domingo, 1 de dezembro de 2013

Mitologia Grega

Introdução


Para começar esse texto, os gregos eram politeístas, isto é rendiam culto a muitos deuses, a qual doze deles porem eram os principais os Deuses Olimpianos, cuja residência era o monte Olimpo; os deuses Hades, Posêidon ou Hefesto não viviam no monte Olimpo, mas era um dos doze.

Os deuses personificavam forcas da natureza, eram belos, fortes, imortais, mas vulneráveis. Vestiam-se e armavam-se como os homens tendo cada um sua historia. O Conjunto das historias dos deuses, com suas lendas e episódios constituem a mitologia.  

Como tudo começou

A mitologia grega começou com  Seu ou Urano e Geia, ou pai céu ( caus ) e a mãe terra, a qual teve três levas de filhos a qual são os Hecatonquiros, os Ciclopes e os titãs gerações de seres monstruosos.Logo ao nascerem  os Hecatonquiros e  os Ciclopes  eram lançados por seu pai a tártaro,na terceira geração de filhos de Uranus  com Geia surgiram os titãs a qual se usa titã(masculino) e titânide (feminino) Foram muito poderosos em seu tempo e considerados quando governaram  a idade de ouro dos deuses os titãs ao total são doze , seis titã e seis  titânide a qual são:

Nomes dos titãs:

-Ceo, titã da inteligência.

-Oceano, representava o rio que circunda o mundo.

-Crio, titã das manadas,do frio e inverno.

-Hipérion, titã da visão e do fogo astral.

-Lápeto, irmão de cronos.

-Cronos foi rei dos titãs  que governou o mundo durante a Idade de Ouro, senhor do tempo e da agricultura.

Nome das titânides:

-Febe, titânide da lua.

-Mnemosine, personificava a memória.

-Reia, rainha dos titãs com cronos.

-Témis, titânide das leis e costumes.

-Tétis, titânide que personificava o mar e a fertilidade das águas.

-Téia, titânide da luz e da visão.

Sendo que cronos era o caçula entre os titãs,vendo o sofrimento da mãe de ter que engolir os filhos sempre,recebe de sua mãe uma adaga de ouro e com ela castra seu pai, mas ambiciosamente, cronos após asumir o trono  se torna pior que seu pai. Tendo casado com Reia, tem com ela seis filhos Hades, Poseidon, Hera, Héstia, Deméter e Zeus o caçula.
Logo após o nascimento eles eram devorados pelo seu pai Cronos tendo como seus o ultimo para devora sua mãe Reia dando as cuidados das ninfas e as curetes para que fosse criado longe das barbas de seu pai que no seu lugar recebeu uma pedra envolta em linho e a engoliu pensando ser seu filho. Muitos anos mais tarde, Zeus retorna para vingar-se e sem se identificar,oferece de oferece de presente ao soberano uma bebida que o fez vomitar em seguida . Foi assim que Zeus libertou seus irmãos e deflagrou uma luta de dez anos contra Cronos e seus irmãos titãs da qual saiu vitorioso. Esse episódio de guerra e conhecida como Titanomaquia.
O motivo de Cronos engolir seus filhos é uma profecia que um de seus filhos iria destroná-lo.
A palavra titã em grego significa rei ou soberano e simboliza a força bruta da terra,desejos e apetites terrestres em atitude de revolta contra o espírito simbolizado por Zeus a evolução .
Com a derrota de Cronos e seus irmãos foram banidos e aprisionados em  Tártaro quando Zeus derrotou seu pai tomou o poder da imortalidade pois Cronos era senhor do tempo e com isso seus irmãos também foram presenteados com esse dom.

A era olimpiana:

Os dose olimpianos os mais poderosos entre os deuses suas características eram:

1-Zeus

É o deus principal, governante do monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens, senhor dos céus e dos raios , sua fúria era representada por tempestades sua arma era o raio se Zeus,seu símbolo mas conhecido e uma águia a qual  se transformava ,um tanto mulherengo tendo diversas esposas e casos deusas, ninfas e humanas, tendo vários filhos semi-deuses, os mais famosos Perseu e Hércules.

2-Hera

Mulher de Zeus e rainha do olimpo, deusa do matrimônio,do parto e da família. Extremamente ciumenta e vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. O pavão simbolo de Hera, a união de Hera e Zeus simbolizam a união homem e mulher.

3-Posêidon

Irmão mais velho de Zeus e Hades,deus dos mares e oceanos mora no fundo do mar, junto a sua esposa Anfitrite, com um movimento do seu tridente, causa terremotos e tsunamis, além do controle dos monstros marinhos.

4-Atena

É a deusa da sabedoria e da estratégia nas batalha, Ares não conseguiria ganhar em uma guerra ,pois enquanto este só prezava a guerra violenta e sanguinária,Atena era extremamente estrategista.
Filha de Zeus ,carrega uma lança e um escudo chamado Égide e seu símbolo é a coruja.

5-Ares

O terrível deus da guerra é outro filho de Zeus, representado como um homem forte e de caráter violento,ele tinha o prazer de apreciar a dor alheia e, no campo de batalha as pessoas só de se aproximar dele sentem raiva e ódio e começam a agredir uma as outras,ainda se tornou um dos amantes de Afrodite.

6-Deméter

Filha de cronos e Reia, deusa das plantas,e terra cultivada,colheita e das estações do ano,com seu romance trágico desfecho com Lásion, tendo um filho chamado Pluto, que posteriormente tornou-se a personificação da riqueza e da abundância, Lásion morreu por um raio inviável por Zeus,logo com uma união com seu irmão Zeus nasceu Core que, raptada por Hades, tornou-se Perséfone, a rainha dos mortos.

7-Apolo

Deus do sol, responsável por conduzir o sol com uma caro agem dourada, também era o deus da música, poesia e da arte de atirar com o arco.

8-Artêmis

Deusa da vida selvagem e da caça, deusa da noite enluarada. Como era uma caçadora desprezava a companhia de homens, prometendo ser eternamente virgem, possuía um arco e flecha como de Apolo, só que prateado,além disso a deusa é protetora dos animais.

9-Hefesto

Filho de Zeus era o arquiteto,o forjador,construtor de todas as obras do Olimpo.Foi ele que,com a ajuda dos Ciclopes ,forjou o Raio de Zeus , o Tridente de Posêidon e o Garfo de Hades, os gregos antigos acreditavam que as erupções vulcânicas eram causadas por este deus,que forjava no interior da montanha. Hefestos nasceu tão feio que foi jogado pela mãe, Hera,do alto do monte Olimpo, para viver nas montanha secas e vulcânicas da Grécia.

10-Afrodite

É a deusa do amor, da beleza e do sexo , sendo a mais bela das deusas ela nasceu quando cronos cortou os testículos de Urano e arremessou no mar da qual da espuma que surgiu na água,Afrodite sua presença causou tumulto no Olimpo, pois os deuses começaram a brigar para conquistá-la, temendo que o ciúme pusesse fim à paz que reinava entre eles ,Zeus a casou com Hefesto,o mais decidido e tranquilo dos deuses além  de como forma de agradecê-lo por ter forjado o Raio,Tridente e o Garfo.

11-Hermes

Filho de Zeus com a deusa Maia, o deus Hermes era esperto e rápido e sempre a serviço de Zeus, ele era o mensageiro dos deuses,protetor dos viajantes ,comerciantes,dos ladrões e trapaceiros,em suma tudo que requer astúcia,representado como um homem de sandálias e capacetes com asas além em uma das mãos o caduceu,uma vara com duas serpentes entrelaçadas.

12-Dionísio

Deus do vinho,das festas e da loucura,filho de Zeus e Sêmele, princesa tebana, filha de Cadmo e Harmonia. Sêmele, instigada por Hera ,rogou a Zeus que a ela se apresenta-se em todo seu esplendor.O deus a preveniu de que seria impossível a qualquer mortal resistir a tal visão. Sêmele,que se encontrava grávida na ocasião,não resistiu e caiu fulminada por raios e trovões.Zeus , com o auxílio de Hefesto,retirou-lhe o filho do ventre e o costurou à sua coxa de onde,passado o tempo de gestação,saiu Dionísio.

O deus caído:

O deus caído nada mais é do que Hades ,senhor do mundo inferior e dos mortos ,possuindo um garfo e um capacete que lé dava a capacidade da invisibilidade.Representa com a união com Perséfone,a riqueza do subsolo que fornece os minerais,e faz brotar de seu âmago as sementes (vida e morte).Hades costuma apresentar um papel secundário na mitologia, pois o fato de ser o governante do Mundo dos Mortos faz com que seu trabalho seja "dividido" entre outras divindades, tais como Tanatos, deus da morte, ou as Queres (Ker).Como o senhor implacável e invencível da morte, é Hades o deus mais odiado pelos mortais, como registrou Homero . Platão acentua que o medo de falar o seu nome fazia usarem no lugar eufemismos, como Plutão,e sua forsa almenta atraves do medo.
 Hades só teve quatro filhos a qual eram Zagreu, Macária, Erínias e Melinoe (ou Melina), embora muitos relatos deem Hades como infértil.

Rafael Rieck  - 1AI-1


Mitologia grega

Mitologia são os mitos de deuses, semideuses, criaturas e musas que surgiu na Grécia Antiga. Logo que falamos em mitologia, nos vem à cabeça a mitologia grega, porém esta não é a única, também existem outras mitologias como a romana e a egípcia, porém a grega é a mais conhecida já que a mitologia surgiu na Grécia Antiga.
O motivo do surgimento da mitologia foi para explicar os fenômenos da natureza e/ou outros fenômenos que aconteciam e não tinham explicações para tal e “inventaram” seres mitológicos como os deuses gregos para cada fenômeno que acontecia, e se contentavam com isso. Os mitos foram passando de geração em geração, alguns acreditam e seguem como religião.
O estilo de vida dos gregos era de maior número relacionado a mitologia grega, e seus deuses, eles homenageavam e adoravam seus deuses em templos, não se preocupavam com vida após a morte pois acreditavam num poder divino maior que vinha dos seus deuses mitológicos, a mitologia grega trazia para eles ensinamentos e exemplos para reflexão, com a mitologia os gregos procuravam explicar fatos que aconteciam, mistérios da natureza e sentimentos humanos.
Outra coisa interessante para falar é que os gregos consultavam Oráculo para conseguir respostas as suas duvidas e perguntas. Através dos oráculos os gregos recebiam as respostas dos deuses para suas dúvidas e perguntas que geralmente incluíam o futuro e/ou algo do tipo.
Na mitologia grega, monte Olimpo é o local onde os deuses habitavam.
Os deuses eram considerados imortais, mas tinham características de seres humanos, sendo elas físicas, e até psicológicas e sentimentais como, por exemplo, eles sentiam ciúmes, inveja, traição, amor, ira, etc. sentimentos esses que seres humanos sentem. Esses deuses muitas vezes se apaixonavam pelos humanos e com eles tinham um filho, que era considerado um semideus ou semideusa e até heróis, estes, porém não eram imortais. 

Criaturas mitológicas

Os deuses do Olimpo são os deuses mais poderosos dos vários grupos de deuses. Os deuses do Olimpo são formados pelos seguintes deuses:

Ø       Zeus - governante dos demais deuses.
Ø       Hera deusa que protegia casamentos (irmã e esposa de Zeus).
Ø       Apolo - deus da luz, poesia e da música.
Ø       Atena  - deusa da sabedoria.
Ø       Afrodite - deusa do amor e da beleza.
Ø       Ares - deus da guerra.
Ø       Poseidon - deus do mar
Ø       Hefesto - deus do fogo
Ø       Ártemis - deusa da caça
Ø       Héstia - deusa do coração e da chama sagrada
Ø       Deméter - deusa da agricultura.

A classe inferior dos deuses é formada por:

Ø       Hades - deus dos infernos (irmão de Zeus)
Ø       Dioniso - deus do vinho, em algumas regiões era tão importante quanto Zeus.
Ø       Pã - deus das florestas.

As ninfas eram consideradas as guardiãs da natureza e as musas, representavam as artes e as ciências.
Os heróis, seres mortais, alguns filhos de deuses com humanos, são muito importantes na mitologia grega. Os de maior destaque são:
Ø       Jasão
Ø       Teseu
Ø       Édipo
Ø       Agamenon
Ø       Menelau
Ø       Ulisses

O principal herói grego é Heracles, ou em romano, Hércules. Ele era filho de Zeus e Alcmena.

Carolina P. e Giovana – 1F


Relação entre deuses gregos e seres humanos

Na Grécia antiga os gregos buscavam  explicações para tudo, eles possuíam imaginação fértil e então criaram personagens e criaturas mitológicas para serem uma espécie de resposta para suas frequentes perguntas sobre a criação do universo,  se existe vida após a morte,e também para preservar a memória histórica de seu povo, entre esses personagens estavam os deuses gregos, que eram seres imortais, e que comandavam os trabalhos e relações sociais dos seres humanos. Histórias desses deuses eram passadas de gerações para gerações e algumas estão presentes até os dias atuais através da literatura oral. 
Existe uma grande relação entre os deuses gregos e os seres humanos, pois assim como nós, os deuses sentiam ciúmes,inveja, traição, eram capazes de amar e odiar, também tinham a figura humana, podiam se casar e ter filhos com seres humanos, quando desciam do topo do Monte Olimpo onde moravam e decidiam a vida dos mortais. Os filhos dos deuses com seres humanos eram denominados semideuses e alguns foram heróis como Hércules.
Apesar da relação que os deuses tinham com os seres humanos, eles também possuíam características completamente diferentes das dos seres humanos, como por exemplo: eles nasciam, mas não morriam e nem envelheciam, podiam se passar por outras pessoas assumindo sua forma física, e também ditavam o destino do mundo mortal. 
Os deuses gregos além de ditar o destino dos mortais, também podiam interferir em suas vidas, e manter contato.Eles podiam conversar constantemente e suas preocupações podiam ser comuns. 
Se um deus, ou deuses se interessasse por um mortal, é sinal de que este mortal tinha superioridade, e este interesse poderia resultar em atritos com outros deuses. 
De modo geral, fica claro a figura humana nos deuses mitológicos da Grécia antiga,não é difícil de notar que eles possuíam sentimentos, vontades, desejos e até algumas atitudes iguais aos humanos. 

Juliana Marcelino Jarotzky – 1F

Nenhum comentário:

Postar um comentário