quarta-feira, 10 de abril de 2013

ILUMINISMO E SEUS PENSADORES


O iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão, contra o antigo regime empregava liberdade econômica e política.
Esse movimento promoveu algumas mudanças, políticas, econômicas e sociais.
As ideias liberais do iluminismo se disseminaram rapidamente pelo povo. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo, tiveram que aceitar algumas ideias iluministas.


 Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos, pois tentavam
 conciliar o jeito de governar absolutista com as idéias de progresso iluminista.


A partir da baixa Idade Mèdia,a burguesia consulidou-se como o segmento  social  de maior influencia dinamismo  economico .A existencia da burguesia  comercial tornou-se importante para as monarquias nacionais ,porque os burgueses fornecian os recursos humanos e financeiros para a sustentaçao dos Estados.





As críticas do movimento ao Artigo Regime eram em vários aspectos como:
 
   - Mercantilismo

   - Absolutismo Monárquio

   - Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.

Com base nos três pontos acima ,podemos afirmar que o iluminismo defendia:
 
   - A liberdade econômica, ou seja , sem a intervenção do estado na economia.

    - O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.

   - O predomínio da burguesia e seus ideais.


Alguns pensadores iluministas:

             Foi nesse contexto que alguns pensadores formularam um um conjunto de teorias políticassociais e econômicas conhecido como ILUMINISMO. Esses pensadores eram,na grande maioria de origem Burguesa, e suas ideias  eram veiculadas por meio de publicação são discutidas em reunião sociais.

         Os filósofos Iluministas não pensaram exatamente da mesma maneira, porém defendiam certos pontos em comum: crença na razão como promotora do progresso e da felicidade, rejeição do governo absolutista e dos privilégios da nobreza e do clero, além da crítica à intervenção da igreja nas questões de Estado.
        Os iluministas eram favoráveis a governos constitucionais (regidos por leis), que protegeriam os cidadãos contra os abusos do poder, independentemente da forma do governo, se Monarquia ou República .        
    John Locke: Considerado “O pai do iluminismo”, teve como sua principal obra “Ensaio sobre o entendimento humano”.
  • Voltaire: Foi destacado pelas suas críticas ao clero católico, e à inflexibilidade religiosa. Não defendia a participaçao popular, um governo bom justo  faria as boas ações. 
  • Rousseau: Com autoria na obra “O contrato social”, na qual diz que o soberano deve dirigir o estado conforme a vontade do povo.  Destacou-se também como defensor da pequena burguesia. Para ele, todos nascem bons, a  sociedade corrompe com as desigualdadesv e propriedades. Defendia a vontade da maiorias.
  • Quesnay: Representante oficial de Fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.      (foto abaixo)


  • Adam Smith: Economista que acreditava no trabalho produtivo e na intervenção dos governos reduzidos. Sua principal obra foi “A riqueza da nações” na qual ele defende a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
  • Montesquieu: Sua principal obra foi “O espírito das leis”, que defende a divisão dos poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Ele não era a favor de um governo Burguês.

    EMEF Emílio Meyer
     Nomes: Alyan, Brenda, Kathleen, Bruna Santos , Braian e Fernanda, Bruna R., Mauro, Daniel Gerhardt e Gabriel Mello 
     Turma: 8A3

Nenhum comentário:

Postar um comentário