quinta-feira, 9 de maio de 2013

Vulcanismo


Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. Os vulcões estão associados á atividade tectônica. A maioria deles ocorre nas margens de enormes placas que formam a litosfera, a camada superficial da terra. Já os vulcões que se formam a litosfera, a camada superficial da Terra. Já os vulcões que se formam no meio de platôs são uma importante evidência da direção e da velocidade com que a placa se movimenta. Porém ser classificados de acordo com seu tipo de erupção e organizados pela capacidade de explosão.

Durante a erupção, a lava é carregada de vapor e gases, como dióxido de carbono, hidrogênio, monóxido de carbono e dióxido de enxofre, os quais escapam continuadamente da lava em explosões violentas. Uma nuvem densa costuma se formar sobre o vulcão.
Muita lava é lançada para cima em forma de gotículas ardentes e fragmentos incandescentes. Essas partículas caem como se fossem uma chuva no lado externo do cone ou dentro da cratera, onde são novamente lançadas para fora e assim sucessivamente até que aos poucos, a lava sobe pela fissura e ultrapassa a cratera como uma massa pastosa, o que caracteriza que haverá uma erupção. Depois da expulsão final do material fragmentado, o vulcão pode voltar ao seu estado de dormência.

Mesmo depois que a erupção cessa, o vulcão continuará a emitir gases ácidos e vapor, no chamado “estagio de vapores”. Com o passar do tempo, os últimos traços de vapor podem desaparecer e jatos de água podem surgir tanto do vulcão quanto das proximidades. Após se tornar inativo, o vulcão perde muito seu tamanho em função da erosão causada pela água corrente, glaciares, vento e ondas. E finalmente assim o vulcão pode ser destruído.



Alguns vulcões causam grandes destruições, seu poder de destruir é terrível, mas se for previsto com antecedência suas chances de causar problemas podem ser reduzidos. Contudo o vulcanismo oferece solos férteis, depósitos de minerais e energia geotérmica.



O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo. Além disso, os vulcões se estabelecem, em geral, em regiões que limitam placas tectônicas, salvo o vulcanismo ligado ao ponto quente, neste caso esse processo pode ocorrer no interior de uma placa.

O entendimento do fenômeno em questão teve início na primeira metade do século XX, no entanto, sabe-se muito pouco, diante desse fato não se pode prever precisamente quando haverá uma nova erupção vulcânica. Por exemplo, existem vulcões localizados em áreas de contato com placas tectônicas, que entram em atividade com explosões extremamentes violentas, sem mesmo ter dado nenhum tipo de sinal antes do acontecimento do fenômeno.


Ao entrar em atividade, seus efeitos representam um grande risco para os moradores que vivem nas proximidades, isso em razão dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas, por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.
 
 

OS MINERAIS

Os minerais  são substâncias encontradas na natureza, formados por uma composição química equilibrada, resultante de milhões de anos de processos inorgânicos (ação do calor, pressão, etc). A maioria dos minerais é sólido, como a, mica, feldspato, quartzo, mas há alguns líquidos, como a água e o mercúrio. 
Os minerais diferem dos seres orgânicos por não terem funções vitais como respiração, reprodução, autolocomoção etc. Por outro lado, é dos minerais que todo ser vivo toma a matéria que precisa para suas funções vitais , e é a partir dos minerais que a humanidade conseguiu construir esta sociedade em que vivemos, industrial, baseada na transformação das matérias naturais.


A Mineralogia estuda os minerais sob vários aspectos e está na intersecção entre as Ciências da Terra e a Física dos materiais. Como os seres vivos, as espécies minerais foram sendo descobertas e descritas ao longo do tempo; muitas espécies minerais foram descobertas no Brasil. A Associação Internacional de Mineralogia (IMA) estabelece os critérios para que as substâncias sejam ou não consideradas minerais e para que as espécies descobertas possam ser reconhecidas. Hoje são conhecidas cerca de 5.000 espécies minerais.
Nas rochas, os minerais ocorrem em grãos solidamente unidos que só podem ser separados por meio de processos naturais que desagregam as rochas ou por processos artificiais muito enérgicos (explosões e impactos de martelo ou marreta, por exemplo). As diferenças de tamanho, forma, cor e outras características entre os minerais, além do arranjo espacial entre os grãos, resultam em estruturas peculiares em cada tipo de rocha. Essas estruturas conferem certas qualidades às rochas, as quais podem ser aproveitadas como elementos de decoração na forma de rochas ornamentais, entre outros usos. Os granitos, por exemplo, são rochas amplamente utilizadas como revestimento e mostram grãos de quartzo, feldspato e mica escura (biotita), em geral de fácil reconhecimento.


As rochas são formadas por dois ou mais minerais agrupados. Existem três classificações para as rochas, de acordo com a sua formação: magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Rochas Magmáticas
As rochas magmáticas, ou ígneas, como também são chamadas, são formadas pelo magma solidificado expelido por vulcões, e ainda podem ser subdivididas em dois tipos: intrusivas e extrusivas;
Rochas magmáticas intrusivas
São as rochas formadas pelo magma que se solidificou em grandes profundidades. O granito  é uma das variedades desse tipo de rocha. No Brasil, algumas serras são formadas de granito, como a da Mantiqueira, do Mar, e algumas serras do Planalto Residual Norte-Amazônico.
Rochas Sedimentares
São formadas através da sedimentação de partículas de outras rochas existentes ou de materiais orgânicos. As rochas sedimentares podem ser divididas em três tipos: clásticas, orgânicas e químicas.


Clásticas
Também chamada de rochas sedimentares detríticas, são formadas por detritos de outras rochas antigas. Como exemplo de rocha clastica, existe o Arenito, Tilito, etc.
Orgânicas
As rochas sedimentares orgânicas são formadas por restos de animais e vegetais mortos, que vão se acumulando em alguns locais, e através de grande pressão e temperatura, dão origem á rochas e minerais como calcário, carvão mineral, petróleo, etc.
Químicas
São formadas quando o líquido (água) onde os sedimentos de rocha estão dispersos, se torna saturado. As rochas químicas em geral formam cristais. Ex: calcita, aragonita, dolomita,estalactites e estalagmites.
- Rochas/Metamórficas
As rochas metamórficas são rochas que sofreram alterações na sua estrutura em decorrência de altas pressões e temperaturas. Exemplos de rochas metamórficas são o mármore, quartzito (de onde é extraído o quartzo), etc.



CEEPRO Visconde de São Leopoldo
Nome: Bruna Caceles Coimbra, Caroline Pietro Biasi, Danielle Chagas e Paola.
Turma: 1Ai2

Nenhum comentário:

Postar um comentário