sexta-feira, 13 de setembro de 2019

A Batalha de Passchendaele-2

Maria Ionara Lima dos Prazeres
Turma: 3ºD

O filme retrata o cenário da Primeira Guerra Mundial e ao mesmo tempo conta a história do sargento Michael Dunne (Paul Gross) e de seu belo romance com a enfermeira Sara (Caroline Dhavernas).
O filme já começa com o sargento e seus soldados em uma área de combate, onde bombas estão sendo lançadas, os “inimigos” estão atirando, existem muitos homens mortos, a cidade e os prédios estão totalmente destruídos. Após quase ser morto e perder parte da sua equipe, o sargento é atingido por uma bomba e fica desacordado. Quando ele acorda, a primeira coisa que ver é a enfermeira Sara e é assim que começa o grande romance. 



Embora esteja fisicamente bem, o psicológico dele encontra-se abalado após ter presenciado tantas mortes. Depois que recebe alta no hospital, ocorre uma audiência e os soldados percebem que ele não pode voltar para os campos de batalha, então decidem que ele vai ajudar a recrutar novos soldados. Enquanto preenche as fichas dos jovens que estão se alistando para servir ele conhece David (Joe Dinicol) e descobre que ele é o irmão mais novo de Sara. O garoto (David) só estava querendo servir ao exercito para agradar o pai da garota que ele ama. Então Michael rejeita a inscrição porque não quer que o rapaz se machuque e porque ele sofre de asma (pessoas asmáticas não podiam servir ao exercito devido aos gases que eram liberados contra os inimigos).
O decorrer do filme é baseado praticamente no romance entre Michael e Sara.
Chega um momento do filme em que David consegue se alistar e é mandado para a guerra, então Michael dá um jeito de ir também apenas para proteger o garoto. Chegando aos campos de batalha tem-se um cenário assustador, lá estava chovendo muito, ou seja, o campo e principalmente as trincheiras estavam totalmente alagados, o que facilitava as chances de contaminação de doenças entre os soldados, por isso muitos morriam. Bombas eram lançadas frequentemente e o número de feridos era absurdo.
Meses depois Sara e Michael se encontram em um dos campos e ele promete que eles ainda vão se encontrar e que cuidará do irmão dela.

No filme ficavam duas pessoas em cada trincheira para se defender de bombas e do inimigo. Algo de errado acontece e a equipe que Michael está liderando precisa ir para a batalha para ajudar outros soldados, ao chegarem lá veem uma situação horrível, homens mortos sendo arrastados, bombas e tiros o tempo todo.
David tem um surto e sai correndo durante a guerra e acaba caindo em uma trincheira inimiga, eles o penduram em um tipo de cruz e permitem que Michael vá lá buscar ele e o traga de volta. No final, Michael acaba morrendo devido aos ferimentos, mas ele ainda consegue se despedir da sua amada Sara e David sobrevive. Por fim o Canadá vence a guerra e conquista os territórios desejados.

FILME: '' Em 26 de outubro de 1917 o exercito canadense entrou na batalha de Passchendaele. Em uma semana tomaram as ruínas da cidade ao custo de 5.000 vidas. A campanha toda durou 4 meses e fez 600.000 vitimas dos dois lados. Na primavera seguinte a ofensa inimiga tomou de volta todo o território conquistado em menos de uma semana.

- Tanto a batalha de Passchendaele quanto a Primeira Guerra Mundial foram um massacre. Milhões de famílias foram destruídas, cidades foram devastadas e a quantidade de feridos foi terrível.
- A Primeira Guerra Mundial durou 4 anos ( 1914 à 1918), morreram aproximadamente 9 milhões de pessoas.
As situações que os soldados eram submetidos era simplesmente desumana.

- As Trincheiras: eram buracos enormes usados para proteger os soldados das tropas inimigas. As chances de você ficar doente lá eram enormes, pois muitos homens morriam e isso atraía animais como ratos, e as contaminações eram enormes. E como visto no filme, elas estavam quase sempre alagadas e isso só piorava a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário