sábado, 18 de maio de 2013

CRUZADAS



Origens

No ano 1076 , a cidade de Jerusalém , na palestina, foi tomada pelos turcos otomanos . Com a tomada do local, ficou difícil para os cristãos fazerem a tradicional peregrinação à cidade, considerada sagrada para o cristianismo.


Em 1095, por iniciativa do papa Urbano II ,teve inicio um movimento no Ocidente  europeu para recuperar Jerusalém do domínio otomano . Tais expedições receberam um nome de CRUZADAS.
Além da motivação religiosa, as cruzadas também envolveram interesses econômicos, políticos e sociais.
Um dos objetivos econômicos era conquistar novos mercados para os comerciantes.
Ao mesmo tempo,com as cruzadas,os nobres poderiam obter terras o oriente , resolvendo o problema das disputas de território na Europa. Além disso ,o contato com o Oriente fornecia novos produtos para o mercado e abriria novas rotas comerciais.
 


De 1096 a 1270, expedições foram formadas sob o comando da Igreja, a fim de recuperar Jerusalém (que se encontrava sob domínio dos turcos seldjúcidas) e reunificar o mundo cristão, dividido com a “Cisma do Oriente”. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas.
A Europa do século XI prosperava. Com o fim das invasões bárbaras, teve início um período de estabilidade e um crescimento do comércio.
Consequentemente, a população também cresceu. No mundo feudal, apenas o primogênito herdava os feudos, o que resultou em muitos homens para pouca terra. Os homens, sem terra para tirar seu sustento, se lançaram na criminalidade, roubando, saqueando e sequestrando. Algo precisava ser feito.


Como foi dito anteriormente, o mundo cristão se encontrava dividido. Por não concordarem com alguns dogmas da Igreja Romana (adoração a santos, cobrança de indulgências, etc.), os católicos do Oriente fundaram a Igreja Ortodoxa. Jerusalém, a Terra Santa, pertencia ao domínio árabe e até o século XI eles permitiram as peregrinações cristãs à Terra Santa. Mas no final do século XI, povos da Ásia Central, os turcos Seldjúcidas, tomaram Jerusalém. Convertidos ao islamismo, os Seldjúcidas eram bastante intolerantes e proibiram o acesso dos cristãos a Jerusalém.


Os participantes das cruzadas eram chamados de cruzados. Os cruzados recebiam  vários incentivos como a indulgencia (perdão dos pecados ) proteção de sua família e seus bens, perdão das dividas  e possibilidade de  enriquecimento.Os nobres financiavam as expedições, organizando transporte e armas para o exercito, em troca do perdão dos pecados.


Desde o século V, cristãos europeus peregrinavam a centros religiosos, como Jerusalém, para pagar promessas, fazer pedidos ou como forma de penitência. Em 1071,os turcos de religião mulçumana conquistaram Jerusalém e proibiram os cristãos de visitarem o túmulo de Jesus.
Os participantes dessas expedições consideravam-se ''Marcados pelo sinal da cruz'' e por isso bordavam uma cruz na roupa, dai o nome das expedições.



As Cruzadas reuniram milhares de pessoas: homens mulheres,crianças, nobres e camponeses, ricos e mendigos,civis e religiosos.Os nobres iam a cavalo e bem armados, mas a maioria ia a pé e sem armas.Os principais motivos das cruzadas foram:
  
-A esperança de obter a salvação eterna, pois a igreja prometia aos participantes o perdão dos pecados;os camponeses,oprimidos pelos senhores feudais,viam nas cruzadas uma liberação pois obtinham dois grandes perdões:das dividas e dos pecados.



-O desejo de melhorar de vida, pois na Europa daquela época havia grande numero de pobres e famintos;



-Os nobres esperavam obter terras e outras riquezas orientais;pois como a sucessão baseava-se no direito da primogenitura, que garantia aos filhos primogênitos as vantagens especiais de herança.por isso,muitos nobres viram nas cruzadas um meio de obter feudos no oriente.



-Os mercadores ambicionavam aumentar o comercio com o oriente.


 Sob a liderança do Sultão Saladino (foto), os turcos otomanos derrotaram os cruzados em 1187 e reconquistaram Jerusalém.


As cruzadas favorecem grandemente o comércio e os comerciantes.

As novas rotas de comércio e os produtos do Oriente aumentaram as chances de enriquecimento.
         
             
                                                                             
EMEF Emílio Meyer

Nomes: 
Ana Carolina, Bruna Karolina e Victoria Karoline.
Daniel , Cristian e Dionatan.
Eduarda, Mariana e Isadora.
Giordano, João M. e João N.
Kimberlyn, Dienifer e Jessica.   
Luciana, Camila e Maiara              

Turma: 7a3       

Um comentário:

  1. Este post tem a perspectiva histórica européia em um conflito que polarizou estes e os árabes habitantes de Jerusalém.
    Vale ressaltar que os árabes tem a sua própria versão para os fatos significativos batizados por 'Cruzadas'.
    Quando possível, publicaremos um texto com esta visão.

    ResponderExcluir