segunda-feira, 29 de abril de 2013

Revoluções Burguesas e filme Morte ao Rei



O filme relata historia de uma Inglaterra em ruínas com o término de uma guerra civil que dividia o país. Os puritanos derrubaram o rei e ganharam a batalha contra a corrupção.

Com isso, surgem dois heróis pós-guerra, que tem função de reformar o país. Com este filme podemos perceber claramente a elucidação de uma historia política e social de um país que tinha no poder um rei que o representava.




Entende-se por revoluções Burguesas, os processos  que consolidam o poder econômico da burguesia, bem como sua ascensão ao poder político. No decorrer dos séculos XVI e XVII, a burguesia desenvolveu-se, graças a ampliação da produção de mercadorias e das práticas do mercantilismo, que auxiliaram no processo de acumulação de capitais.

No entanto, a partir de um certo desenvolvimento das chamadas forças produtivas, a intervenção do Estado Absolutista nos assuntos econômicos passaram a se constituir em um obstáculo para o pleno desenvolvimento do capitalismo. A burguesia passa a defender a liberdade comercial e a criticar o Absolutismo.   


Revolução Burguesa: é um conceito da historiografia causada pela escola de materioalismo historiagrafia  ou marxismo costumava dizer que o componente social dominante em um movimento revolucionário é a classe burguesa.


Tais revoluções Burguesas ocorreram em vários países europeus, no entanto, vai-se dar ênfase especial a duas delas: a Revolução Inglesa, ocorrida no século XVII, e a Revolução Francesa, no final do século XVIII.

Para se compreender a Revolução que ocorreu na Inglaterra, é necessário compreender o quadro social lá existente, além das questões políticas e econômicas derivadas de uma sociedade onde as forças capitalistas avançavam com rapidez, mas esbarravam numa estrutura ainda eminentemente feudal. Nesse sentido, devido à crise que ocorreu no século XVII, na Europa, e em razão do avanço dessas forças capitalistas, a Inglaterra pôde conhecer uma revolução, que boa parte dos autores considera burguesa, pelos efeitos sobre a estrutura econômica inglesa.



 
O caso Inglês
       

O absolutismo inglês desenvolveu-se sob duas dinastias, a dinastia Tudor e a dinastia Stuart. Durante a dinastia Tudor houve um grande desenvolvimento econômico inglês- principalmente no reinado da rainha Elizabeth I: consolidação do anglicanismo; adoção das práticas mercantilistas; início da colonização da América do Norte e o processo da política dos cercamentos, para ampliar as áreas de pastagens e a produção de lã. Assim, a burguesia inglesa vinha enriquecendo rapidamente, ampliando cada vez mais seus negócios e dominado a economia inglesa. Além deste intenso desenvolvimento econômico a Inglaterra dos séculos XVI e XVII apresentava uma outra característica: os intensos conflitos religiosos.
A religião oficial, adotada pelo Estado era o anglicanismo, existiam outras correntes religiosas: os protestantes ( calvinistas, luteranos e presbiterianos ), chamados de modo geral, de puritanos. Havia ainda católicos no país. A monarquia inglesa - anglicana - perseguia católicos e puritanos, gerando os conflitos religiosos.


EMEF Emílio Meyer
Nomes: Katiane, Caroline, Camila, Arthur, Bruno e Anderson Silva,
Débora Silva, Carlos Eduardo,  Lucas  Arruda .
8A4

Nenhum comentário:

Postar um comentário