quarta-feira, 10 de abril de 2013

Revolução Científica



O ambiente de insatisfação aumentou a partir da eclosão da revoluçao científica,  no século XVII, movimento intelectual que defendia o uso da razão, da observação e da experimentação como mecanismos para compreender o universo. O desenvolvimento da ciência contribuiu para que as pessoas compreendecem que o conhecimento não era um dom que já nascia, ou  que era atribuido por Deus em algum momento da vida. Os cientistas mostraram que, por meio de diversos métodos de estudo e de análise, era possivel conhecer a realidade. O conhecimento, por tanto, esatava associado ao uso da razão e poderia ser alcançado por todos.

 Crença na razão 

            Foi nesse contexto que alguns pensadores formularam um conjunto de teorias socias e econômicas conhecidas como iluminismo. Esses pensadores eram, na grande maioria, de origem burguesa, e suas ideias eram veiculadas por meio de publicações e discutidas em reuniões sociais.


Embora se preocupassem com a questão da liberdade, da ciência e dos governos, a maior parte deles não defendia uma amplicação da participação popular do poder, pois julgava que apenas os letrados teriam capacidade para decidir os destinos das nações.



Uma nova forma de pensar

            Apropriando-se nos fatos da experiência científica a partir do século XVII, algumas pessoas passaram a colocar em dúvida a existência de milagres, anjos e demonios. Além disso, questionavam o papel da igreja como fonte de verdades absolutas. Além da religião, também foram criticados o poder político dos reis, a natureza divína dos monarcas os privilégios dos nobrez e do clero.


Invenções do século XVII

            Em consequência das mais variadas experiências, medições e análises dos fenômenos da natureza, os cientistas acabarão por criar várias invenções da época chamada de revolução científica. Surgiram nesse período termômetros, réguas de cálculo, máquinas de calcular, relógios precisos, microscópios e máquinas para bombear água e ar. Sêus inventores dominavam conhecimentos matemáticos, astronômicos e se dedicavam a ampliação cintífica.

 

EMEF Emílio Meyer

Nome: Gabriel Tiago, Lucas Scherer, Tiago Ulzafar, Weliton e Mariângela.

Turma: 8a3

Nenhum comentário:

Postar um comentário