terça-feira, 11 de dezembro de 2018

12 anos de escravidão-4

Maria Francine   
Sarah Siqueira  

O filme trata de um negro liberto e respeitado como músico que vive no norte dos Estados Unidos com sua família. Em uma época de libertação dos escravos, Solomon nasceu livre, porém, por meio de um golpe dado por seus colegas, foi vendido como escravo para o sul do país. Era o século XIX, quando começou a abolição da escravidão nos países e colônias americanas.  
A obra mostra que no ínicioSolomonao se ver amordaçado como escravo, contou de suas origens, mas ninguém acreditou, pois disseram-lhe que ele se chamava “Platt”, um escravo fugitivo. Ao ser capturado e torturado, Solomon, agora Platt, foi vendido junto com Eliza, uma mulher que ele conheceu no navio que lhes levaram para o Sul.  Comprado por um homem, não tão mal, possamos assim dizer, Platt  começou a trabalhar na lavoura e se destacou, ganhando um violino de seu senhor e o respeito de muitos. Certo dia, um dos funcionários brancos da fazenda, abusando de sua autoridade quis humilhá-lo e assim ele reagiu, o que leva a uma tentativa de enforcamento. Salvando-se por pouco, o seu senhor lhe transferiu de fazenda.  

Imagem relacionada
Platt, seu primeiro patrão e um funcionário (imagem da internet)
Chegando a fazenda de  Edwin Epps, um homem cruel que tratava seus escravos de maneira sórdida e tinha uma obsessão por Patsey, uma escrava muito prestativa, que lhe rendia muito dinheiro na colheita de algodão, sendo vítima de abusos sexuais por parte de seu senhor. Agora, vendo a diferença de tratamento de sua antiga morada para a atual, Platt se vê em um dilema, ajudar sua amiga ou seguir o seu senhor.  
Desesperado para sair das terras de Epps e conseguir sua liberdade de volta, ele confia a um novo trabalhador branco tudo o que possuía, sendo isso algumas moedas que conseguiu tocando o violino que lhe foi presenteado por seu ex-senhor, em troca de que ele enviasse uma carta a sua família, para que soubessem sua atual condição e lhe resgatasse. Vítima novamente de uma traição e com sua tentativa de fuga delatada, Platt consegue reverter tal situação a seu favor.  
A obsessão de Edwin por Patsey, leva Platt, novamente, a ficar em uma faca de dois gumes e participar diretamente de agressões direcionada a sua amiga.  
Certo dia, um trabalhador e colega de seu senhor começa a defender a liberdade de todos os seres humanos e criticar a forma com que o dono da fazenda trata aqueles que o serve. Esperançoso, Solomon acredita o seu segredo a tal homem e lhe pede ajuda. Comovido pela tão difícil trajetória o homem aceita lhe ajudar e envia a carta. 
Dias depois do envio de sua carta, seus amigos do norte, chegam com os documentos que comprovam sua liberdade, levando-o para sua casa. Há 12 anos sem ver sua família, ele se depara com seus filhos agora crescidos e casados, com uma neta e sua esposa.  
Anos depois, Solomon Northup, publica o seu livro intitulado “12 anos de escravidão”.

Resultado de imagem para doze anos de escravidão livro
Livro "Doze anos de escravidão"(imagem da internet) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário