domingo, 1 de dezembro de 2013

Revoltas no período colonial brasileiro



Introdução

A colonização do Brasil ocorreu no ano de 1500 e seus colonizadores foram os portugueses que vieram para explorar esta terra, no Brasil passaram a colonizar o pau-brasil onde faziam trocas com os indígenas que permaneceu por muito tempo. Porém,conforme o tempo os portugueses começaram a sentir-se ameaçados em relação a terra e a seus bens por causa que o interesse de outros países cresceu.

Toda produção feita no Brasil ia depois para Portugal, pois era a metrópole e cuidava dos lucros, com isso o mercantilismo fazia com que colônias e metrópoles dependessem da ligação de produção e lucro. Por este fato foi chamado de Pacto Colonial.

Com estas práticas de exploração envolvendo colônias e metrópoles, elas tinham por objetivo conseguir o máximo possível de lucro com a produção das colônias, o principal produto na época era a cana-de-açúcar e depois venho o ouro. Mas houve um descontentamento por volta do século XVII onde ocorreu um movimento de revolta que só se estendeu no século XVIII.

Então nestas revoltas houve dois grupos os nativistas e separatistas que se originou por causa dos conflitos ocorridos entre colonos ou em defesa de interesses de membros da elite colonial. 
Os movimentos nativistas mais importantes foram: Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos Santos. Os separatistas foram Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.

NATIVISTAS

Revoltas dos Beckman: ocorreu por volta de 1684 e quem liderava na época era os irmãos Manuel e Tomas.O marco histórico que ocorreu foi que houve em Maranhão a reivindicação por melhorias na administração colonial que os portugueses não gostaram muito,reprimindo os revoltosos.
Guerra dos Emboabas: Foi uma espécie de conflito entre 1708 e 1709,ocorreu em Minas Gerais por causa dos bandeirantes paulistas que queriam que a exploração do ouro fosse apenas deles,porém com o tempo os portugueses chegavam mais ainda para investir nesta exploração e isso gerou um conflito entre ambos lados.
Guerra dos Mascates: essa ocorreu em 1710 e 1711,onde envolveu senhores do engenho de Olinda e comerciantes portugueses de recife.Como deram uma categoria de vila a Olinda fez com que os comerciantes de Recife ficassem meio desagregados gerando um conflito. Com isso houve a intervenção de Portugal.
Revolta de Filipe dos Santos: ocorreu no ano de 1720 na região de MG (Vila Rica),e foi liderado por Felipe dos Santos. O mesmo era representante da insatisfação dos donos das minas de ouro por causa das cobranças do quinto e instalação das Casas de Fundição.Felipe então foi condenado á morte pela Coroa Portuguesa e assim o movimento foi encerrado de forma violenta.

SEPARATISTAS
Inconfidência Mineira: ocorreu em 1789, por que os mineiros eram contra a exploração dos portugueses que queriam tornar Minas Gerais independente de Portugal,,mas o movimento foi descoberto e depois foi punido de forma rígida pela metrópole.
Conjuração Baiana: ocorreu em 1798, este movimento queria separar o Brasil de Portugal e acabar com o trabalho escravo e então por isso logo depois foi punida também pela Coroa Portuguesa.
Emily Russel - Raissa Ramos - 2C
  
Revoltas Coloniais
As revoltas coloniais eram, em sua maioria, movimentos nativistas/reformistas e movimentos emancipacionistas.
Os movimentos nativistas geralmente se focavam em interesses locais, algumas mudanças que aconteceriam na cidade ou na comunidade, sem questionar o pacto colonial; já os emancipacionistas eram contra o pacto e lutavam contra a subordinação da colônia em relação a Portugal.

Revolta dos Beckman (1684)
Assim que a escravidão indígena foi proibida no maranhão(pois eles eram forçados a trabalhar nas lavouras e convencidos a trabalhar na exploração das drogas do sertão), começaram as desavenças entre os jesuítas e os colonos. 
Em 1682, tendo em vista diminuir ou acabar com as rixas entre agricultores e religiosos, foi criado uma companhia de comércio para o estado do maranhão, que tinha o objetivo de comprar artigos locais e vender os europeus, além de fornecimento de escravos negros. Porém isso não foi cumprido e a companhia foi tomada pela corrupção, aumentando ainda mais as desavenças.
Diante disto, chefiados por Manuel e Tomas Beckman(daí o nome da revolta), os colonos se rebelaram, expulsando os jesuítas do Maranhão e livrando o estado da companhia corrupta.
O que não durou muito tempo. Com a intervenção da coroa portuguesa, veio um novo governador que prendeu os revoltosos e trouxe os jesuítas para a região novamente.

Revolta dos Emboabas (1709)
Emboabas é como os paulistas chamavam os portugueses, pelo fato de que os mesmos usavam botas. Acessório esse no qual os paulistas não estavam acostumados.
Com essa discrepância entre paulistas e portugueses, acabou-se desencadeando um conflito armado, sendo os emboabas apoiados por Portugal, que queria que tudo fosse resolvido rápido para que voltassem o mais rápido possível e com o maior número de pessoas para minerar ouro.

Guerra dos mascates (1709)
Confronto entre senhores de terra, senhores de engenho de Pernambuco e os mascates, comerciantes locais que queriam o fim a subordinação a Olinda, um recife livre para o comércio. Nisso, conseguindo algumas conquistas a favor do que queriam os comerciantes, os habitantes de Olinda não gostaram e fizeram uma revolta, que acabou apenas com a vinda de um novo governador de Portugal.


Revolta de Vila Rica - Felipe dos Santos (1720)
Com a descoberta de jazidas de ouro no Brasil, Portugal exigiu um maior controle e maior cobrança de impostos; para ir contra isso Felipe dos Santos fez uma revolta e foi enganado, pois o governador de minas gerais disse que atenderia seus requisitos, porém ele apenas juntou um grande exército e prendeu e esquartejou Felipe dos Santos.

  
Revolta anticolonial:

Inconfidência Mineira (1789)
Foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo, na então capitania de Minas Gerais, contra a execução da derrama e o domínio português. Foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.

Conjuração Baiana (1789)
Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social ocorrida na Bahia. Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa. Defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.
- Insatisfação popular com a alta do preço dos alimentos e seus tributos;
Objetivos - Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal;
- Defendiam a implantação da República;
- Liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior;
- Liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto eram favoráveis à abolição dos privilégios sociais e também da escravidão;

Bárbara Siqueira de Jesus - Gabriel Picolli – 2Ai

       condenados a morte pela participação na conjuração baiana.

A revolução Beckman

Está revolução também foi conhecida como a revolução dos irmãos Beckman , essa revolta ocorreu em 1684 no estado do Maranhão.A causa principal foi nativista.
A revolta aconteceu no dia 24 de fevereiro de 1684 e se consolidou dia 25 de fevereiro do mesmo ano. Foi liderada pelos irmãos Manuel e Thomas Beckman , e seguidos por volta de 80 homens , todos insatisfeitos com a guarda do governo.
Dia 15 de maio de 1685, a coroa portuguesa reage a esse movimento, Gomes Freire de Andrade chega a São Luiz (Maranhão) e sem qualquer dificuldade toma controle da situação, com seu exercito altamente qualificado. Depois disso Freire tomou conhecimento de todo a revolta e prendeu os envolvidos. Manuel Beckman e Jorge Sampaio foram acusados de serem os lideres da revolta, os dois receberam sentença de morte na forca. Dia 2 de novembro do mesmo ano foram enforcados.A ultima frase de Beckman ates de morrer foi:´´Morro feliz pelo povo do Maranhão``.


A guerra dos Emboabas

Foi um conflito com duração de 1707 a 1709, envolvendo os emboabas que eram grupos de bandeirantes paulista e os portugueses metropolitanos. A causa foi que os emboabas acabaram achando as jazidas de ouro na região de Minas Gerais e reclamavam pela exclusividade de explorar a região.
O emboaba era liderado pelo Manuel Nunes Viana, ele que era um colono de São Francisco.
A guerra teve diversos conflitos e terminou com as derrota dos paulistas.

A guerra dos Mascates

Ocorreu na capitania em Pernambuco no ano de 1710 até 1711, e foi considerada uma guerra nativista. Esta guerra envolveu os senhores das terras, dos engenhos pernambucanos, contra os comerciantes reinóis (portugueses da Metrópole), eram os mascates. Depois de muita luta, que contou com a intervenção das autoridades coloniais, finalmente em 1711 o fato se consumou: Recife foi equiparada a Olinda. Assim terminou a Guerra dos Mascates.
Com a vitória dos comerciantes, essa guerra apenas reafirmava o predomínio do capital mercantil (comércio) sobre a produção colonial.



Revolta da Vila Rica
Foi um movimento de caráter social nativista, ocorrida em 1720 na atual Minas Gerais. O líder da revolta era Filipe dos Santos.
As principais causas dessa revolta foi o Aumento da exploração colonial e a criação das Casas de Fundição no Brasil, que tornou obrigatória a cobrança de (imposto de 20% sobre todo ouro encontrado no Brasil). Nas Casas de Fundição era feita a retirada da parte devida a Portugal. Portugal decretou a proibição da circulação do ouro em pó (medida para dificultar a sonegação do imposto). Punições severas para quem não pagasse os impostos devidos à metrópole.
Os revoltados dominaram alguns pontos de Vila Rica com armas.Mas a coroa portuguesa se sentiu oprimida e condenou todos a prisão e o o líder Filipe dos Santos foi condenado a morte, a casa dos que apoiaram essa revolta foram queimadas e a coroa continuo com suas propostas.
 
A conjuração Baiana

Teve como característica a emancipação, foi um conjuração que teve muitos participantes de diferentes classes sociais. O principal criador de ideias era Cipriano Barata, ou também conhecido como o medico dos pobres.
Teve como principais ideias, a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário (onde as pessoas fossem vistas de acordo com a capacidade e merecimento individuais), além da instalação de uma república na Bahia e da liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados.
O auge da revolta foi em 12 de agosto de 1798, onde soldados e outros entregavam panfletos na porta da igreja com as ideias propostas. E em 1799 , alguns participantes do exercito foram condenados a forca.

Vinicius Venturini - Dowglas Gris – 2C
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário