sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Olga

Após assistir o filme Olga (Direção de Jayme Monjardim) os estudantes da turma 9A2 (Escola Emílio Meyer) descreveram aspectos da vida desta militante comunista das primeiras décadas do século XX. 
Como outras militantes viveu na Europa e na América e em ambos continentes lutou pelos seus conceitos de sociedade pelos quais pagou com sua vida.

Mauro Marques (editor)




FILME OLGA

Tiago Ulzafar 

Olga Benário nasceu em 1908 em Munique, Alemanha, em uma família judia. Em 1923 ingressou na juventude Comunista de seu país e começou a militar politicamente, anos depois, foi acusada de praticar crimes contra o estado e foi presa.
Depois de ser solta Olga liderou um grupo que tirou da prisão o líder comunista Otto Braun e, em seguida fugiu para a União Soviética. Em Moscou, obteve treinamento militar e conheceu Luís Carlos Prestes. No Brasil, em 1935, o casal ficou no Rio de Janeiro, realizando os preparativos para a revolução. Ali a revolução duraria cinco dias, mais que em recife e mesmo no Rio de Janeiro, onde o levante é rapidamente sufocado.
Apos a derrota da revolução no Brasil, Olga e Prestes tornam mais severa a sua clandestinidade, mas, denunciados caem nas mãos dos fascistas de Vargas no início de 1936.
Em 1936, o governo de Vargas decidiu levar Olga de volta para Alemanha nazista, mesmo de a militar estar grávida. Numa prisão na Alemanha nasceu sua filha Anita Leocádia Prestes. Após o período de amamentação, sua filha Anita foi entregue a seus avós. E em 1942, Olga foi executada numa câmera de gás de concentração de Bernburg.
Um dia antes de morrer, Olga escreve sua última carta, revelando não se render a morte porque acreditava que a causa dos proletários prosseguia, e que novas gerações viveriam em um mundo sem a exploração do homem contra o homem.
r revolucionário brasileiro que lá vivia desde 1931. Foi indicada para fazer a segurança de Prestes na viagem que ele faria para o Brasil. Ambos adotaram nomes e nacionalidades falsas, mas se apaixonaram verdadeiramente como Antônio Vilar e Maria Bergner Vilar.
Quando chegou ao Brasil, em 1935, o casal ficou no Rio de Janeiro, realizando os preparativos para a revolução. Ali a revolução duraria cinco dias, mais que em recife e mesmo no Rio de Janeiro, onde o levante é rapidamente sufocado.
Apos a derrota da revolução no Brasil, Olga e Prestes tornam mais severa a sua clandestinidade, mas, denunciados caem nas mãos dos fascistas de Vargas no início de 1936.
   Em 1936, o governo de Vargas decidiu levar Olga de volta para Alemanha nazista, mesmo de a militar estar grávida. Numa prisão na Alemanha nasceu sua filha Anita Leocádia Prestes. Após o período de amamentação, sua filha Anita foi entregue a seus avós. E em 1942, Olga foi executada numa câmera de gás de concentração de Bernburg.
Um dia antes de morrer, Olga escreve sua última carta, revelando não se render a morte porque acreditava que a causa dos proletários prosseguia, e que novas gerações viveriam em um mundo sem a exploração do homem contra o homem.

Consulta: http://profemarli.comunidades.net

  A vida de Olga Prestes


Larissa Aguiar, Nicole Rode  


Olga Benário, nasceu em 1908 em Munique, na Alemanha, em uma família judia classe média ,seu pai um Advogado e sua mãe uma Socialite, na década de 1920, entrou na Juventude Comunista de seu país, logo após se tornou membro do Partido Comunista alemão, com quinze anos, teria sido acusada por cometer crimes contra o estado, e em 1929 foi pressa.
Após ser solta liderou um grupo que tirou da prisão o líder comunista Otto Braun, depois disso foi diretamente para a União Soviética, onde passou a trabalhar na Internacional Comunista, Foi lá que ela conheceu Luís Carlos Prestes, Líder Revolucionário Brasileiro que lá esta morando desde 1931.
Logo após 3 anos, Olga foi convocada para fazer a segurança de Carlos Prestes,na viagem  que ele faria ao brasil, com o intuito de realizar um golpe contra o governo de Vargas, durante desse período é importante lembrar que o nome de Carlos Prestes estava sendo usado em varias manifestações que estavam acontecendo no pais sendo coordenado pela ANL( Aliança Nacional Libertadora).
Olga e Prestes se apaixonam durante a viagem, onde eles começaram a ter relações, chegaram no Brasil em 1935 o casal ficou no Rio de Janeiro vivendo e realizando os preparativos para a revolução, em novembro aconteceu um levante armado e logo Carlos Prestes ordenou que esses movimentos fossem estendidos para todo o território nacional, o apoio havia prometido dos militares não aconteceu, teria algumas unidades do Rio de Janeiro e de Recife apoiando Carlos Prestes, e assim o governo brasileiro, controlou a situação, Olga Benário e Luis Carlos Prestes foram presos.

                           Momento Final                                 
                    
O governo de Vargas decidiu em 1936, deportar Olga para a Alemanha nazista,Olga estava gravida de Carlos Prestes de sete meses, em uma prisão feminina da Gestapo, nasceu sua filha Anita Leocádia Prestes, o nome de sua filha foi em homenagem Anita Garibaldi que lutou na revolução farroupilha, deram a Olga oportunidade de ficam com a filha até ter leite para amamentar a criança quando terminou, Anita foi morar com sua avó, Luis Carlos ficou quase dez anos preso no Rio de Janeiro, Olga preste foi executada  numa câmara de gás  no campo de concentração de Bernburg.

A História de Olga Benário

Eduarda Carvalho Alves e Emily Haubert Klering

Olga Benário nasceu em Munique em 12 de fevereiro de 1908 e morreu em Bernburg, em 23  de abril de 1942. De origem judaica, foi uma jovem militante comunista alemã.
Era filha de um advogado e de uma socialite em uma família judia de classe média. Com apenas quinze anos, ingressou na organização juvenil do Partido Comunista Alemão, a Liga Juvenil Comunista da Alemanha. Pouco tempo depois, mudou-se para Berlim com um militante comunista, então seu namorado, devido a conflitos com o pai, ativo membro do Partido Social-Democrata.
Acusados de alta traição à pátria, Olga Benário e Otto Braum  foram presos. Ela logo é solta, mas Otto não, e junto com alguns colegas militantes, planeja a libertação de Braum.
Na União Soviética, recebe treinamento político-militar.
Luís Carlos Prestes era um revolucionário brasileiro que residia na União Soviética desde 1931,  e voltaria para o Brasil com o intuito de realizar um golpe contra o governo de Vargas, e Olga foi designada para fazer a segurança dele. Olga e Prestes apaixonaram-se durante a viagem.
Chegaram ao Brasil em abril de 1935, fingindo serem um casal português, mas se mantendo na clandestinidade.
Algum tempo depois, muitos líderes comunistas foram presos, incluindo alguns amigos de Olga e Prestes. Em março de 1936 foram capturados pela polícia, e Olga foi levada para uma casa de detenção, onde descobre estar esperando uma filha de Prestes.
O julgamento de Olga Benário atendeu a um pedido de extradição do governo nazista, ela foi deportada em um cargueiro alemão . O navio chegou na Alemanha em 18 de outubro de 1936, e Olga foi levada para Barnimstrasse, uma prisão para mulheres da Gestapo, onde teve a filha, Anita Leocádia. A menina ficou com a mãe até o fim do período de amamentação, e depois foi entregue para a mãe de Prestes, sua avó.
Em março de 1938., Olga foi transferida para o campo de concentração de Lichtenburg, e um ano depois foi para Ravensbrück. Durante o tempo nesse campo, ela organizou algumas atividades de solidariedade e resistência.
Olga foi enviada para um campo de extermínio, onde foi executada em uma câmara de gás, juntamente com mais de 199 prisioneiras, em 23 de abril de 1942.
Após a Segunda Guerra Mundial, ela foi apresentada e cultuada na Alemanha Oriental como  exemplo da mãe vítima do nazismo.A filha de Olga Benário e Luís Carlos Prestes ainda é viva, e hoje é presidente do Instituto Luís Carlos Prestes.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário