segunda-feira, 1 de abril de 2013

Definições de Xenofobia

CEEPRO Visconde de São Leopoldo 
Bruna Vitória Karabasch e Francine Mueller, turma 2C. 

O significado da palavra xenofobia dependerá do contexto em que ela estiver sendo usada, pois, por ter um significado amplo, pode ser caracterizada como um transtorno psiquiátrico ou como uma forma de preconceito e racismo. No nosso caso, falaremos sobre o preconceito. Hoje em dia, em alguns países ainda é bem comum a xenofobia, pois ainda existem pessoas que não conseguem conviver com as diferenças. 
O filme CRASH mostra muitas diferenças, as quais para muitos, são difíceis de aceitar. Mas no nosso ponto de vista, isto ficou destacado na forma que o vendedor de armas tratou o cliente por ele não ser cidadão americano. Muitas vezes, o filme CRASH mostra algumas pessoas tendo preconceitos também com asiáticos. A xenofobia é algo que faz com que as pessoas se tornem suspeitas e agressivas, é um mal que prejudica a quem está sofrendo xenofobia e a quem está praticando o ato. É um mal do mais novo ao mais velho, pois desde pequenas as crianças ouvem piadas, desacatos e até mesmo, a televisão muitas vezes indiretamente transmite a xenofobia. A xenofobia é um medo intensivo, descontrolado e desmedido em relação a pessoas ou grupos diferentes, com as quais nós habitualmente não “aceitamos”. 
A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países, mas de outras culturas, subculturas ou sistemas de crenças. Atitudes xenofóbicas incluem desde o impedimento à imigração de estrangeiros ou de pessoas pertencentes a diferentes culturas e etnias, consideradas como ameaça, até a defesa do extermínio desses grupos. Por esta razão a xenofobia tende a ser normalmente associada à preconceitos étnicos ou ligados a nacionalidade. O preconceito gerado pela xenofobia é algo controverso. Como doença, a xenofobia é um transtorno causado por um medo descontrolado do desconhecido, que se transforma em desequilíbrio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário