quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Guerras Médicas

Lucas Mateus
José Mirosmar
Marcelo Lucas


Trata do conflitos entre os antigos gregos e o Império Persa durante o século V a.C. ocorridos na região do Mediterrâneo Oriental, teve início após a cidade de Atenas pedir a ajuda do Império Persa para auxiliar lhes em uma de suas batalhas contra Esparta, porém, Atenas conseguiu vencer sem a ajuda dos Persas, que ainda se deslocavam para o local, e isso fez Atenas cancelar o pedido de ajuda, porém, o orgulhoso rei Dario I exigia que Atenas pagasse a sua dívida e ela não o fez, 1 ano após este acontecimento, o Império Persa invadiu a colônia de Mileto, dando assim o início a primeira guerra médica.

A batalha de Maratona,(490a.C.) os persas invadiram a polis Atenas pela praia, os gregos tinham 10000 soldados, que eram quase todos os atenienses adultos homens, em contraponto, contra 20000 soldados persas, 3000 arqueiros e a Cavalaria, os persas seguiram em direção a batalha, mas foram emboscados pelos gregos, que liderados pelo seu general Milcíades, cercaram os persas em uma formação fechada, impedindo o uso da cavalaria, e assim obtiveram a primeira vitória na guerra médica, e a vergonhosa derrota do Império Persa. Depois da vitória grega na batalha da Maratona, uma trégua de 10 anos permitiu que os atenienses organizassem sua marinha de guerra, Xerxes I (Sucessor de Dario I) estava decidido a continuar a campanha militar frente à Grécia, os persas invadiram a Grécia e mantiveram a rota próxima ao mar, quando chegaram em Termópilas, um estreito desfiladeiro de 15 metros de largura, encontraram-se com a falange de Esparta, uma das mais poderosas forças gregas que comprometeram-se a defender todas as polis gregas e marcharam rumo ao exército persa, e assim deu-se início a segunda guerra médica.

Resultado de imagem para bATALHA DE MARATONA
Figura 1: Batalha de Maratona. (Imagem da internet)
Leônidas, um dos dois reis espartanos, mobilizou sua guarda pessoal de 300 homens, e com o apoio de mais de 6 mil gregos, aguardava os persas num ponto geográfico que lhes dava ampla vantagem. Cerca de 10 mil soldados da Pérsia morreram no primeiro dia de combate, sem causar danos substanciais aos gregos. Até que um traidor grego, Efialtes, ensinou aos persas um caminho através das montanhas que levaria até o outro lado. Informado sobre essa manobra, Leônidas ordenou que a maior parte dos gregos voltasse para um lugar seguro, ficando apenas 2000 soldados, estes que foram todos mortos pelos persas, e esta foi a única derrota da Grécia na guerra médica(480 a.C.).

A batalha de Platéia (479 a.C.) iniciou-se quando Mardônio ordenou o ataque, pois acreditou que uma das falanges gregas estava se retirando, quando na realidade estava somente fazendo uma mudança de posição. Pausânias, militar dos mais brilhantes, comandando o maior contingente militar que a Grécia reuniu em toda sua história, 50 mil soldados, aniquilou os inimigos, levando-os a vitória na batalha final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário