quinta-feira, 11 de abril de 2013

Imperialismo na Ásia



O Imperialismo foi um fenômeno, político, envolvendo países ricos e pobres, onde eles disputavam áreas de exploração. Assim, quem ganhasse, poderia “pôr as mãos” nas riquezas de determinados países. Os três principais continentes afetados pelo Imperialismo foram Ásia, América e África, tendo seus países colonizados por outros países mais fortes politicamente. 
Esses países, cujo poder (político, econômico e militar) era muito grande, usaram esses artifícios para extraírem o máximo que puderam das riquezas dos países que não tinham como se defender deles, os “países fracos”. Alguns líderes dos tais “países fracos”, como Mahatma Gandhi, na Índia, (foto) se opuseram ao regime opressor dos colonizadores (como o regime da Inglaterra, um dos mais fortes e poderosos países envolvidos no Imperialismo) e marcaram o mundo com tal ato, mostrando, assim, que o povo era mais forte.




Durante o Imperialismo aconteceu um fato que marcou a Ásia: a disputa de áreas do continente entre as potências européias no período determinado entre o final do século XIX e início do século XX. Tal contexto foi um fator causador da Primeira Guerra Mundial. 
A influência dos países europeus na Ásia começou no processo das Grandes Navegações, quando Portugal e Espanha eram as grandes potências marítimas europeias. Portugal, mesmo tendo a Espanha como grande concorrente, foi o país que mais manteve colônias e representativa presença na Ásia. Portugal manteve as suas possessões em lugares como Goa, Macau e Nagazaki. 
A principal forma de “atração” que a Ásia tinha naquela época era o comércio de especiarias, e os europeus não demoraram muito até começarem a cobiçar os enormes lucros da Ásia. 


EMEF Emílio Meyer
Nome: Gabriel
Turma: 8S4

Um comentário:

  1. MARAVILHOSO COMO NOSSOS ALUNOS SÃO CAPAZES DE PRODUZIR TAIS INFORMAÇÕES.COMO EDUCADORA,FICO FELIZ AO VER ISSO !

    ResponderExcluir