domingo, 1 de dezembro de 2013

Neto perde sua alma



A participação de Antônio de Souza Neto na Revolução Farroupilha e na guerra do Paraguai aparecem no filme 'Neto perde sua alma' produção do cinema sul riograndense. Entre vida real e alucinações, Neto convive no hospital argentino entre vivos e espíritos que o visitam. Um bom filme para quem deseja ter uma visão geral do perfil do general libertário da Guerra Farroupilha de 1835. Estudantes da turma 8A3 (EMEF Emílio Meyer) também expressaram suas impressões que observamos abaixo.

Aguardamos seu comentário.

 Mauro Marques – editor.


 link do filme:  http://www.youtube.com/watch?v=ZeofgsrcbZs


Impressões do filme "Neto perde sua alma".

No filme "Neto perde sua alma", o general brasileiro Neto é ferido em combate na Guerra do Paraguai (1865-1870). Durante sua recuperação, no hospital militar de Corrientes na Argentina, ele percebe estranhos acontecimentos como o cirurgião ter amputado ambas as pernas do capitão de Los Santos  propositalmente. Lá ele reencontra um antigo amigo, o sargento Caldeira, com quem lutou na guerra dos Farrapos.
Junto com ele Neto relembra suas participações nas guerras e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistou no corpo de lanceiros negros, além do período em que viveu no exílio no Uruguai.

(Lucas Teles, Gabriel T. e Tiago)

Antônio de Souza Neto é um general brasileiro que é ferido no combate na Guerra do Paraguai. Sua recuperação é no hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe acontecimentos estranhos, como,   o capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade, ele reencontrou um antigo camarada, o sargento Caldera, ex-escravo com quem lutou na Guerra dos Farrapos, ocorrida algumas décadas antes.
Juntamente com Caldera, Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistou no Corpo de Lanceiros, além do período em que viveu no exílio no Uruguai.

(Dionathan, Fabiano e Guilherme; Kathleen Morgana, Alyan Thaisa e Brenda Nogueira)

No filme 'Neto perde sua alma', o general republicano Neto, participante da Guerra dos Farrapos, esta no período da Guerra do Paraguai (da qual ele também participou).
Ele se fere nessa guerra sangrenta e vai para um hospital, onde mais dois parceiros de guerra dele também estão.
La ele começa a relembrar da própria guerra dos Farrapos, lembra-se de sua esposa e família, seus amigos e também passa a ter algumas alucinações e antigos companheiros de guerra, como o principal deles (que mais participa do filme) o líder dos lanceiros na guerra dos Farrapos (líder junto com Neto).
Mas a partir da visita do líder dos lanceiros a história fica ainda mais interessante,ele mata o outro parceiro de guerra que está junto dele no hospital pelas atrocidades que este fez, depois disso mata o doutor do hospital que é um carrasco e que tirou sem necessidade a perna direita do soldado Los Santos. Após isso Neto morre.

(Bianca, Rayssa e Vitor)


Quando Neto foi ferido na Guerra do Paraguai, ele foi parar no Hospital Militar de Corrientes, que fica na Argentina. Nesse tempo que ele ficou se recuperando ele percebe acontecimentos meio estranhos, tipo o Capitão de Los Santos falar que o cirurgião amputou suas duas pernas de propósito e também de ver o Sargento Caldeira, que era ex – escravo com quem lutou junto na Guerra dos Farrapos, que aconteceu umas décadas antes. Junto com o Sargento Caldeira, Neto relembra de suas participações na guerra e ainda se lembra do encontro com o Milonga, que era escravo que se alistou no Corpo de Lanceiros Negros, e também do tempo que viveu no exílio no Uruguai. 

(Lucas Beck e Mauro)
















Personagem Milonga

















Sargento Caldera



Nenhum comentário:

Postar um comentário