domingo, 5 de maio de 2013

IDADE MÉDIA EUROPÉIA (Histórico)


A partir do século V, a Europa Ocidental passou a ser dividida em diversos reinos, resultado da invasão de povos sobre tudo de origem germânica. Entre as principais características desses reinos estava a descentralização do poder.
Compostos por inúmeros feudos independentes, o que dava unidade aos reinos, era as tradições herdadas quanto aos povos germânicos. O rei dividia o poder com os nobres, devendo se submeter às obrigações mútuas estabelecida pelo sistema de suserania e vassalagem.

De todos os reinos criados com as invasões dos povos germânicos, o mais duradouro foi o dos Francos, formados na religião da Gália (França atual), ainda na época do Império Romano. Assumindo características diferentes das dos outros reinos Germânicos e fortemente apoiados pela igreja católica, o rei dos Francos constituiu-se ao poucos em um verdadeiro Império.


Em quase toda a Europa Ocidental, durante a Idade Média, o cristianismo era a crença religiosa, a grande exceção constituía a parte da península ibérica ocupada pelos árabes. Ali, a religião dominante era o islamismo.

Outro caso particular dizia respeito ás comunidades de Judeus disseminadas pela Europa, praticantes do Judaísmo. Na maior parte do continente, porém a vida das pessoas era determinadas pelo ensinamento e pela ação da Igreja Católica Apostólica Romana.



A filosofia medieval abrangeu pensamentos europeus, árabes e judeus.  Foi o período no qual a Igreja Católica dominava a Europa, ungia e coroava reis, organizava cruzadas a Terras Santas e criava ao redor das catedrais as primeiras universidades ou escolas. A partir do século XII, por ter sido ensinado nas escolas, a filosofia medieval também é  conhecida como escolástica.



Periodização

A Idade medieval se caracteriza pela queda do império romano, em 476. Neste período a igreja católica aumentou significativamente seu poder e capacidade de influência sobre o povo, sendo representada pelo clero, que eram os religiosos da época. O clero é representado pelos padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa, cada um deles possuía uma função dentro da igreja. 
Nobreza era outra classe social, a mais elevada, constituída pelas pessoas que possuíam mais riquezas, muitas dessas riquezas eram terras. Um de seus costumes, para manter a "aparência", era arranjar casamentos entre eles. Os militares, membros da nobreza, iam as guerras com toda honra, representando sua nação.

A classe social mais baixa era representada pelos camponeses  eles eram servos da nobreza, sendo obrigados a cumprirem regras, forçados a trabalharem, sem voz para política, entre outros
Os costumes da época medieval de acordo com o vestuário eram: pelos homens, meias longas até a cintura, culotes, gibão, chapéus e sapatos de ponta longa, e pelas mulheres, roupa de baixo, saias ou vestidos longos, avental e mantos, chapéus de várias formas, tamanhos e muitos exagerados. Os tecidos variavam de acordo com a condição social. Na época as mulheres que prendiam seus cabelos, significava que elas eram casadas, e as que deixam soltos, eram solteiras.


A carne de porco, de frango e os alimentos fabricados a partir de cereais, como o pão, mingau e massas, eram os principais alimentos consumidos na época. Entre as bebidas, o vinho era um deles.

 O banho era considerado prejudicial se era tomado em excesso, que no caso eram dois ou três vezes a mais por ano. E quando ocorria, tomavam banho em um único recipiente com água quente, a ordem era a seguinte, primeiros vinham os chefes de família, as mulheres  e depois as crianças, sem trocarem a água.



Como hoje em dia, naquele tempo também exista vida privada e vida publica, mas  os costumes eram diferentes. Na vida privada, havia um chefe de família  que era o homem, ele exercia poder sobre a mulher, os filhos e os escravos, e com isso não existia discussões livres e racionais. A vida familiar dominava a vida publica e não o inverso como hoje. 
Na Idade Média, raramente se tratavam de negócios públicos, ou melhor, estes tomavam logo o aspecto de uma administração familiar, eram contas de domínio, regulamentos de rendeiros e de proprietários. 


CEEPRO Visconde de São Leopoldo
Bruna Diogo, Gabriela Plentz, Martina Weber dos Santos e Mariana O. Lima
Turma: 2Ai

Nenhum comentário:

Postar um comentário