terça-feira, 9 de abril de 2013

Poder da Igreja na Idade Média européia



EMEF Emílio Meyer

Nomes: Brenda Porto, Larissa B. e Maicon
Turma: 7A2

A Igreja foi , sem dúvida , a maior e mais poderosa instituição da idade média . Sua prática contradizia muitos dos seus ensinamentos. Sua riqueza a fazia influente junto à nobreza, com a qual disputava espaço de poder e interferia no cotidiano da população.
Devemos destacar, porém, que algumas ordens monásticas procuraram retornar os ensinamentos básicos do cristianismo. São Bento, ao fundar a ordem beneditina em 525, na Itália, assumiu uma postura contrária a muitas práticas comuns ao clero. O mesmo podemos dizer de São Francisco de Assis, que renunciou á riqueza para defender os mais pobres e conviver com eles. A ação dos beneditos e franciscanos, entre outros, mostra á coerência de alguns setores da igreja com o compromisso inicial do cristianismo de defender os desfavorecidos. Geralmente eram os religiosos que davam atendimento ás pessoas, em caso de doença, e as confortavam diante de calamidades e dificuldades.
Durante sua existência, a inquisição espalhou o TERROR pela Europa, pois qualquer pessoa podia ser acusada de heresia e condenada á morte na fogueira. Em 1252 o papa Inocêncio IV autorizou O USO DA TORTURA como método para se obterem confissões.


O Poder da Igreja

A religião cristã nasceu durante o Império Romano. Por séculos se expandiu, conquistando poder e grande número de adeptos. Em 313 obteve do governo romano o direito à liberdade de culto; em 391 foi transformada em religião oficial do império.
Entretanto, o poder da igreja só se consolidaria com a conversão dos povos germânicos ao catolicismo. Com isso, a Igreja sobreviveria à desagregação do Império Romano do Ocidente, ao mesmo tempo que se transformava na mais poderosa instituição de seu tempo.
Em uma sociedade fragmentada, a Igreja católica garantia não só a unidade religiosa, mas também a política e a cultural. Com o controle da fé, ela ditava a forma de nascer, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval.
Embora pregasse a caridade e o amor ao próximo, ideias tão presentes nos primeiros momentos do cristianismo , a igreja na prática justificava a desigualdade e os privilégios ajudando na manutenção da ordem estabelecida .

Geralmente eram os religiosos que davam atendimento as pessoas, em caso de doença , e as confortava diante de calamidade ou dificuldades.
Deus constituía um dos poucos recursos para se enfrentar uma vida tão difícil .


aportes: Gabriely , Angelo , Talia, Jaqueline, Ketlin e Rafaela
                  



Nenhum comentário:

Postar um comentário