sexta-feira, 20 de setembro de 2019

A Batalha de Passchendaele-1



Maria Francine
Turma: 3° D





O filme retrata o envolvimento do Canadá na Primeira guerra mundial aliado à Inglaterra, ou seja, na Tríplice Entente. 
A priori, vale ressaltar que um dos motivos que levaram à guerra foi o forte sentimento nacionalista adotado pelas potências europeias na época. Haja vista que nacionalismo é diferente de patriotismo, já que esse último é amor à pátria e o primeiro aversão ao estrangeiro, os soldados iam para a guerra com esses sentimentos no peito, pelo menos de início. Tanto que, David, um garoto asmático que estava livre do alistamento, faz questão de ir para guerra. Além disso, outra cena mostra esses sentimentos, quando a população está reunida e vozes de autoridade pede para os garotos que atendem as necessidades de alistamento se levantarem e perguntam ''por que não estão servindo à pátria?''.
A fase da Primeira guerra mundial retratada no filme é a guerra sem movimento, mais conhecida como guerra das trincheiras. Trincheiras são buracos usados como estratégia de guerra onde os soldados podiam se esconder e atirar sucessivamente, já que esse período também é marcado pelo desenvolvimento tecnológico e bélico. Assim que David e o renomado soldado Michael Dunne chegam nas trincheiras, as mesmas estão alagadas, fato que possibilitava a transmissão de doenças por ratos e pelos corpos sem vida que se decompunham de maneira submersa. 
Ao longo da guerra, e do filme, é possível observar a perda da essência do conflito devido ao desgaste físico e psicológico apresentado pelos soldados, impulsionado justamente pela escassez de comida, pela transmissão de doenças e pelo bombardeamento constante. Tanto que em um trecho do filme o sargento Michael Dunne diz ''estamos em um matadouro e ninguém sabe o porquê'', dessa forma, os sentimentos nacionalistas e patriotas foram perdidos, até por David, pois a única vontade era voltar da guerra com vida. Pois o filme, que é baseado em fatos reais, apresenta a realidade de que 1 em cada 10 canadenses não voltaram, fato significativo se considerada as proporções da guerra.
No fim, o sargento Michael Dunne é um dos que voltam sem vida sendo enterrado em um cemitério com mais milhares de soldados mortos para que a Tríplice Entente vença a guerra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário