segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Revolução Inglesa



EMEF Emílio Meyer
Nomes: Karoline Quadros de Siqueira, Camila Abrussi, Monique Santos, Matheus, Augusto, Jonathan e Gabriel.
Turma: 8A4



Ao vermos a grande  revêrencia e prestígio que as autoridade monárquicas inglesas  possuem, nem chegamos perto de imaginar que esse país foi palco de um conflito contra  sua realeza. 
No  entanto, no século XVII, a ilha britânica protagonizou um dos primeiros episódios que sinalizavam a crise do Antigo Regime. 
Foi durante a Revolução Inglesa que  as instituições nobiliárquicas foram alvo de uma  violeta  disputa que marcou a história política da Inglaterra. 



As revoluções Burguesas são momentos significativos na história do capitalismo, na medida em que contribuiram para abrir caminho a superação dos requísitos feudais e portanto para tornar possível a consolidação  do modo de produção capitalista.

Ao decorrer dos séculos XVI e XVII, a burguesia desenvolveu-se, graças a ampliação da produtividade de mercadorias e das práticas do mercantilismo que auxiliaram no processo de acumulação de capitais.


Os conflitos entre Monarquia e Parlamento 


No século XVII, o Parlamento Inglês (imagem) contava com um grande número de puritanos que representavam os interesses da burguesia e não aceitavam mais interferência do estado Absolutista. Com a morte de Elizabet I, o trono inglês fica com o Stuarts (imagem ao final). 
Foi durante essa dinastia que ocorreram as Revoluções Inglesas. 



Grupos Religiosos e posições Políticas


Os católicos a partir da Reforma Anglicana passam a deixar de ter importância na Economia Inglesa. Os calvinistas grupo mais numeroso eram compostos por pequenos proprietários e pelas camadas populares. O espírito calvinista da poupança e do trabalho refletia os interesses da burguesia inglesa.  

 Contexto                                                                                                                                                   


       No decorrer dos séculos XVI e XVII, a burguesia desenvolve-se graças a ampliação da produção de mercadorias e das práticas do mercantilismo que auxiliaram no processo de acumulação de capitais.

      No entanto, apartir de um certo desenvolvimento das forças produtivas, a intervenção do estado absolutiva nos assuntos econômicos passaram em um obstáculo para o pleno desenvolvimento do capitalismo a burguesia passa a defender a liberdade comercial e a critica ao absolutismo.
      O absolutivo inglês desenvolveu-se sob duas dinastias, a Tudor e a Stuart. Durante a dinastia Tudor houve um grande desenvolvimento econômico inglês principalmente no reinado da rainha Elisabet: consolidação do anglicanismo, adoção das praticas mercantilistas, inicio da colonização da América do Norte e o prosseso da politica dos cercamentos. Assim, a burguesia vinha enrriquecendo rapidamente ampliando cada ves mais seus negocios e dominando a economia inglêsa.
      Além deste intenso desenvolvimento econômico dos séculos XVI e XVII apresentava uma outra características: os intensos conflitos religiosos.
      A religião adotada pelo estado era o anglicanismo, mas existiam outras correntes religiosas,  os protestantes (calvistas, luteranos e presbiteranos).
                                                                         
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário