domingo, 5 de maio de 2013

COTIDIANO, MENTALIDADE E ASPECTOS CULTURAIS NO PERÍODO MEDIEVAL


Como o Período Medieval foi bastante longo, todos os aspectos da vida cotidiana passaram por mudanças importantes e variaram muito de um lugar para o outro. De modo geral, a população estava concentrada no campo e o número de habitantes era pequeno. 


O baixo crescimento da população resultava do elevado número de mortes, pois a média de vida, na época, não ultrapassava os 40 anos de idade. Os historiadores calculam que, de cada 100 crianças nascidas vivas, 45 morriam ainda na infância. Era comum a morte de mulheres durante o parto e os homens jovens morriam nas guerras ou vítimas de doenças para as quais ainda não se conhecia uma cura. Na sociedade medieval, profundamente dominada pela religiosidade e misticismo, era senso comum interpretar o surgimento de doenças e epidemias como sendo resultados da ira divina pelos pecados humanos.



CASAMENTOS

Também não existia o casamento civil, como hoje, mas apenas um contrato entre as famílias dos noivos. Em geral, principalmente entre nobres, o casamento era negociado pelas famílias de acordo com o seu interesse em aumentar a posse de terras, a riqueza e o poder, ou para fortalecer alianças militares. Os noivos não participavam desses acertos e, em muitos casos, só se conheciam no dia da cerimônia.Geralmente, nas famílias nobres, só o filho mais velho se casava, e os outros se tornavam membros do clero ou cavaleiros errantes.O matrimonio só se tornou um sacramento da Igreja a partir de 1439, por decisão do Concílio de Florença, que também tornou o casamento indissolúvel e proibiu a poligamia e o concubinato.



A VIDA COMO ELA ERA

Nas famílias camponesas, todos trabalhavam muito. Além de cuidar das terras do senhor do feudo, homens, mulheres e crianças faziam à colheita, moíam os grãos e construíam pontes, estradas, estábulos e moinhos. Ao mesmo tempo, cultivavam seus lotes e cuidavam dos animais e dos trabalhos artesanais e domésticos.
Os camponeses viviam em cabanas cobertas de palha, com piso de terra batida e a área interna escura, úmida e enfumaçada. No almoço ou no jantar, comiam quase sempre pão escuro e uma sopa de vegetais, legumes e ossos.
As festas, em especial as de casamento, duravam dias com bebida e comida farta e diversificada: serviam-se vitelas, cabritos, veados e javalis, acompanhados de aves como cisnes, gansos, pavões, perdizes e galos. Havia também apresentação de cômicos, acrobatas, dançarinos, trovadores, cantadores e poetas, para diversão dos convidados.


VESTUÁRIO MEDIEVAL

As roupas e os sapatos da época eram bastante volumosos e escondiam quase inteiramente o corpo, especialmente o da mulher. As mais jovens até chegavam a revelar o colo, mas a Igreja sempre desaprovou os decotes. Vestuário básico das mulheres incluía roupa de baixo, saia ou vestido longo, avental e mantos, além de chapéus com formas as mais variadas e exagerados.As cores mais usadas pelas mulheres eram o azul real, o bordô e o verde escuro. As mangas e as saias dos vestidos eram bufantes e compridas. As mais ricas usavam acessórios, como leques e jóias.



Para os homens, o vestuário se compunha de meias longas, até a cintura, culotes, gibão (uma espécie de jaqueta curta), chapéus de diversos tamanhos e sapatos de pontas longas. Os tecidos variavam de acordo com a condição social dos cavaleiros, o clima, a ocasião e local e, nos dias de festa, por exemplo, usavam ricas vestimentas, confeccionadas com tecidos orientais, sedas, lã penteada e veludo. E festa é o que não faltava, o ano inteiro, nas feiras e nas datas religiosas e profanas da Europa Medieval. Tanto nos castelos quanto nas vilas, aldeias e cidades, em tempos de fartura, tudo era motivo para comer, beber e dançar, com fantasias, máscaras, procissões, muita alegria e até certos excessos.






Nas famílias camponesas todos trabalhavam muito. O trabalho era dividido de acordo com o sexo e idade. Eles moravam em cabanas cobertas por palha, com piso de terra batida e de interior escuro e úmido. Os moveis eram bem rústicos e os colchões eram feitos de palha seca.
As terras naquele tempo pertenciam todas ao Rei que lhes “emprestava” as terras e como em troca produziam alimentos e no final só ficavam com o necessário para sua alimentação e o resto era enviado ao Rei.
Os camponeses, apesar de muito sofrimento, sempre gostavam de festas, danças e musicas.
Os nobres eram a parte mais rica daquela época. Normalmente os Senhores Feudais moravam em castelos erguidos em meio às sua terra.
A mulher naquela época, diferentemente de hoje em dia era considerada como um instrumento de procriação e era de uso exclusivo de seu marido. Não tinham direitos, nem de escolher o seu marido e nem o dia em que iriam se casar. 
A higiene na época medieval era muito precária, e com isso trouxe muitas doenças como, por exemplo, a Peste Negra (Peste Bubônica) que acabou matando uma boa parte da população.
A alimentação naquela época era basicamente carnes provenientes da caça normalmente para os nobres e pães para os camponeses.
As roupas daquela época eram muito compridas (nobres) e normalmente cobriram quase todo o seu corpo, na maioria dos casos os das mulheres. Naquela época os cabelos amarrados de uma mulher identificavam uma mulher casada e conseqüentemente mulheres com cabelos soltos eram mulheres solteiras.
Já para os homens o vestuário mudava um pouco e as cores dos tecidos variavam de acordo com a posição social do cavaleiro.


 CEEPRO Visconde de São Leopoldo
PAOLA RINALDI, INGRIDY MELO, Grabiel M, Gustavo e Carol - TURMA: 2Ai

Um comentário: