terça-feira, 9 de abril de 2013

Aspectos Medievais europeus


EMEF Emílio Meyer
Camila,Luana e Brenda
Turma:7a2

RELIGIÃO
O que me chamou a nossa atenção é que a educação na Idade Média refletia a enorme influência da Igreja Católica no cotidiano das pessoas. Após a queda do Império Romano do ocidente, as escolas não religiosas aos poucos desaparecerão, cedendo lugar para instituições de ensino administrados pela Igreja.
Nas escolas monacais, situadas no arredores dos monteiros, os jovens ampliavam seus conhecimentos
aprendendo Latim e Humanidades (história, geografia, filosofia, e literatura. 


A educação na Idade Media também foi uma importante forma de divulgação da fé católica e deu-se por intermédio dos mosteiros e pela atuação dos monges COPISTAS, entre outros aspectos. Isso foi muito importante na preservação de obras da antiguidade clássica.




 
ECONOMIA
Neste período, a produção de cereais (aveia, centeio e cevada) e de leguminosas (feijão e ervilha) representava o centro da atividade de agrícola. Na lista de vegetais cultivados para a alimentação também apareciam o nabo, o repolho, o alho, a cebola, alface, a chicória, a couve e a acelga entre outros.
O domínio senhorial correspondia a aproximadamente um terço do senhorio e era cultivado pelos camponeses. Eles trabalhavam gratuitamente nessas terras alguns dias da semana uma obrigação que recebia o nome de Corveia.
Toda a produção dessas terras pertencia ao senhor feudal.
 
SOCIEDADE
A partir do século X a vassalagem tornou-se quase hereditária. Muitos filhos de Vassalos deram continuidades aos compromissos assumidos por seus pais:cuidar das terras e prestar serviços aos sucedamos. A sociedade feudal tinha uma estrutura hierarquizada, ou seja devia-se em grupos mais ou menos imutáveis, constituídos basicamente de clérigos, e camponeses.
A terceira categoria da sociedade feudal estava representada pelos camponeses. Esses grupos eram os mais numerosos e reunião uma diversidade de pessoas, destacando-se os servos, os vilões, e os escravos. Trabalhar no feudo era uma atividade pesada e dela se ocupava quase toda a família, homens, mulheres e crianças trabalhavam arduamente durante dias, folgando apenas aos domingos (o dia sagrado para a igreja católica), momento reservado ao descanso, aos eventos religiosos e festivais.



aportes: Christian, Cristiano e Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário