quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Sociedade da Grécia Antiga

Anne
Camile
Jocélio


A sociedade grega era dividida em “três” grupos ou classes: Os cidadãos, metecos e Escravos. 
Na Antiga Grécia, diferente dos dias de hoje, nem todo mundo poderia ser chamado de “cidadão”. Na sociedade atual, um cidadão é um indivíduo que é como membro de um Estado que têm direitos civis e políticos. Já na Grécia Antiga, só eram considerados “cidadão” quem era Ateniense ou quem os pais eram atenienses, ou seja, nem todo mundo podia ser, além de que homens para serem cidadãos tinha que ter mais de 21 anos. Mulheres, crianças, idosos, e estrangeiros não podiam ser dessa classe. Mas quem era cidadão tinha direito político e podia tomar posse no Conselho. 

Resultado de imagem para cidadão gregos
Imagem 1: Assembléia grega (Imagem da internet)

Já o grupo ou classe dos “metecos”, não podia tomar parte no Conselho e não tinha qualquer direito político sequer e nem ocupar cargos na política. Era considerado um meteco quem era estrangeiro em alguma cidade ou estado da Grécia Antiga. Se diferencia por ser a classe chamada também de “homens livres”, mas que não tinha os mesmos direitos que os cidadãos. Eles trabalhavam, geralmente em comércios e artesanatos, e eram um povo que pagavam um certo tipo de imposto por moradia na época, mas mesmo trabalhando eles eram proibidos por lei de comprarem terras. 
Assim que um meteco ou um estrangeiro entrava em uma cidade nova, eles tinham que se identificar como um povo dessa classe, ou podia ser vendido como escravo. Aristóteles foi um “meteco”. 
Resultado de imagem para metecos gregos
Imagem 2: Metecos (imagem da internet)

A última classe é chamada de “escravos”. Os escravos não têm direito de ser livre, de participar da política e geralmente são vendidos como objetos para trabalharem. 
As pessoas podiam virar escravos por vários motivos. Como os metecos que se esqueciam de se inscrever como metecos e eram confundidos ou vistos como um escravo. Na Grécia Antiga, podia-se virar um escravo uma pessoa que devia algo e não tinha como pagar, e também através de guerras e pessoas encontradas ou capturadas. Os escravos, geralmente eram os que ficavam com os trabalhos nas áreas rurais da época ou em construções, mas também era muito utilizada escravos para trabalhos domésticos como Mão-de-obra. Porém, os escravos por meio do trabalho doméstico, tinham melhores condições do que os escravos das outras áreas. 

Imagem 3: Um jovem escravo encarando sua falecida patroa .(Imagem da internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário