sábado, 18 de maio de 2013

Islã



A origem do Islã



O Islã nasceu na península arábica no século VII. Essa região cercada pelo mar ao sul,a oeste e a leste, há muito era cruzada por caravanas que faziam comércio com Egito , Palestina , Síria, Mesopotâmia e  Fenícia.










A importância de Maomé



Maomé era importante porque nos anos 630 reuniu 10.000 homens e marchou até Meca. Antes que o confronto ocorresse, o patriarca da cidade converteu-se ao Islã e aceitou as condições impostas por Maomé,que era:

Livre acesso à cidade aos muçulmanos e garantia de vida e preservação dos bens deles.

     

Principais ideias



Os muçulmanos tem como livro sagrado o Alcorão (que quer dizer ‘a leitura' ou ‘recitação’), no qual foram registrados os ensinamentos do profetas ao longo da sua vida.

 










Maomé,o homem



A ausência de registros sobre a infância e a juventude de Maomé e a importância que ele alcançou como personagem histórico cercou essas faces da sua vida em mistérios e lendas, que chegaram até nós por meio da tradição oral.



Maomé nasceu por volta dos anos 570, na cidade de Meca. Ele não conheceu pai, que morreu antes do seu nascimento. Quando tinha 7 anos, sua mãe faleceu e ele passou a ser criado pelo avô paterno,que também faleceu dois anos depois. A partir de então, passou a viver com um tio, a quem teria acompanhado em caravanas de comércio anos mais tarde.

Por volta dos 20 anos de idade, Maomé foi encarregado por Kadidja, uma viúva rica de Meca, de acompanhar suas caravanas a Síria. Algum tempo depois, Maomé Kadidja se casaram e ele continuou a cuidar dos negócios de sua esposa até 610, quando teria recebido uma revelação do Arcanjo Gabriel.



Maomé, o profeta


Por volta de 613, Maomé iniciou a pregação na cidade de Meca, primeiro entre sua tribo, a dos Coraixitas. A mensagem retomava, principalmente,aspectos como a solidariedade e o auxilio aos mais pobres, antigas ideias Árabes que tinham sido esquecidos. Apesar de ter sido rejeitada especialmente pelo os Coraixitas (a tribo mais influente da cidade), tal pregação conseguiu adeptos, em sua maioria das camadas medias.



Inicialmente, os opositores do profeta acusaram de avisar seus próprios interesses e a tomada do poder.

A saída de Maomé e seus seguidores da cidade de Meca, ocorrida em 622, ficaram conhecidas como Hégira (emigração). Essa data ficou marcada o ano 1 no calendário Muçulmano.


EMEF Emílio Meyer

Bruno, Eduardo, Lucas Santos,Leonardo, Henrique e Tiago.
Turma 7A3

Nenhum comentário:

Postar um comentário