terça-feira, 9 de abril de 2013

Cavalaria Medieval


EMEF Emílio Meyer
autora: Fabiane, turma 7a2
 
A cavaleria medieval é a instituição feudal dos cavaleiros nobres e os ideais que lhe foram associados pela literatura, notadamente a coragem, a lealdade e a generosidade, bem como a noção do ''amor cortês''.
A participação dos cavalheiros nas cruzadas fez com que a cavaleria assumisse um caráter quase sagrado na sociedade medieval.
Conscientes da importância conquistada,os cavalheiros passaram a se organizar em torno de confrarias ordens. Para ingressar nessas ordens era necessário se submeter a um longo ritual.
Os monges guerreiros das ordens militares do tempo dos hospitalários, Templários, entre outros, tiveram um papel muito importante nas lutas das cruzadas.

Ascensão dos cavaleiros

No tempo de Carlo Magno, guerreiros montados se tornaram a unidade Militar de elite dos francos e essa inovação se espalhou pela Europa. Lutar de cavalo era mais glorioso pois o homem montado cavalgava em direção à batalha, movia-se rapidamente e atropelava os inimigos de classe baixa a pé.
Quando a cavaleria enfrentava outra cavalaria, o ataque em velocidade e o contato resultante era violento. Lutar montado era prestigioso por causa do alto custo dos cavalos ,armas e armadilhas. Somente indivíduos abastados, ou os serventes dos ricos, podiam lutar a cavalo.
Os cavaleiros se tornaram a classe dominante, controlando a terra da qual provinha toda a riqueza. Os aristocratas eram nobres originalmente por causa de seu status e prestígio como guerreiros supremos num mundo violento. Posteriormente, seu  prestígio passou a se basear na hereditariedade e a importância em ser um guerreiro declinava.

Regras da cavaleria

  • Proteger as mulheres e os fracos;
  • Defender a justiça contra a injustiça e o mal;
  • Amar sua terra natal;
  • Defender a igreja, mesmo com risco de morte
Na prática, cavaleiros e aristocratas ignoravam o código de cavalaria quando lhes fosse apropriado. Hostilidades entre os nobres e lutas por terras tinham precedência sobre o código. O costume tribal germânico que determinava que as propriedades do chefe fossem divididas entre os filhos ao invés de passar para o mais velho, geralmente provocava guerras entre os irmãos pelos espólios. Um exemplo disso foi o conflito entre os netos de Carlos Magno. A Idade Media foi também um período de guerras civis, nas quais os grandes perdedores geralmente eram os camponeses.





Cavalarias e Guerras

Dada sua importância a guerra não era vista como uma pratica violenta e cruel, mas como honra e heroísmo. Exigia-se que os nobres soubessem manobrar bem as armas, com elegância o cavalheiro conhece os segredos de uma espada,da clava,do arco e da flecha. 
Seu treinamento começava aos 7 anos de idade. Para ele morrer em combate era uma honra.
O heroísmo do cavalheiro lhe dava um lugar privilegiado na sociedade. Mesmo nessa posição, o nobre não se livrava da tutela da igreja, cujos interesses defendia quando convocado. 
Na solenidade de armamento do cavalheiro, um padre o abençoava.
Na sociedade Feudal, a nobreza estava encarregada do comando militar. A eficiência do exercito que cada senhor possuía era também um importante critério para avaliar seu prestigio e força.  

Aportes: Paulo G e Felipe A.





Qualidades de Cavaleiro

Eram exaltadas virtudes como bravura,generosidade e fidelidade.
No amor, ser cavaleiro representava a expectativa de um amante exemplar e apaixonado, homem que mostra claramente seus sentimentos pela mulher amada.
Era como um dever para o cavaleiro,cujas ações deveriam revelar respeito a mulher, proteger viúvas e nobres, sendo um modo de demonstrar sua generosidade.
Para alguns historiadores, a instituição da cavalaria deu inicio a construção do amor romântico,consagrado no seculo XIX e posto em xeque na sociedade atual, devido ao pragmatismo que a domina.

As guerras eram o centro da vida destes sonhadores feudais. Tratavam-se efetivamente da principal atividades dos senhores e por isso os jovens eram cuidadosamente preparados para a guerrear.
Mesmo nos períodos de paz os torneios que simulavam guerrear entre os cavaleiros constituíam uma das formas prediletas de lazer dos nobres.
A constância das guerras fez a igreja nos seculos X e XI instituir a paz de Deus e as tréguas, restringindo os combates a certos períodos do ano.

Todas as regras e valores (não podiam matar um adversário indefeso, também) contribuíram para mitificar a cavalaria e deram origem a romances e poemas onde personagens principais eram cavaleiros.

aportes:Laura,Vanessa e Érika.











Nenhum comentário:

Postar um comentário