quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cultura e meio ambiente na sociedade global

Cultura Através da Globalização

“Nós vivemos na era da globalização e os limites vão desaparecendo”. Quem não ouviu no mínimo uma destas expressão nos últimos anos? A globalização é um chavão de nosso tempo, uma discussão que está na moda, onde opiniões fatalistas conflitam com afirmações críticas e temores de uma homogeneização. Tudo isso está no centro de debate.
O impacto cultural da globalização foi alvo de muita atenção. Imagens, ideias produtos e estilos disseminam-se hoje em dia pelo mundo inteiro e de forma muito rápida. O comércio, as novas tecnologias de informação, os meios de comunicação internacionais, a migração global, sem restrições de cultura transpõem as fronteiras das diversas nações.
Muitas pessoas defendem que vivemos ao redor de informações uma rede de comunicação mundial informações compartilhadas por uma quantidade enorme de pessoas. Se continuar essa troca de cultura o mundo pode acabar com uma só cultura tendo apenas uma só língua.

Nomes:Bruno Correia Francisco ,João Pedro Fiuza  e Fayra Garcia - 8s1
Indiara Wogt , Laraíne Araujo e Pâmela Antonetti - 8s1


Globalização Cultural             

A globalização é como um conjunto de transformações na economia, política entre outros temas os quais ampliaram o fluxo de mercadorias e integraram os países e ainda aceleraram a difusão de informações.
Uma dessas áreas da globalização é a cultura a qual vamos falar aqui.
Em 1940 foi contextualizado de que com o avanço das comunicações mundiais teria se formado uma ''cultura popular'' planetária harmoniosa. O capitalismo e a produção industrial acabou estimulando a ''indústria cultural'' onde tentam de qualquer forma criar estilos de vida consumista dentro de nossos ''padrões culturais''. 
Estamos em uma sociedade onde TV, rádio, programas, revistas e até mesmo músicas nos estimulam a sermos consumistas. Assim, sempre vamos em busca de algo ''novo'' e tornamos nossos produtos obsoletos.
A globalização não aconteceu do mesmo modo em todos os países do mundo, assim os países que controlam a produção acabam implantando certo padrão comportamental e de vida nos outros. Esta ação deu acesso a culturas diferentes, mas por outro lado acaba descaracterizando a cultura de cada país.
A principal ferramenta para essas mudança foi a telemática  (telecomunicações  + informática), que quebrou os antigos padrões de tempo e espaço facilitou o acesso a essa ''avalanche'' de outras culturas que com o tempo modificaram a nossa.
A globalização cultural fez com que tivéssemos mais acesso as outras culturas, mas assim também os donos da produção cultural implantam cada vez mais suas influências nos demais países.

Globalização e Cultura
  
Assim como em outros aspectos, a cultura sofre a interferência do acelerado processo de globalização, uma vez que disseminação da cultura não ocorre de maneira igualitária no mundo.
Na globalização, os países que controlam a produção cultural em massa acabam por instalar um padrão comportamental e produtivo e desse modo há uma imposição desigual de valores específicos, coordenada por uma pequena parcela de nações.
E o caso da hegemonia dos EUA que ao se tornar potência econômica e política passa a ditar modelos a serem seguidos pelo restante do mundo. Como exemplos destacam-se o perfil do cinema de Hollywood, hábitos alimentares como Fast food além da influência musical e do predomínio do idioma inglês.

TATIANE DO AMARANTE – 8S1.

Indústria Cultural

A indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádio, revistas e outras formas de descontração baseados na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado. 
Este cenário desencadeou a formação da indústria cultural que é o conjunto de empresas, instituições e redes de mídia que produzem,distribuem e transmitem conteúdo artístico-cultural com o objetivo de adquirir lucros.
No Brasil, a indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos e culturas estrangeiras no lugar de ensinar a incentivar o interesse sobre a história e as tradições do próprio país. Infelizmente, a triste realidade brasileira demonstra que são focados apenas objetos de compra e venda e não propriamente a cultura no qual esta se propunha. 
 A produção realizada pela indústria cultural é centralizada no interesse lucrativo,o que impõe um determinado padrão a ser mostrado que transforma o espectador numa pessoa de crítica rebaixada e de mente narcotizada.

Nomes: Cristian Alexandre Marcelo Henrique e Leonardo Agustinho - 8s3
Globalização e Meio ambiente

A globalização é a união de países pensando num bem comum, econômico e social, integrando pessoas do mundo todo. Essa foi a forma que as pessoas, as empresas e os governos encontraram de trocar ideias e aspectos culturais fazendo negócios entre si. A internet foi o que mais ajudou as pessoas a se comunicarem e fazerem negócios com pessoas do outro lado do mundo como a China por exemplo.
A globalização sempre abusou do meio ambiente. Já que as indústrias para conseguirem lucro, não se importam de passar por algumas leis, e quem sofre é o meio ambiente.
A globalização no meio ambiente é quando as pessoas acabam usando a natureza para fazer produtos e levar para outros países. Atualmente, estamos extraindo e consumindo cada vez mais recursos naturais para atender as necessidades das populações. Como por exemplo, as árvores, estamos cortando elas para fazermos cama, cadeira, mesa, na construção civil existem casas de madeiras, barcos, jangadas, o papel é obtido da celulose da madeira e etc. 
 Quanto menos árvores tivermos, mais CO2 vamos ter, e vamos ficar sem o ar puro, fazendo assim o “Efeito estufa”. O efeito estufa provoca o aquecimento global, causando elevações da temperatura do planeta, gerando sérias complicações como: furações, secas, enchentes, extinções de animais e vegetais, derretimento dos pólos e vários outros problemas que o homem e não tem condições de enfrentar ou controlar.
 Nas águas, muitas fábricas e pessoas jogam nos rios produtos químicos e lixos domésticos, causando morte em muitos peixes e não tendo assim mais água potável para beber. Especialistas acreditam que, dentro de poucos anos, umas das principais disputas entre povos e Estados será pelo controle de água potável.

Nomes: Rafael Pugliero e Henrique Costa - 8s3


Entramos no século XXI extraindo e consumindo cada vez mais recursos naturais para atender às necessidades das populações, como construção de moradia, irrigar plantações, fornecer matéria-prima para a indústria..
Uma característica marcante de inicio de século XXI é o agravamento, em âmbito global, de problemas ambientais que afetam nossas vidas, como por exemplo, a poluição do ar, o desmatamento indiscriminado, a escassez de água  potável e o aquecimento global.

A Questão da Água

Com o aumento da produção industrial e agrícola,,o abastecimento de água é um problema que coloca em risco imediato a vida na terra. Muitos países são carentes em água potável.      
Cerca de 60% da água disponível para o consumo é utilizada na irrigação agrícola,o que aumenta a oferta de alimentos, mas diminuiu muito o volume de água disponível para suprir as necessidades básicas da população cada vez mais numerosa.
O uso dos produtos químicos como fertilizantes e pesticidas, assim como o despejo de esgotos domésticos e indústrias sem tratamento por exemplo, vem contaminado nascentes e rios, no campo e na cidade, tornando as águas impróprias para o consumo.
Especialistas acreditam que,dentro de poucos anos,uma das principais disputas entre povos e estados será pelo controle de água potável.
O Brasil é um dos países mais ricos em água.Cerca de 12% de água doce superficial disponível na Terra estão aqui. Porem essa água tem uma distribuição desigual. A região norte, com 7% da população possui 68% da água do Brasil ;enquanto o nordeste com 29%  da população,possui 3% e o sudeste com 43% da população , conta com apenas 6%. Só a Amazônia tem 80% da água existente no Brasil.
Além,disso o desmatamento e a poluição dos rios tornam essa situação ainda mais série, e em consequência disso tudo, quase metade dos brasileiros (45%) não tem acesso a serviço de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário.
Com tantas coisas ruins acontecendo com o meio ambiente os governos não ficaram alheios e criaram conferencias ‘globalizadas’ para discutir sobre o que está acontecendo com o meio ambiente.
Uma delas foi a RIO+20, que foi uma conferencia realizada entre os dias 13 à 22 de junho de 2012 na cidade  do Rio de Janeiro.
Seu objetivo foi discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável do país. Nessa conferência ocorreram atividades auto-gestionadas de articulação, incluindo seminários, debates e oficinas, além de atividades culturais, espaço de mídia livre e para entender de economia solidária.
 
Direitos humanos
O que são direitos humanos? Para muitos só mais uma coisa que protege bandidos. Mas não é isso, essa é uma maneira fútil de enxergar um órgão que defende a igualdade e os direitos dos seres humanos.
Direitos humanos é um assunto difícil de se conversar, pois há várias definições para direitos humanos, como os direitos civis e políticos, que são os direitos de ser uma pessoa livre, o direito a vida e o direito de igualdade perante a lei, que ainda hoje, temos dificuldade em exercê-la, pois todos sabemos que algumas pessoas sempre serão privilegiadas , principalmente no Brasil.
 A globalização dos direitos humanos é uma coisa difícil, pois várias vezes a cultura do país interfere os direitos humanos, principalmente os dogmas religiosos, que há tempos vem atrapalhando os direitos básicos. Um exemplo são as religiões islâmicas que interfere nos direitos das mulheres, que são tratadas como submissas, tendo seus direitos oprimidos.

Nomes: Roger de Moura  e Eduardo Pereira   8s3
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário