domingo, 3 de agosto de 2014

Renascimento: Características e Legados

Segue abaixo publicação dos comentários das turmas 2Ai1 e 2Ai2, do CEEPRO Visconde de São Leopoldo, sobre o período Renascentista e legados que percebemos nas sociedades moderna e contemporânea.


Renascimento

Chamamos de renascimento a renovação cultural que começou no século XIV na península Itálica que teve influência da cultura Greco-romana isso motivou as artes, a literatura, a ciência e a filosofa.
Os renascentistas recusaram a cultura medieval por causa dos padrões que passaram a explorar as ideias e os espíritos críticos. O renascimento se caracterizou pelo individualismo, racionalismo e humanismo.
- individualismo: valoriza a capacidade do ser humano fazer as suas próprias escolhas.
-  racionalismo: é a razão de poder compreender o universo e a natureza.          
- humanismo: colocar o ser humano como um centro de preocupação e indignação dos pensadores.                                                                                 
No renascimento aconteceu quatro invenções revolucionárias que são a bússola, o relógio mecânico, a prensa e a pólvora.                        
Embora o renascimento tenha sido um movimento de ampla repercussão, ele surgiu na península Itálica e foi nela que começou a alcançar maiores expressões.                                                                                        
Diego Takata, Matheus Wasem e Stefanie Thomaz      
  
                               
                                                                        
INFLUÊNCIAS DO RENASCIMENTO

As influências do renascimento estão presentes no mundo em que vivemos a muito tempo, pois graças as várias influências da época do renascimento mudaram o nosso cotidiano.
O renascimento foi marcado principalmente pelos estudos das artes, filosofia e nas ciências. A maior demonstração do renascimento foi na Itália. Este período se tornou exemplo pelo mundo todo, mas a principal inspiração foi pelos antigos gregos e romanos, pela inspiração na imagem do homem, pinturas, a música, arquitetura destinada para os homens e não para catedrais góticas, a literatura que conhecemos ate hoje e neste tempo eles valorizavam muito a ciência e a matemática. Os italianos inventaram o dinheiro que foi criado pelos comerciantes ricos.
Muitas das mentes brilhantes da época do renascimento deixaram suas marcas como Michelangelo, Leonardo e Dante, os mais conhecidos, e tantas ideias deste período influenciaram nas obras de hoje em dia como o helicóptero, foi inspirado em um desenho de Leonardo da Vinci.
Como podemos ver o conhecimento humano tem sido muito influenciado pelo renascimento. A redescoberta do período renascentista foi à base dos períodos antigos e da atualidade. 

Caroline Pietro Biasi e Tamiris Quintana Garcia





Comentário sobre Renascimento

O renascimento foi um movimento da arte, cultura e ciência que foi do final da Idade Média para a Moderna (entre os séculos XIV e XVI), começou na Itália e se espalhou pela Europa ao longo dos séculos XV e XVI.

Renascimento fez parte de uma grande transformação cultural, social, econômica, política e religiosa que foi caracterizado a transição do Feudalismo para o Capitalismo.

A fragmentada sociedade feudal da Idade Média transformou-se em uma sociedade dominada, por instituições políticas centralizadas, com uma economia urbana, em que floresceu a educação, das artes e da música.

O período do renascimento ficou marcado em 3 fases:

O Trecento se manifestou na Itália, teve o rompimento com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval, representa a preparação para o Renascimento, mais especificamente da cidade de Florença, polo político, econômico e cultural da região. A economia era dinâmica pela fundação de grandes casas bancárias, pela noção de livre concorrência e pela forte “poder” no comércio, e cada vez mais se estruturava em moldes capitalistas e bastante materialistas, onde a tradição foi derrubada diante do racionalismo, da especulação financeira e do utilitarismo. O sistema de produção desenvolvia novos métodos, com uma nova divisão de  uma progressiva mecanização.

O Quattrocento no século XV vê o Renascimento atingir sua era dourada. O Humanismo amadurece e se espalha pela Europa. Leonardo Bruni inaugura a história moderna e a ciência e a filosofia andam com Luca Pacioli e entre outros. Ao mesmo tempo, um novo interesse pela história antiga levou humanistas a procurarem nas bibliotecas da Europa livros perdidos de autores como Platão. A reconquista da Península Ibérica também disponibilizou para os europeus um grande acervo de textos de Aristóteles e outros muitos preservados em traduções árabes e desconhecidos na Europa contribuindo de modo marcante para um novo florescimento na filosofia, matemática, medicina e outras especialidades científicas.

O Cinquecento no século XVI, é a fase da Renascença, quando o movimento se transforma, se expande para outras partes da Europa e Florença fica como o centro cultural a partir do cargo de Júlio II. Roma até então não havia produzido grandes artistas renascentistas, mas a partir da fixação na cidade de mestres do porte de Michelângelo formou-se uma escola local, tornando-a o mais rico centro de arte da Alta Renascença e da sua continuação.

Influência

Para os artistas da época do renascimento, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais. Hoje em dia as qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico; Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus e também o homem passa a ser o principal personagem.
Algumas invenções foram inspiradas em obras do renascimento, este período fez com que uma forte pesquisa fosse feita para obter referências, por ter uma grande riqueza cultural.

Evelyn Goularte e Vitória Eduarda



RENASCIMENTO

O renascimento foi um período da história, que começou na Itália no século XIV e depois se espalhou pela Europa nos séculos XV e XVI. Esse período foi marcado pelo interesse ao passado Greco-romano clássico, principalmente pela arte.
Nesse período a sociedade feudal da idade média acabou virando uma sociedade dominada por instituições políticas com economia urbana e mercantil, o que muito ajudou no mecenato da educação para a arte e a música.
O termo renascentista foi utilizado pela primeira vez em 1855 por um francês chamado Jules Michelet, que o utilizou para se referir ao “descobrimento do mundo e do homem”, depois em 1860 um suíço que se chamava Jakob Burckhardt usou esse mesmo conceito para realização de sua obra “A civilização do renascimento italiano” falando que este período era o renascimento da humanidade e consciência moderna depois de uma longa decadência.
Entre as influencias do renascimento no mundo atual estão:

# Na tecnologia, com o surgimento da imprensa também chamado de “A invenção de Gutenberg” no século XV;

# No direito, quando se substituiu os métodos dos juristas medievais pela interpretação fisiológica e histórica dos direitos romanos;

Na medicina anatômica, depois que alguns trabalhos de Hipócrates e Galeno foram traduzidos nos séculos XV e XVI.

Gustavo Oliveira e Lucas Linck



Uma revolução chamada Renascimento

O renascimento foi a renovação cultura que teve início na península Itálica no século XIV. Esse movimento influenciou a artes, literatura, ciências e a filosofia.
Os participantes dessa renovação, no caso os renascentistas, rejeitaram a cultura medieval e passaram a defender e explorar a diversidade de ideias e o espírito crítico. As principais características do Renascimento foram: o individualismo, racionalismo e o humanismo.
O individualismo valorizava a capacidade do ser humano de realizar e fazer  suas escolhas livremente.
O racionalismo enfatiza a razão como principal instrumento para compreender o Universo e a natureza.
O humanismo por sua vez colocava o ser humano como centro das preocupações e indagações dos pensadores,considerando-o a obra suprema de Deus.
Algumas técnicas desempenhavam um papel essencial na formação da era em que vivemos são elas: a bússola, pólvora, relógios mecânicos e a imprensa.
O renascimento foi dividido em três períodos: trecento, quattrocento e o cinquecento.
Trecento início do movimento mais ainda com alguns traços da era medieval se apontava uma nova forma de expressão artística.
Quattrocento os artistas procuravam o aperfeiçoamento de suas técnicas aproximando da ciência, os pintores passaram fazer uso da geometria para poder reproduzir suas obras em telas cenas tridimensionais.
Cinquecento é a derradeira fase da Renascença, quando o movimento se transforma, se expande para outras partes da Europa e Roma sobrepuja definitivamente Florença como centro cultural, especialmente a partir do pontificado de Júlio II.

Brenda Melo, Damiane Antonetti e Laura Ruaro


Renascimento e os dias de hoje

Um movimento que começou na Idade Média e influência até hoje, toda a importância que davam ás culturas, artes , literatura e a ciência e filosofia, nós damos hoje a todos esses itens citados.                                  
Hoje também temos que conviver com o individualismo das pessoas onde se valorizam muito e a sua capacidade, mas não tanto com o racionalismo pois a razão do ser humano está bem além do se imagina, e o humanismo também não é muito comum, pois hoje as pessoas já se apegam mais na fé diferente no que diz do humanismo , o ser humano no centro de tudo.
O escritor, cientista e historiador Maquiavel, com a suas obras , dando conselhos de forma de constituir governo e suas reflexões sobre a natureza do poder político, e principalmente por seu nome é lembrado até  hoje.

                               Nicolau Maquiavel

Um dos homens mais completos que teve no mundo, era do renascimento, Leonardo Da Vinci, que foi o autor e pintor do quadro “Monalisa” que é conhecido até hoje no mundo inteiro.
Uma das coisas que mudou, foi a nudez que foi um marco do renascimento, que com o passar do tempo e as mudanças nas leis, não acontece mais.
Uma outra obra famosa foi a “Última Ceia”, que é totalmente humanista, e que também é um marco do renascimento como a estátua de Davi (abaixo).

Daniela Santos e Gabriela Hieger



A renascença

O Renascentismo ou Renascença foi caracterizado pela inovação na arte e pela maneira com que os artistas passaram a criar suas obras, com perfeição, harmonia e graça. Marcando o fim da Idade Media e o inicio da Idade Moderna.
O renascimento sem dúvida foi uma fase de evolução tão forte que arrancaram o homem do período das trevas.  Alguns artistas desse período são reconhecidos ainda hoje, como Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Nenhuma outra era foi mais romântica e inovadora. Todos os campos do conhecimento humano sofreram mudanças durante esse período. É no renascimento que surge a filosofia moderna e a arquitetura passa a ser mais precisa e, além disso, algumas invenções de Leonardo da Vinci inspiraram importantes máquinas modernas como o helicóptero.
O renascimento trouxe varias ideias, a principal delas era que os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais. A razão e a natureza passaram a ser valorizadas. O homem renascentista principalmente os cientistas passaram a observar o universo e a natureza. Isso fez com que surgissem novas técnicas matemáticas e artísticas e uma arte mais perfeita e comercial, pois uma das principais influencias da renascença foi o dinheiro vindo dos ricos comerciantes italianos. As técnicas artísticas criadas, no período renascentista, acabaram sendo a base da arte dos dias de hoje.    

Mayara, Luisa, Milena





Leonardo Da Vinci

sábado, 2 de agosto de 2014

Comparativos sobre Imigração




Na postagem abaixo desenvolvida, os estudantes da turma 2F, CEEPRO Visconde de São Leopoldo, buscam refletir de forma comparativa a situação da imigração e o tratam,neto dado a imigrantes legais e ilegais na Europa, EUA e Brasil.

Analise comparativa sobre a Imigração nos EUA, Brasil e Europa

Se pararmos para analisarmos, do ponto de vista dos imigrantes, o Brasil é o melhor para entrar, simplesmente pelo fato do país ter sido construído a partir de imigrantes que vieram para cá em busca de melhores condições de vida. Alemães, italianos, franceses, japoneses... e também no Brasil para ser legalizado – naturalizado - basta o imigrante adquirir a nacionalidade na forma de lei ou estar morando no país há 15 anos.
Na Europa, esse processo é mais difícil, pois lá é considerado quase um crime ser imigrante por isso que a maioria deles sofre xenofobia. Os nativos os condenam pela sua falta de emprego, porem são  seus próprios líderes que permitem a entrada para trabalhar pois os próprios nativos se recusam a trabalhar.  


A imigração na Europa é grande pelo fato de ser conhecida como um grande centro de historia e de belas paisagens e tem aumentado nas ultimas décadas, por causa disso que no dia 1º de Abril de 2009, o Parlamento Europeu debateu um documento destinado para a melhoria na educação dos filhos de imigrantes com intuído de haver uma maior união entre os imigrantes e país que o “acolheu”.   
O documento pede a igualdade na educação tanto para as crianças europeias como para os filhos dos migrantes. "Se os pais sentirem que são bem-vindos na comunidade, ficarão muito mais motivados para apoiar os seus filhos", refere-se o  eurodeputado finlandês. Hoje em dia, o cidadão nativo europeu  que possui uma mente mais aberta esta aprendendo a viver com o imigrante como igual, uma pena é que nem todos possuem essa mente aberta e ainda os tratam da pior maneira que um imigrante pode ser tratado, com xenofobia.
No começo do texto descrevi que o melhor para entrar seria o Brasil, mas os Estados Unidos atualmente não está ruim. Seria um ‘meio termo’ entre a Europa e o Brasil, pois antigamente os imigrantes não legalizados, QUANDO descobertos, eram imediatamente mandados para o seu país de origem, eram vistos como clandestinos, porem hoje em dia  os mesmo estão sendo regularizados e há também uma legalização maior dos imigrantes que entram no país em busca de melhores condições de vida, vale ressaltar que a grande maioria é mexicanos que cruzam a fronteira, ás vezes como fugitivos.

A imigração é algo comum para o ser humano quando procuram algo melhor mas nem todos os cidadãos dos países estão “preparados” para isso. 

Alexandra Maria, Carolina Padilha e Giovana Fagundes


Imigração: diferenças entre Europa e EUA

Por ano entram cerca de 500 mil imigrantes ilegais na Europa, alguns países Europeus não se dão muito bem com imigrantes, as intensas manifestações contra eles na Europa ressurgiram na década de 1990, fazendo com que sofressem descriminações e até mesmo perseguições. A imigração europeia se deu principalmente pela queda do socialismo e também depois da Segunda Guerra Mundial, no começo foram bem recebidos, pois os Europeus necessitavam de seu trabalho para sua reconstrução, mas depois que não precisavam mais deles os deixaram de lado relegados a sua própria sorte, e tendo de viver em subúrbios ou bairros deteriorados.
Antes a imigração no estado Unidos não era tão simples, o estado deportava vários imigrantes ilegais. Com o presidente Barack Obama no poder as coisas estão mais “light”, e os GREEN CARDS podem ser adquiridos mais facilmente, isso acontece por os EUA está em crise e os gastos dos visitantes pode os ajudar a se recuperar, essa mudança política tem beneficiado mais de 800 mil imigrantes que vivem sobre o medo da deportação, a medida não da cidadania a eles, mas permitira a sua estadia legal nos Estado Unido por vários anos.

Emilia Haubrich ,Isabela Cazzuni  e Nathalie Cassel

Imigração no Brasil

A imigração no Brasil começou em 1530 com a chegada abrangente dos portugueses primeiramente que tinham o objetivo de cultivar um grande plantio de cana-de-açúcar.  Nas primeiras décadas do século XX pessoas de outros países vieram mais para cá em busca de melhor qualidade de vida, assim compravam terras e começavam a plantar. Durante o período de tráfico de pessoas, inúmeros escravos africanos vieram dentre o século XVI até XIX.
A entrada de estrangeiros em uma época foi proibida pela legislação portuguesa do Brasil no período colonial, mas isso não impediu que Espanhóis, Franceses, Italianos, Judeus, Holandeses e Japoneses chegassem e se estabelecessem aqui. 
O processo imigratório vindo de pessoas de vários países contribui de uma forma positiva para a cultura do Brasil, onde é um país muito diversificado.

Imigração nos Estados Unidos

imigração começou no século XVII e os índios foram obrigados a imigrar para o oeste e ficar por ali, logo depois os ingleses e outros colonos ingleses, a grande massa imigratória para o EUA, ainda como colônia.
A Inglaterra vivia um momento tenso e por causa disso imigraram para a América do Norte, A partir de então, milhares de protestantes se deslocaram para ali, dando origem à região conhecida como Nova Inglaterra, o que também fez a formação das Treze Colônias.
A medida que os colonos chegavam, a migração ao Oeste se expandia. Territórios franceses e espanhóis foram adquiridos pelos norte-americanos, somando-se às Treze Colônias com diversos novos territórios. Grupos indígenas foram sendo excluídos para dar espaço a essa expansão. Os escravos foram trazidos da África para a América do Norte entre 1609 e 1807, durante o tráfico negreiro, a maioria dos quais chegou no século XVIII.
No século XIX os Estados Unidos a imigração de milhões de imigrantes, entre 1820 e 1930, entraram 5 milhões de alemães, 4,5 milhões de irlandeses, 3,5 milhões de ingleses e 900 mil franceses do Canadá nos Estados Unidos.
No final do século XIX, os imigrantes do norte e centro da Europa foram superados pelos imigrantes do Sul da Europa, em sua maioria italianos. Entre 1870 e 1980 entraram 5,3 milhões de italianos nos Estados Unidos, também chegaram 2 milhões de poloneses e  judeus com quase  2 milhões de imigrantes entre 1880 e 1924.

               


Imigração na Europa
Durante o século XIX até o início do século XX, o sistema econômico e político em países da Europa fez com que tivessem grandes levas de imigrantes.
Alguns grupos eram vitimas de discriminação e perseguições. O fluxo da Europa Ocidental para a América reduziu-se com a Primeira Guerra Mundial.


Isabel Vitória De Mello Pisaroglo e Nuna Tâmis Gonçalves Do Vale



Comparação da imigração entre Europa, EUA e Brasil:

Europa: A Europa já foi grande incentivador da imigração visando a reposição de mão de obra barata no pós-guerra. Hoje essa abertura está muito restrita, países que fazem parte da união europeia.

EUA: O pais é um dos que mais recebem imigrantes desde que começou a ter imigrantes. Até os dias de hoje muitas pessoas vão aos EUA mesmo sendo legais ou ilegais e vão atrás de uma vida melhor através de  um emprego.


Brasil: A imigração no Brasil começou desde que os primeiros colonizadores vieram ao nosso país, imigrantes vinham com o objetivo de procurar trabalho e outro para explorar a riqueza do nosso país e levar para o deles, compravam pequenos lotes de terra e se instalavam ali mesmo. Muitos dos imigrantes vindo ao Brasil vinham como escravos para trabalhar no interior do nosso pais. 

Stéphani Steffen e Lisiane de Lima