriam que a exploração do ouro fosse apenas deles,porém com o tempo os portugueses chegavam mais ainda para investir nesta exploração e isso gerou um conflito entre ambos lados.
Guerra dos Mascates: essa ocorreu em 1710 e 1711,onde envolveu senhores do engenho de Olinda e comerciantes portugueses de recife.Como deram uma categoria de vila a Olinda fez com que os comerciantes de Recife ficassem meio desagregados gerando um conflito. Com isso houve a intervenção de Portugal.
Revolta de Filipe dos Santos: ocorreu no ano de 1720 na região de MG (Vila Rica),e foi liderado por Felipe dos Santos. O mesmo era representante da insatisfação dos donos das minas de ouro por causa das cobranças do quinto e instalação das Casas de Fundição.Felipe então foi condenado á morte pela Coroa Portuguesa e assim o movimento foi encerrado de forma violenta.

SEPARATISTAS
Inconfidência Mineira: ocorreu em 1789, por que os mineiros eram contra a exploração dos portugueses que queriam tornar Minas Gerais independente de Portugal,,mas o movimento foi descoberto e depois foi punido de forma rígida pela metrópole.
Conjuração Baiana: ocorreu em 1798, este movimento queria separar o Brasil de Portugal e acabar com o trabalho escravo e então por isso logo depois foi punida também pela Coroa Portuguesa.
Emily Russel - Raissa Ramos - 2C
  
Revoltas Coloniais
As revoltas coloniais eram, em sua maioria, movimentos nativistas/reformistas e movimentos emancipacionistas.
Os movimentos nativistas geralmente se focavam em interesses locais, algumas mudanças que aconteceriam na cidade ou na comunidade, sem questionar o pacto colonial; já os emancipacionistas eram contra o pacto e lutavam contra a subordinação da colônia em relação a Portugal.

Revolta dos Beckman (1684)
Assim que a escravidão indígena foi proibida no maranhão(pois eles eram forçados a trabalhar nas lavouras e convencidos a trabalhar na exploração das drogas do sertão), começaram as desavenças entre os jesuítas e os colonos. 
Em 1682, tendo em vista diminuir ou acabar com as rixas entre agricultores e religiosos, foi criado uma companhia de comércio para o estado do maranhão, que tinha o objetivo de comprar artigos locais e vender os europeus, além de fornecimento de escravos negros. Porém isso não foi cumprido e a companhia foi tomada pela corrupção, aumentando ainda mais as desavenças.
Diante disto, chefiados por Manuel e Tomas Beckman(daí o nome da revolta), os colonos se rebelaram, expulsando os jesuítas do Maranhão e livrando o estado da companhia corrupta.
O que não durou muito tempo. Com a intervenção da coroa portuguesa, veio um novo governador que prendeu os revoltosos e trouxe os jesuítas para a região novamente.

Revolta dos Emboabas (1709)
Emboabas é como os paulistas chamavam os portugueses, pelo fato de que os mesmos usavam botas. Acessório esse no qual os paulistas não estavam acostumados.
Com essa discrepância entre paulistas e portugueses, acabou-se desencadeando um conflito armado, sendo os emboabas apoiados por Portugal, que queria que tudo fosse resolvido rápido para que voltassem o mais rápido possível e com o maior número de pessoas para minerar ouro.

Guerra dos mascates (1709)
Confronto entre senhores de terra, senhores de engenho de Pernambuco e os mascates, comerciantes locais que queriam o fim a subordinação a Olinda, um recife livre para o comércio. Nisso, conseguindo algumas conquistas a favor do que queriam os comerciantes, os habitantes de Olinda não gostaram e fizeram uma revolta, que acabou apenas com a vinda de um novo governador de Portugal.


Revolta de Vila Rica - Felipe dos Santos (1720)
Com a descoberta de jazidas de ouro no Brasil, Portugal exigiu um maior controle e maior cobrança de impostos; para ir contra isso Felipe dos Santos fez uma revolta e foi enganado, pois o governador de minas gerais disse que atenderia seus requisitos, porém ele apenas juntou um grande exército e prendeu e esquartejou Felipe dos Santos.

  
Revolta anticolonial:

Inconfidência Mineira (1789)
Foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo, na então capitania de Minas Gerais, contra a execução da derrama e o domínio português. Foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.

Conjuração Baiana (1789)
Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social ocorrida na Bahia. Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa. Defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.
- Insatisfação popular com a alta do preço dos alimentos e seus tributos;
Objetivos - Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal;
- Defendiam a implantação da República;
- Liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior;
- Liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto eram favoráveis à abolição dos privilégios sociais e também da escravidão;

Bárbara Siqueira de Jesus - Gabriel Picolli – 2Ai

       condenados a morte pela participação na conjuração baiana.

A revolução Beckman

Está revolução também foi conhecida como a revolução dos irmãos Beckman , essa revolta ocorreu em 1684 no estado do Maranhão.A causa principal foi nativista.
A revolta aconteceu no dia 24 de fevereiro de 1684 e se consolidou dia 25 de fevereiro do mesmo ano. Foi liderada pelos irmãos Manuel e Thomas Beckman , e seguidos por volta de 80 homens , todos insatisfeitos com a guarda do governo.
Dia 15 de maio de 1685, a coroa portuguesa reage a esse movimento, Gomes Freire de Andrade chega a São Luiz (Maranhão) e sem qualquer dificuldade toma controle da situação, com seu exercito altamente qualificado. Depois disso Freire tomou conhecimento de todo a revolta e prendeu os envolvidos. Manuel Beckman e Jorge Sampaio foram acusados de serem os lideres da revolta, os dois receberam sentença de morte na forca. Dia 2 de novembro do mesmo ano foram enforcados.A ultima frase de Beckman ates de morrer foi:´´Morro feliz pelo povo do Maranhão``.


A guerra dos Emboabas

Foi um conflito com duração de 1707 a 1709, envolvendo os emboabas que eram grupos de bandeirantes paulista e os portugueses metropolitanos. A causa foi que os emboabas acabaram achando as jazidas de ouro na região de Minas Gerais e reclamavam pela exclusividade de explorar a região.
O emboaba era liderado pelo Manuel Nunes Viana, ele que era um colono de São Francisco.
A guerra teve diversos conflitos e terminou com as derrota dos paulistas.

A guerra dos Mascates

Ocorreu na capitania em Pernambuco no ano de 1710 até 1711, e foi considerada uma guerra nativista. Esta guerra envolveu os senhores das terras, dos engenhos pernambucanos, contra os comerciantes reinóis (portugueses da Metrópole), eram os mascates. Depois de muita luta, que contou com a intervenção das autoridades coloniais, finalmente em 1711 o fato se consumou: Recife foi equiparada a Olinda. Assim terminou a Guerra dos Mascates.
Com a vitória dos comerciantes, essa guerra apenas reafirmava o predomínio do capital mercantil (comércio) sobre a produção colonial.



Revolta da Vila Rica
Foi um movimento de caráter social nativista, ocorrida em 1720 na atual Minas Gerais. O líder da revolta era Filipe dos Santos.
As principais causas dessa revolta foi o Aumento da exploração colonial e a criação das Casas de Fundição no Brasil, que tornou obrigatória a cobrança de (imposto de 20% sobre todo ouro encontrado no Brasil). Nas Casas de Fundição era feita a retirada da parte devida a Portugal. Portugal decretou a proibição da circulação do ouro em pó (medida para dificultar a sonegação do imposto). Punições severas para quem não pagasse os impostos devidos à metrópole.
Os revoltados dominaram alguns pontos de Vila Rica com armas.Mas a coroa portuguesa se sentiu oprimida e condenou todos a prisão e o o líder Filipe dos Santos foi condenado a morte, a casa dos que apoiaram essa revolta foram queimadas e a coroa continuo com suas propostas.
 
A conjuração Baiana

Teve como característica a emancipação, foi um conjuração que teve muitos participantes de diferentes classes sociais. O principal criador de ideias era Cipriano Barata, ou também conhecido como o medico dos pobres.
Teve como principais ideias, a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário (onde as pessoas fossem vistas de acordo com a capacidade e merecimento individuais), além da instalação de uma república na Bahia e da liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados.
O auge da revolta foi em 12 de agosto de 1798, onde soldados e outros entregavam panfletos na porta da igreja com as ideias propostas. E em 1799 , alguns participantes do exercito foram condenados a forca.

Vinicius Venturini - Dowglas Gris – 2C
 


Impressões do sítio do IBGE

Excelente instrumento de pesquisa, o sítio do IBGE traz informações inúmeras sobre diversas temáticas, das mais distantes até a realidade de nossa cidade. Todos são dados e observações da realidade brasileira.
Abaixo, algumas impressões dos estudantes do CEEPRO, 1° ano, sobre tal ferramenta de pesquisa útil para incontáveis trabalhos, consultas e observações.

Editor - Mauro Marques


link: www.ibge.gov.br

Censo 2010


O censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE, por meio da qual todos os domicílios brasileiros vão visitados para que possa saber quanto são os brasileiros, quem são,      onde estão e como vivem. Um exempo é essa tabela abaixo que da as informações sobre o meu minicípio.

Rio Grande do Sul (São Leopoldo)

População estimada 2013
225.520
População 2010
214.087
Área da unidade territorial (km²)
102,738
Densidade demográfica (hab/km²)
2.083,82
Código do Município
4318705
Gentílico
Leopoldense
Prefeito
Aanibal Moacir da Silva

O site da IBGE dá as seguintes informações e estatísticas do município procurado:

-Infográficos
-Sínteses das informações
-Previsão do tempo
-Histórico do Município
-Estimativa da população
ñ   Extração Vegetal e Silvicultura
ñ   Finanças Públicas
ñ   Frota
ñ   Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil 2010
ñ   Instituições Financeiras
ñ   Lavoura Permanente
ñ   Lavoura Temporária
ñ   Mapa de Pobreza e Desigualdade - Municípios Brasileiros 2003
ñ   Morbidades Hospitalares
ñ   Pecuária;
ñ   Pesquisa de Serviços de Hospedagem: Municípios das Capitais, Regiões
ñ   Produto Interno Bruto dos Municípios
ñ   Representação Política
ñ   Serviços de Saúde.


População:
População Indígena I
Resolvi falar sobre a população indígena, porque era onde eu tinha mais curiosidade de saber, então fazendo esse trabalho pude ter mais conhecimentos.
O censo democratico coleta as informações sobre a população indigena  a pouco tempo, desde 1991. Em 2000 o cenco percebeu uma aumentada  na população indigena, muito acima das expectativas passando de 294 mil para 734 mil pessoas em apenas nove anos.
Como os Censos Demográficos 1991 e 2000 não investigaram a filiação étnica e linguística, as perguntas de quem eram essas pessoas e onde viviam e por que haviam mudado sua resposta entre um censo e outro permaneceram sem uma resposta satisfatória ou uma explicação. No Censo Demográfico 2010, foi introduzido um conjunto de perguntas específicas para as pessoas que se declararam indígenas, como o povo ou etnia a que pertenciam, como também, as línguas indígenas faladas. Além disso, incorporou-se um novo recorte geográfico, que foi a localização do domicílio indígena – dentro ou fora de Terras Indígenas já reconhecidas pelo governo federal.
Características Gerais dos Indígenas: Resultados do Universo
Indígenas apresentam tabelas em formato xls, ods e pdf com informações sobre sexo, idade, etnia, língua falada, condição de alfabetização e características dos domicílios desse contingente populacional, entre outros aspectos.
Os resultados são para o conjunto do País, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Terras Indígenas .
É possível também consultar a composição da etnia e da língua indígena falada, a relação das terras indígenas existentes no País, com a situação fundiária até 31/12/2010, como também, tabelas complementares, com resultados selecionados para as terras indígenas.

Vitória Eduarda - 1AI2

População Indígena - II

De acordo com a site do IBGE  foram coletados dados sobre que a população indígena tem aumentado de uma forma bem ampla, muito acima do esperado, no ocorrido foi visto que muitos se registraram como indígenas.
Devido a mortalidade, natalidade e migração,o numero de pessoas que se reconhecem como indígenas vem crescendo principalmente nas áreas urbanas do Brasil. Como o censo demográfico não investigou a filiação étnica e linguística, foram elaboradas perguntas de quem eram essas pessoas e onde elas viviam e porque haviam mudado sua resposta no censo.
Também no censo de 2010 foram feitas outras perguntas especificas para as pessoas que se diziam indígenas, também foi incorporado outro recorte geográfico que é a localização dos domicílios indígenas tanto que suas terras já foram reconhecidas pelo governo.
Percentual das linhas faladas pelos indígenas no domicilio aumenta 57,3 % quando consideramos apenas aqueles que vivem em terras indígenas, e aumenta também 28,8% daqueles que não falam o português.
Foi constatado no censo 274 línguas indígenas faladas por indivíduos que pertencem a 305 etnias diferentes, por mais que existam muitas línguas indígenas ainda há necessidade de estudos linguísticos e antropológicos mais aprofundados.
E possível tem uma composição da etnia e da língua falada, com relação as terras que estes indígenas pertencem ao pais.
O site abrange muitas informações importantes sobre variados assuntos presentes em nosso cotidianos.  Citamos aqui um destes assuntos falando sobre os indígenas e mostrando suas culturas, etnias e línguas.
 

O Censo de 2010 fez um levantamento de todos os municípios do país. Na base de 191 mil recenseadores visitaram 67,6 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros para  coletar  informações sobre quem somos, quanto somos, onde estamos e como vivemos.
Os primeiros resultados foram divulgados em novembro.
No Estado Rio Grande do Sul foi descoberto que havia uma população de 10.693.929, com estimativa para 2013 de 11.164.043 pessoas, numa área de 281.730,223 km².
Em São Leopoldo, cidade do Rio Grande do Sul, lugar onde estudamos, o censo publicou que em 2010  havia, de  10.693.929,  214.087 que habitavam  na cidade, com uma população estimada para 2013 de 225.520 pessoas. Dentro do Rio Grande do Sul, São Leopoldo ocupa uma área de 102,738 km².
Ja na cidade de Casca, cidade dos parentes de Paola Carlot, também do Rio Grande do Sul, há uma população estimada para este ano de 8.993, que em 2010 detectado pelo censo era de 8.651. Casca ocupa 271,746 km² no Rio Grande do Sul. Comparada a São Leopoldo, é uma cidade muito pequena com poucos habitantes, onde a maior parte da cidade é rural. Mesmo pequena a cidade é considerada a maior produtora de leite do estado, com uma quantidade, descrita pelo censo 2010, de 11.483 cabeças de vacas ordenhadas.       

Danielle B. e Paola – 1Ai2

O site do IBGE é muito completo, mostrando tudo sobre todas as cidades do Rio Grande do Sul, um site muito completo que ajuda todos que precisam com informações ótimas e ideais, nosso assunto será a população jovem no Brasil, e vamos citar algumas características importantes.
Aconteceu pesquisas sobre a população entre 15 a 24 anos de idade, visando importância social, política e cultural desse segmento no conjunto da sociedade, as pesquisas mostraram também que os jovens sofrem muito até chegar a fase do adulto, sofrem muito com sua exposição e seu modo de vida, sua composição urbana e rural, sexo, cor, origem.
Os jovens tem muitas duvidas hoje em dia e uma delas é a questão da escolhe do seu sexo, da sua opção sexual, e ai já entra o bullying que sempre esta presente, e se não for superado é capaz de sofrer com isso o resto de sua vida. Sofrem também com o racismo e com as “arriações” vindas das pessoas por ser negro, branco, ruivo, rico pobre, magro ou gordo, tudo isso se torna uma questão para os jovens de hoje.
Outra relação que leva os jovens é a sua vida social, a falta de amigos e sua falta de ânimo para sair e fazer outras coisas legais além de se trancar em uma quarto e fica o dia todo mexendo no computador ou sustentando seu vicio pelos jogos do videogame, muitas vezes isso faz com que criem uma relação com seus pais ou nas pessoas que estão em sua roda ficar ruim, pois gera brigas e discussões sempre pelos mesmos motivos.
Para as mulheres ou meninas, geralmente de 14 a 18 anos de idade, tem o problema de gravidez muito cedo, que é gerada por atos sexuais com falta de prevenção ou muitas vezes por brincadeira ou curtição, e acabem estragando suas vidas e tirando toda sua juventude.
Boa parte da população jovem são tem base familiar o que acaba levando eles para o mundo das drogas, muitos deles ainda, nem é por falta de apoio e educação da família, mas pelas más influencias que já estão tomando conta do mundo. O pior de tudo, é o que os jovens perdem a sua juventude em um mundo que não compromete apenas a sua juventude, mas sim o resto da sua vida.
Podemos concluir que temos sim um a parte dos jovens que cumprem seus deveres de jovens, estudando e aproveitando a vida, mas também existe uma parte que infelizmente se perdeu, e que possivelmente não voltem mais, vamos lutar para que os que ainda não se perderam continuem a curtir a sua vida e exercer seus papeis de jovens.

Evelyn Goularte e Gabriela Hieger - 1AI2

A população jovem foi dividida em três aspectos, sendo social,político e cultural. Aspectos muito citados na questão da população jovem foi o trabalho,educação,geração de filhos e casamentos. Aborda também a relação dos jovens socialmente em tempos tão desenvolvidos.
Na parte do mercado de trabalho, mostra a quantidade de pessoas que está trabalhando, mas também enfatiza a grande maioria que está desempregada. Apesar dessa maioria, ainda há pessoas se especializando e estudando para aprofundar seus conhecimentos na aérea onde deseja se fixar, porque o conhecimento é a única coisa que ninguém pode nos tirar.
Em Novo Hamburgo o índice de pobreza é muito grande, chegando a 30% em uma população tão grande e com povos variados. A quantidade de dinheiro investido na cidade é muito grande, porém não focam nos principais lugares necessitados como hospitais, entidades carentes, lares de idosos e crianças,escolas, etc. Há poucos hospitais com equipamentos e profissionais suficiente para atender a grande demanda de pacientes que chegam todos os dias, havendo muitas vezes um índice elevado de mortalidade,muitas vezes, por imprudência de prefeitos que são eleitos pelo povo com o objetivo de fazer mudanças.
O saneamento básico é quase nulo em muitos bairros, sem haver o tratamento dos esgotos, sem abastecimento de água potável, mas principalmente esgotos a céu aberto que faz com que as pessoas fiquem mais doentes e com isso ter que ir pra hospitais que não farão tratamento adequado.
Os casamentos são em pequena quantidade sendo superados pelo número de divórcios. O número de casais separados com filhos também é grande, aumentando o número de julgamentos quanto a guarda do filho que é disputada pelos pais.

Mirela Garcia e Tamiris Garcia - 1AI2


Educação e Trabalho

Esse assunto aborda , questões como a formação técnico-profissional do morador e do nível de escolaridade de seus pais.
A educação em si não é um fator exaltante no Brasil, na minha opinião falta educação, falta oportunidade muitas vezes de estudar  e isso resulta em cidadãos com nenhuma formação, tendo que pegar qualquer emprego, ou até as vezes sem emprego nenhum pois não tem escolaridade alguma.
O site do IBGE afirma que as estatísticas de emprego e educação para os brasileiros está bom, mais não é bem isso que acontece na realidade.
Muitos municípios ainda não tem uma boa formação para oferecer a seus habitantes, e ainda nem um bom emprego. Os jovens de hoje, merecem ter oportunidades de estudos, e de um bom emprego, pois muitos querem e não tem condições de ter um a boa escola para estudar, e concluindo em um bom trabalho futuramente.
A diferença em escolaridade também vem de condições financeiras, quando se é mais pobre, não consegue-se muitas oportunidades de estudar, e quando se tem mais condições se estuda em uma boa escola com uma boa estrutura e educação.
Tem pessoas que tem preconceito da pobreza, e acham que só porque é pobre precisa trabalhar e não estudar. Os brasileiros precisam fazer algo para mudar as condições financeiras do país, para dar escolaridade igual para todos.
Enfim, o Brasil precisa de mais estruturas para dar uma boa educação, pois dados estatísticos não resultam em nada, pois queremos ver isso na prática, não um site escrito, então devemos nós fazer algo para mudar essas estatísticas de IBGE.

Daniela S. e Bruna L. – 1AI2


Dados da cidade de São Leopoldo:

População estimada de 2013 é de 225.520 e no Censo de 2010 a população calculada foi de 214.087. ou seja a estimativa é que a população aumente nos próximos anos.
            
Bairros:
São Leopoldo tem 24 bairros. São eles: (população no ano do censo de 2010)
ñ   Arroio da Manteiga - 21 627 habitantes
ñ   Boa Vista - 1 957 habitantes
ñ   Campestre - 6 619 habitantes
ñ   Campina - 13 599 habitantes
ñ   Centro - 12 929 habitantes
ñ   Cristo Rei - 3 809 habitantes
ñ   Duque de Caxias - 9 694 habitantes
ñ   Fazenda São Borja - 2 555 habitantes
ñ   Feitoria - 36 808 habitantes
ñ   Fião - 1 540 habitantes
ñ   Jardim América - 5 788 habitantes
ñ   Morro do Espelho - 2 526 habitantes
ñ   Padre Reus - 1 687 habitantes
ñ   Pinheiro - 3 130 habitantes
ñ   Rio Branco - 5 779 habitantes
ñ   Rio do Sinos - 4 705 habitantes
ñ   Santa Teresa - 8 041 habitantes
ñ   Santo André - 5 890 habitantes
ñ   Santos Dumont - 24 543 habitantes
ñ   São João Batista - 2 456 habitantes
ñ   São José - 2 415 habitantes
ñ   São Miguel - 7 545 habitantes
ñ   Scharlau - 14 456 habitantes
ñ   Vicentina - 13 140 habitantes

            Área de unidade territorial( Km quadrados) : 102,738 km2 quadrados.

            Densidade demosgráfica ( habitantes por km quadrado): 2.083,82

            Gentilico: Leopoldense

            Prefeito: Anibal Moacir da Silva
            

 Economia e PIB de São Leopoldo: 

O município de São Leopoldo está situado entre os dez mais expressivos no PIB do Rio Grande do Sul, e possui um diversificado parque industrial globalizado, além de expressivo setor comercial e de serviços. Há diversas líderes mundiais multinacionais instaladas na cidade, como as alemãs, SAP, Stihl e Gedore. É uma das 50 melhores cidades do país para se viver. Situa-se também, na cidade, o maior polo de   informática do estado do Rio Grande do Sul, vinculado à Universidade do Vale dos Sinos.

João Vitor Viegas e João Vitor Timm de Souza – 1AI2
Lucas linck e Mateus Neemias – 1AI2

Histórico

Fundada em 1824, a cidade é o berço da colonização alemã no Brasil.
Os primeiros imigrantes chegaram a Porto Alegre, capital da província de São Pedro do Rio Grande, em 18/7/1824. Logo depois, foram enviados para a desativada Feitoria do Linho Cânhamo, um estabelecimento agrícola do governo, que não dera resultados. Essa feitoria localizava-se à margem esquerda do Rio dos Sinos.
Em 25/7/1824, esses 39 imigrantes, sendo 33 evangélicos e seis católicos, chegaram ao seu destino. Eles foram instalados na Feitoria até que recebessem seus lotes coloniais.
O Governo do Estado batizou o núcleo de imigrantes de Colônia Alemã de São Leopoldo, que se estendia por mais de mil km², abrangendo na direção sul-norte, de Esteio até Campo dos Bugres (hoje, Caxias do Sul), e em direção leste-oeste, de Taquara (hoje) até o Porto de Guimarães, no rio do Caí (hoje, São Sebastião do Caí).
Aos poucos, outros imigrantes ocuparam os vales do Rio dos Sinos, Cadeia e Caí, lançando progresso através da dedicação ao trabalho, o que possibilitou que a colônia Alemã se emancipasse de Porto Alegre.

LUCAS ASSMANN RAMBO e GUSTAVO OLIVEIRA DA SILVA – 1AI2