domingo, 16 de junho de 2013

Origens da Escrita



A seguir, uma série de observações sobre a origem da Escrita, seus usos e importância no processo civilizatório humano e na História como disciplina e área de conhecimento/pensamento.
São trabalhos da turma 1Ai1, do CEEPRO Visconde de São Leopoldo.

O editor

A prática da agricultura e da criação de animais trouxe  a necessidade de obter  maneiras de registrar  e contar  os animais e vegetais pertencentes a uma comunidade.

A escrita proporcionou uma eficiência no modo de registrar os alimentos, apareceu a literatura, isso foi feito para registrar ideias, lendas e etc.
Os estudiosos do século XIX consideraram a invenção da escrita o acontecimento fundamental, a ponto de determinar a dimensão do passado humano em pré-história o período anterior ao desenvolvimento da escrita.
A escrita apenas registra ideias e pensamentos que os seres humanos  produzem e que  podem ser transmitidos e registrados.

Alunos: Diulia, Welinton, Matheus Wasem


É um sistema de representação convencional da fala por meio de símbolos. A escrita surgiu marcando muitos historiadores e a passagem da pré-história para a história. A importância da escrita é que a criação de animais trouxe a necessidade de obter maneiras de registrar e contar os animais e vegetais permanentes na comunidade.
Ela foi apenas uma entre tantas transformações que ocorreram em um pequeno espaço de tempo. Alguns estudiosos consideram a invenção da escrita um acontecimento fundamental, pois o ponto de determinar a divisão do passado humano, e ela permitiu proporcional o modo de registrar os estoques de alimentos e o aparecimento da literatura.
Dizem que quem criou a escrita foram os sumérios. O povo sumério ocupava a região da Mesopotâmia e começou a desenvolver a escrita com símbolos e desenho feitos em tabletes de argila por volta de 4.000 a .C. A criação da escrita permitiu o registros de eventos sociais e características culturais dos povos antigos para as gerações futuras. 

O povo egípcio também desenvolveu sua escrita porém um pouco depois dos sumérios, naquela época haviam duas formas de escrita no antigo Egito: a demótica e a hieroglífica. Eles usavam essas escritas para escrever sobre a vida dos Faraós nas pirâmides.
Na alta Idade Média, Alcuíno um monge inglês criou outro estilo de alfabeto ao pedido de Carlos Magno, este estilo também possuíam letras maiúsculas e minúsculas, isso aconteceu no século VIII.

Nomes: Stefanie T., Giovana S. e Luisa D. 


A escrita começou através dos povos da Mesopotâmia que inicialmente registraram símbolos através de tabletes de argila.
A adoção da escrita, além de proporcionar um eficiente modo de registrar os estoques de alimentos, permitiu o aparecimento da literatura isto é, dos registros das ideias, lendas e etc.
Os estudiosos do século XIX consideraram a invenção da escrita um acontecimento fundamental, ao ponto de determinar a divisão do passado humano em pré-história, período anterior ao desenvolvimento da escrita e história, que inicia a partir da utilização da escrita .
No entanto, ela foi apenas uma entre tantas outras transformações que ocorreram em curtíssimo espaço de tempo, permitindo o registro de eventos sociais e características culturais desses povos para as gerações futuras.


A civilização da escrita – através da criação do alfabeto - começou por volta do século X a.C. Os gregos partindo do alfabeto fenício, adaptavam estabeleceu o seu próprio sistema de escrita. Este alfabeto foi mudado por vários séculos ficando definido com 24 letras entre elas 19 consoantes e 5 vogais.
A escrita é muito importante nós seres humanos pois é através dela que nos comunicamos.
A prática da agricultura e da criação de animais trouxe a necessidade de obter maneiras de registrar e contar isso, uma das maneiras encontradas foi a escrita, apenas ideias e pensamentos que os seres humanos produzem e podem ser transmitidos e registrados por outros meios, seja em desenhos nas paredes de cavernas, pela oralidade ou pela simbologia.

Nomes: Laura Ruaro, Marcelo  Andres e Milena Koch.    




Entre as diversas maneiras de se comunicar, a escrita está entre nós desde muito tempo e é uma das mais antigas do mundo. Por muitos séculos esta tem sido a forma de mostrar ao homem do presente um passado distante. As primeiras comunicações que se tem noticias são das inscrições nas cavernas entre 8000 anos antes de Cristo.
A escrita é uma das grandes invenções até hoje, surgiu da necessidade que o homem sentiu de registrar e armazenar dados entre povos da civilização, é afirmado que vale o que está escrito, visto que causa impacto relevante de uma questão duvidosa. 


Vemos na escrita na maioria das vezes a intenção de produção de textos que futuramente serão alvo de leitura. Com tudo, é preciso tomar cuidado com a afirmação, pois justamente por causa delas, é possível que seja desencadeada por muito tempo um processo de mentira, sem que as pessoas percebam. Se queremos deixar nossas marcas para gerações futuras, assim como foi deixado por nossos antepassados, que seja conteúdo marcado pela escrita.

Nomes: Victoria, Maiara e Diego



O exemplo egípcio

Com o passar do tempo, os povos que praticavam a agricultura, passaram a aperceber que precisavam registrar de alguma forma seus bens, tendo iniciação uma comunicação através de “Pintografias” para mais tarde se transformarem em escrita.
A escrita teve sua origem a mais ou menos 8.000 a.C. Com a escrita e com o tempo, a escrita serviu como fonte de registro de bens que um grupo tinha. Logo surgiu então a literatura, a expressão de ideias, lendas e mitos através da escrita. A escrita não era para todos, muitos não tinham o conhecimento da leitura e como se escrevia.
Com o tempo a escrita foi estudada no século XIX por estudiosos, a  partir desse estudos, foi considerado que a escrita é o ponto fundamental para divisão do passado humano e a Pré-história.



A escrita não foi nada mais além do ato no qual o ser humano colocou suas ideias, seus sentimentos, registros em forma de textos, poesias, documentos, músicas em um pedaço de papel ou até em pedaço de pedra, papiro ou tablete de barro.

Entre muitas formas da escrita uma das mais importantes é a Egípcia que surgiu em volta de 3.000 a.C em forma de “Pintografia” que nada mais eram que desenhos e imagens. A escrita Egípcia era divida em três partes: Hierógrafo, Hierático e Demótico. As pessoas responsáveis em aprender a arte da escrita no Egito Antigo eram os Escribas, pessoas que eram contratadas para escrever para os outros.
Um Escriba demorava doze anos para aprender a escrever as sentenças de Hierógrafos. O aprendizado começava aos quarto anos de idade.
A escrita Demótica foi a forma cursiva popular da escrita Hierática dos Egípcios que esteve presente do século VI a.C ao V d.C, já a Hierática era o traço cursivo usado para simplificar e abreviar a escrita Hieroglífica.



Os Hierógrafos eram feitos para agradar os Deuses, os signos eras desenhados com amor e precisão.
A Hierática servia para copiar rapidamente em texto longo, já a Demótica era utilizada na vida cotidiana.
Podia-se escrever da direita para esquerda ou da esquerda para direita, de cima para baixo, mas nunca de baixo para cima. Eram vinte quatro signos,  Hieróglifos simples,depois 150 signos de consoantes múltiplas.
Mas tudo isso não possuía sentido se não soubéssemos traduzi-los. Quando um jovem general Napoleão Bonaparte conquistador do Egito em 1798 numa expedição na qual uma construção de um forte em 1799 encontraram aos redores da cidade de Roseta uma pedra preta, coberta de inscrições de escritas em três línguas diferentes, nas quais uma poderia ser facilmente traduzida logo abaixo se encontrava escrita em Grego e no meio em Herático e logo acima em Hieróglifo.
A expedição de Napoleão levou para a Europa um grande acervo de obras do Egito das quais uma delas era a Pedra da Roseta, mas o ponto de vista dos historiadores o esforço não passava de um grande livro não ilustrado cujo o texto permanecia indecifrado.

 O linguista francês Jean-François Champollion foi quem conseguiu decifrar a escrita egípcia,começando em 1815 e chegou a estabelecer uma chave em 14 de setembro de 1822 usando uma exclamação “-Matei a charada”. Ele compreendeu como traduzir por sons.
Com isso, um valor incalculável foi descoberto, só na tumba de Ramsés II foi encontrado milhões de pergaminhos com Hierógrafos. Com isso dissemos que a escrita egípcia é uma das mais formidáveis escritas da antiguidade. E com certeza uma grande revolução da época antiga.

Alunos: Brenda, Jéssica e Rafael.


Nenhum comentário:

Postar um comentário