quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pré História



 Paleolítico x Neolítico

O Paleolítico também conhecido como Idade da Pedra Lascada vai até o período 8000 a.C. Este período ficou marcado pela fabricação de ferramentas como; machados, lanças, cajados, facas e outros objetos de pedra, ossos e madeira. Estas ferramentas eram utilizadas para a caça e pesca para a sobrevivência do seu grupo.
Os homens eram conhecidos neste período por nômades que mudavam-se constantemente em busca de alimentos e água.  Não eram acumuladores e nem produziam para o comércio, mas apenas para a sobrevivência do grupo.


A liderança do grupo era estabelecida através da lei do mais forte e mais experiente entre eles, as mulheres eram responsáveis pela preparação dos alimentos e cuidar dos filhos. A comunicação entre eles neste período era baseada por sons (ruídos), e pinturas rupestres (desenhos feitos nas paredes das cavernas onde se alojavam), com esses desenhos marcavam o tempo, trocavam "ideias" e transmitiam sentimentos e mensagens.
Outra grande descoberta deste período foi a criação do fogo que era feito através de dois processos:

- Lascavam duas pedras sobre um maço de palha seca e pela faísca obtida, pegava fogo na palha.
- Outro processo era de um graveto e uma madeira com furo onde através da fricção do graveto com a madeira e a palha seca, se obtinha fogo. Com o fogo eram feito alguns rituais religiosos e funerários (Arqueólogos encontraram em algumas regiões, potes de cerâmica com restos mortais e objetos pessoais dentro de cavernas).



No período paleolítico os seres humanos eram nômades, viviam em bandos e ajudavam uns aos outros, produziam armas, ferramentas de madeira, osso, lascas de pedra. Desse instrumento que surgiu o nome idade da pedra lascada. O primeiro grande momento do homem foi quando ele conseguiu obter fogo, a idade da pedra lascada durou aproximadamente de 60 mil a 10 mil A.C.
Já o período neolítico refere-se a etapa da evolução cultural do homem em que ele começou a polir a pedra, melhorando seus instrumentos de caça e uso pessoal, inventaram a roda e aprenderam a confeccionar tecidos. Desenvolveram os meios de transporte, como a barca e carros puxados por animais, o aprimoramento de técnicas agrícola e a criação de animais fizeram que os homens se fixassem, se estabelecendo em comunidades e construindo aldeias com casas de pedra ou madeira.
Essas comunidades passaram a realizar trocas de excedentes e também a guerrear entre si. A invenção da roda representou no período neolítico grande avanço na evolução cultural do homem.

Curiosidades:

O mamute, animal extinto há 12 mil anos, em decorrência da caça era o animal com partes mais aproveitadas pelos povos da pré-história.

·  Por sua maciez, a língua e o miolo eram oferecidos como alimento às crianças e idosos;
·   A gordura servia de combustível para tochas;
· A pele era usada para confecção de roupas. Impermeabilizada com a gordura servia para cobrir as cabanas;
·  Os tendões eram utilizados como linha de costura, para atar machadinhas de sílex ou osso a cabos de madeira;
·   A carne era consumida crua ou cozida. 


O Neolítico também conhecido como Idade da Pedra Polida vai até 5000 a.C.o  início deste período é marcado pela época em que quase todo o planeta ficou coberto de gelo.
O desenvolvimento da agricultura permitiu ter uma vida menos dependente da natureza, sendo assim, não necessitava mais coletar frutos e vegetais na mata. Esta melhoria permitiu um aumento significativo na quantidade de produção de alimentos.
Com as melhorias na agricultura, o homem deixou de ser nômade para se tornar sedentário. Este fato permitiu o desenvolvimento das primeiras comunidades (tribos, aldeias, vilas e cidades), que primeiramente se desenvolviam nas margens de rios e lagos par melhor produção de alimentos.


Nas primeiras comunidades, a organização do trabalho tornou-se muito necessária. Os homens caçavam, pescavam e protegiam a comunidade e as mulheres de cuidar da agricultura, na preparação dos alimentos e dos filhos.
Com o aumento de produção, o home começou a armazenar os alimentos para os períodos de maior necessidade (geralmente para o inverno), com isso deu-se o início sa economia.
Neste período ocorreu um grande desenvolvimento das práticas religiosas (rituais), culturais e artesanais. Ficou marcado no período Neolítico a invenção da escrita e não somente os desenhos que eram feitos nas cavernas.


 A descoberta do fogo
 
   Para muitos a descoberta do fogo foi um grande passo para a humanidade. O fogo teria surgido há aproximadamente 500 mil anos no período paleolítico. A partir desse descobrimento o homem primitivo aprendeu a utilizar o fogo ao seu favor, ajudando na proteção contra os predadores e o frio mortal. 
Aprendeu também após essa descoberta a cozinhar o seu alimento. No inicio não foi tão fácil assim, porque para os homens primitivos conseguirem fogo tinham que esperar um raio cair em uma árvore causando um incêndio. Através da observação o homem primitivo consegui criar o fogo.

  O descobrimento do fogo teve duas fazes importante. Uma delas foi quando batia uma pedra em outra fazendo sair faíscas que se espalhavam pela palha formando o fogo. A outra era friccionando um graveto seco em uma madeira que da mesma forma saia faíscas que se espalhavam pela palha formando o fogo. Mas para poderem utilizar o fogo eles precisavam aprender como manter aceso o que os levou a observação novamente, pois precisaram observar que o vento sobre a brasa resultante da queima da madeira natural fazia com que a chama reaparecesse, assim como o sopro também fazia.

  O controle inicial do fogo foi importante para os primeiros agricultores no período Neolítico preponderante (importante) para o desenvolvimento da civilização atual. No decorrer da historia, o homem encontrou formas diferentes de utilizar o fogo: luz e calor resultantes da rápida combinação de oxigênio, ou em alguns casos de cloro gasoso, com outros materiais. Também foi utilizado para cozinhar, para clarear a terra onde o homem ia plantar, para aplicação em recipientes de barro a fim de se fazer cerâmica e também a aplicação em pedaços de minério para se obter cobre e estanho, combinando-os em seguida para fazer o bronze (cerca de 3000 AC), e mais tarde obter o ferro (c. 1000 AC).
  O homem teve que aprender primeiro a dominar o fogo, para depois poder utilizar de diferentes modos como é ate hoje, onde ainda usamos alguns como o resultado da rápida combinação de oxigênio que é luz e calor, para cozinhar e etc. Mas mesmos ate hoje essa energia é aprimorada e modificada.
  A descoberta do fogo fez com que os homens primitivos não morressem de frio, nem de fome e possibilitou e evolução do ser humano, através do fogo algumas tribos deixaram de ser nômades e passaram a ser sedentários porque conseguiam se manter em um só local através de fogo. Por isso essa descoberta foi muito importante. 

 Luzia, o fóssil.

O fóssil humano mais antigo encontrado nas Américas recebeu o nome de Luzia, e possui mais de 12.000 anos. Este fóssil é um crânio de uma mulher, com cerca de 20 anos, e foi encontrado no início dos anos 1970, na Lapa Vermelha pela missão franco-brasileira.  Dizem que Luzia tinha 20 e poucos anos, e seu rosto lembra os rostos atuais da África. Luzia tinha faces estreitas, um crânio longo, olhos arredondados, um nariz largo, e grandes lábios. 




Luzia foi reconstruída em três passos: O Fóssil copiado, a Face de Argila, e o Resultado. No primeiro passo, o crânio foi submetido a tomografias, e reconstruído com um material sintético. No segundo passo, o crânio sintético foi refeito com argila. E finalmente, no terceiro passo, obtiveram o resultado. Luzia tinha traços africanos.

A descoberta de Luiza mostrou que um grupo, bem mais antigo, chegou à América antes dos outros, e que Luzia seria descendente desse grupo. Esses primeiros colonizadores teriam saído do sul da China e chegado ao continente americano há muito tempo atrás. Luzia viveu com esse grupo por milhares de anos, isolados, até desaparecer na disputa por caça e território com o grupo seguinte, ancestral dos índios de hoje.
Luzia foi o fóssil humano mais antigo das Américas, é negra, e provavelmente foi à ligação comum de toda a civilização americana.
Atualmente, estudam genética, biologia, e arqueologia para comprovar se ainda resta algo do fóssil entre nós.
Abaixo, a foto mostra o crânio de Luzia (esquerda) quando foi encontrado, e depois, quando foi reconstituído com material sintético, e argila (direita).





 Arte Rupestre

Arte rupestre, pintura rupestre ou gravura rupestre, são nomes dados às antigas pinturas já encontradas feitas no período paleolítico Superior (40.000 A.C.). São as primeiras manifestações artísticas de que se tem registro, pois os povos antigos só se manifestavam artisticamente e ainda não conheciam a escrita, se expressavam através da arte feitas em abrigos ou em cavernas, em paredes e tetos feitos de rochas, ou também em superfícies rochosas ao ar livre.
Apesar do homem pré-histórico não saber se comunicar ele se expressava mostrando seu cotidiano como caça, rituais, dança, alimentação, aparecendo pessoas e os animais daquela época. Para fazer esse tipos de artes nas paredes os homens pré-históricos usavam sangue de animais, saliva, pedaços de pedras, argila, etc. Existia também outras formas de se expressar além de gravuras em paredes de cavernas, como esculturas feitas em madeira, ossos, pedras e no metal, também existia já a cerâmica e as armas.
As primeiras manifestações eram muito simples. Esses tipos de artes são vibrantes realizadas em policromia que causam grande impressão, com a determinação de mostrar a natureza com o máximo de realismo e naturalismo, a partir da observação feita na hora da caça.
Não existe dúvida que os desenhos e pinturas do homem na pedra lascada no interior das cavernas não nascia de puros e desinteressados prazeres estéticos do gosto ornamental das cores e das formas ou para simples alegria dos olhos.O homem paleolítico não praticava a arte, elas tinham uma finalidade utilitária, porquê possuía caráter mágico. O pintor-caçador acreditava que "aprisionando" a imagem do animal ele teria poder sobre ele.




CEEPRO Visconde de São Leopoldo

Isabel Pisaroglo, Nuna Vale e Lorrany Gabrielle.
Isabela Cazzuni e Samara Rodrigues.  
Ângelo e Gabriel.  
Carol P., Giovana e Alexandra.
Turma 1FI

Um comentário: